Trigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88275 |
Resumo: | Neste trabalho têm-se dois momentos. No primeiro momento, através da análise de testes aplicados aos alunos da disciplina de Geometria I, ingressantes em 2013/1 no curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, procuramos entender melhor como se dá, na geometria, a aprendizagem dos conceitos e a organização das argumentações dedutivas. Também tratamos de identificar o potencial da geometria dinâmica para o desenvolvimento das habilidades que se fazem necessárias nos raciocínios dedutivos, e aqui nos apoiamos na teoria dos registros de representação de Duval. O segundo momento trata da elaboração de uma sequência didática para trabalhar com a trigonometria escolar, e aqui levamos em consideração o nosso entendimento sobre a aprendizagem da geometria, tratado no primeiro momento do trabalho. A sequência faz uso de geometria dinâmica e enfatiza a apresentação de raciocínios dedutivos que explicam conceitos e propriedades. A sequência didática foi implementada em turma de segundo ano do ensino médio e os resultados também são apresentados neste trabalho. |
id |
UFRGS-2_e9877c439c5501c28f556c50b2222bae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88275 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Emanuelle ReginaGravina, Maria Alice2014-03-08T01:50:56Z2013http://hdl.handle.net/10183/88275000912550Neste trabalho têm-se dois momentos. No primeiro momento, através da análise de testes aplicados aos alunos da disciplina de Geometria I, ingressantes em 2013/1 no curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, procuramos entender melhor como se dá, na geometria, a aprendizagem dos conceitos e a organização das argumentações dedutivas. Também tratamos de identificar o potencial da geometria dinâmica para o desenvolvimento das habilidades que se fazem necessárias nos raciocínios dedutivos, e aqui nos apoiamos na teoria dos registros de representação de Duval. O segundo momento trata da elaboração de uma sequência didática para trabalhar com a trigonometria escolar, e aqui levamos em consideração o nosso entendimento sobre a aprendizagem da geometria, tratado no primeiro momento do trabalho. A sequência faz uso de geometria dinâmica e enfatiza a apresentação de raciocínios dedutivos que explicam conceitos e propriedades. A sequência didática foi implementada em turma de segundo ano do ensino médio e os resultados também são apresentados neste trabalho.This work is organized in two parts. The first one presents an analysis of the tests applied to students following a first geometry course in a pre-service program for mathematic teachers at UFRGS Mathematics Institute. The aim of analysis was to understanding the learning process in geometry, its concepts and deductive argumentations. Using Duval’s representation’s registers theory, it was also intend to identify the potential of dynamic geometry to improve the abilities which are needed for deductive reasoning. The second part of the work is about the conception of a didactic sequence of activities to work with high school trigonometry. In the design of the sequence it is taken into account the analysis of students learning process presented in the first par of the work. The sequence makes use of dynamic geometry and emphasizes the deductive reasonings that explains geometric concepts and properties. The sequence was tested with a group of high school students and the results are also presented in this work.application/pdfporGeometria euclidianaGeometria dinâmicaTrigonometriaEuclidean geometryTrigonometryDynamic geometryTrigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912550.pdf000912550.pdfTexto completoapplication/pdf4161334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88275/1/000912550.pdf2b09c24abbd8648ef8c05f376da82107MD51TEXT000912550.pdf.txt000912550.pdf.txtExtracted Texttext/plain86807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88275/2/000912550.pdf.txt41a02eb59809f4d68d6f2461157f8255MD52THUMBNAIL000912550.pdf.jpg000912550.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88275/3/000912550.pdf.jpgdc2a59d0a61febddc873531c3a12b911MD5310183/882752018-10-18 08:16:43.338oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88275Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:16:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemática |
title |
Trigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemática |
spellingShingle |
Trigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemática Lopes, Emanuelle Regina Geometria euclidiana Geometria dinâmica Trigonometria Euclidean geometry Trigonometry Dynamic geometry |
title_short |
Trigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemática |
title_full |
Trigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemática |
title_fullStr |
Trigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemática |
title_full_unstemmed |
Trigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemática |
title_sort |
Trigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemática |
author |
Lopes, Emanuelle Regina |
author_facet |
Lopes, Emanuelle Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Emanuelle Regina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gravina, Maria Alice |
contributor_str_mv |
Gravina, Maria Alice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria euclidiana Geometria dinâmica Trigonometria |
topic |
Geometria euclidiana Geometria dinâmica Trigonometria Euclidean geometry Trigonometry Dynamic geometry |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Euclidean geometry Trigonometry Dynamic geometry |
description |
Neste trabalho têm-se dois momentos. No primeiro momento, através da análise de testes aplicados aos alunos da disciplina de Geometria I, ingressantes em 2013/1 no curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, procuramos entender melhor como se dá, na geometria, a aprendizagem dos conceitos e a organização das argumentações dedutivas. Também tratamos de identificar o potencial da geometria dinâmica para o desenvolvimento das habilidades que se fazem necessárias nos raciocínios dedutivos, e aqui nos apoiamos na teoria dos registros de representação de Duval. O segundo momento trata da elaboração de uma sequência didática para trabalhar com a trigonometria escolar, e aqui levamos em consideração o nosso entendimento sobre a aprendizagem da geometria, tratado no primeiro momento do trabalho. A sequência faz uso de geometria dinâmica e enfatiza a apresentação de raciocínios dedutivos que explicam conceitos e propriedades. A sequência didática foi implementada em turma de segundo ano do ensino médio e os resultados também são apresentados neste trabalho. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-08T01:50:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88275 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912550 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88275 |
identifier_str_mv |
000912550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88275/1/000912550.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88275/2/000912550.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88275/3/000912550.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b09c24abbd8648ef8c05f376da82107 41a02eb59809f4d68d6f2461157f8255 dc2a59d0a61febddc873531c3a12b911 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447122299846656 |