Modelagem Matemática e geometria do táxi : análise de uma prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Wesley Frederico Machado de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270535
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso visa analisar uma prática desenvolvida em uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS. Utilizou-se da Modelagem Matemática para abordar problemas acerca da geometria do táxi, uma geometria não euclidiana. Os propósitos essenciais que nortearam esta pesquisa compreenderam a exploração das semelhanças e discrepâncias entre a métrica do táxi e a métrica euclidiana, a identificação das vantagens inerentes à utilização de mapas em um contexto de Modelagem Matemática, bem como a investigação da aplicabilidade da geometria do táxi na resolução de problemas do mundo real, particularmente na determinação da distância entre dois pontos geográficos. Para atingir esses objetivos tornou-se necessário realizar uma pesquisa de cunho qualitativo, o que se justifica pelo interesse no aprofundamento dos dados produzidos pelos alunos participantes. A gravação de áudio dos grupos e as devolutivas dos alunos acerca dos problemas propostos constituíram os dados para a elaboração desse trabalho. A pergunta diretriz que permeou este estudo - "Quais articulações são realizadas pelos alunos em um ambiente de Modelagem Matemática que explora a geometria do táxi?" - orientou as análises realizadas. Verificou-se, a partir da análise dos dados, que os alunos, ao participarem ativamente das discussões e comparações, foram capazes de articular conceitos pertinentes à geometria do táxi por meio da Modelagem Matemática, mesmo quando se valiam de referências à métrica euclidiana. A geometria do táxi, embora apresente maior proximidade com cenários da realidade, demonstrou ser mais acessível e viável em contextos que envolviam a construção de modelos de cidades ideais, ressaltando, desse modo, a importância da Modelagem Matemática como uma eficaz ferramenta pedagógica para a exploração de conceitos matemáticos presentes no cotidiano.
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