Trigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Emanuelle Regina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88275
Resumo: Neste trabalho têm-se dois momentos. No primeiro momento, através da análise de testes aplicados aos alunos da disciplina de Geometria I, ingressantes em 2013/1 no curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, procuramos entender melhor como se dá, na geometria, a aprendizagem dos conceitos e a organização das argumentações dedutivas. Também tratamos de identificar o potencial da geometria dinâmica para o desenvolvimento das habilidades que se fazem necessárias nos raciocínios dedutivos, e aqui nos apoiamos na teoria dos registros de representação de Duval. O segundo momento trata da elaboração de uma sequência didática para trabalhar com a trigonometria escolar, e aqui levamos em consideração o nosso entendimento sobre a aprendizagem da geometria, tratado no primeiro momento do trabalho. A sequência faz uso de geometria dinâmica e enfatiza a apresentação de raciocínios dedutivos que explicam conceitos e propriedades. A sequência didática foi implementada em turma de segundo ano do ensino médio e os resultados também são apresentados neste trabalho.
id UFRGS-2_e9877c439c5501c28f556c50b2222bae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88275
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lopes, Emanuelle ReginaGravina, Maria Alice2014-03-08T01:50:56Z2013http://hdl.handle.net/10183/88275000912550Neste trabalho têm-se dois momentos. No primeiro momento, através da análise de testes aplicados aos alunos da disciplina de Geometria I, ingressantes em 2013/1 no curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, procuramos entender melhor como se dá, na geometria, a aprendizagem dos conceitos e a organização das argumentações dedutivas. Também tratamos de identificar o potencial da geometria dinâmica para o desenvolvimento das habilidades que se fazem necessárias nos raciocínios dedutivos, e aqui nos apoiamos na teoria dos registros de representação de Duval. O segundo momento trata da elaboração de uma sequência didática para trabalhar com a trigonometria escolar, e aqui levamos em consideração o nosso entendimento sobre a aprendizagem da geometria, tratado no primeiro momento do trabalho. A sequência faz uso de geometria dinâmica e enfatiza a apresentação de raciocínios dedutivos que explicam conceitos e propriedades. A sequência didática foi implementada em turma de segundo ano do ensino médio e os resultados também são apresentados neste trabalho.This work is organized in two parts. The first one presents an analysis of the tests applied to students following a first geometry course in a pre-service program for mathematic teachers at UFRGS Mathematics Institute. The aim of analysis was to understanding the learning process in geometry, its concepts and deductive argumentations. Using Duval’s representation’s registers theory, it was also intend to identify the potential of dynamic geometry to improve the abilities which are needed for deductive reasoning. The second part of the work is about the conception of a didactic sequence of activities to work with high school trigonometry. In the design of the sequence it is taken into account the analysis of students learning process presented in the first par of the work. The sequence makes use of dynamic geometry and emphasizes the deductive reasonings that explains geometric concepts and properties. The sequence was tested with a group of high school students and the results are also presented in this work.application/pdfporGeometria euclidianaGeometria dinâmicaTrigonometriaEuclidean geometryTrigonometryDynamic geometryTrigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912550.pdf000912550.pdfTexto completoapplication/pdf4161334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88275/1/000912550.pdf2b09c24abbd8648ef8c05f376da82107MD51TEXT000912550.pdf.txt000912550.pdf.txtExtracted Texttext/plain86807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88275/2/000912550.pdf.txt41a02eb59809f4d68d6f2461157f8255MD52THUMBNAIL000912550.pdf.jpg000912550.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88275/3/000912550.pdf.jpgdc2a59d0a61febddc873531c3a12b911MD5310183/882752018-10-18 08:16:43.338oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88275Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:16:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemática
title Trigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemática
spellingShingle Trigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemática
Lopes, Emanuelle Regina
Geometria euclidiana
Geometria dinâmica
Trigonometria
Euclidean geometry
Trigonometry
Dynamic geometry
title_short Trigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemática
title_full Trigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemática
title_fullStr Trigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemática
title_full_unstemmed Trigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemática
title_sort Trigonometria e geometria dinâmica : uma experiência de ensino com enfoque na argumentação matemática
author Lopes, Emanuelle Regina
author_facet Lopes, Emanuelle Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Emanuelle Regina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gravina, Maria Alice
contributor_str_mv Gravina, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria euclidiana
Geometria dinâmica
Trigonometria
topic Geometria euclidiana
Geometria dinâmica
Trigonometria
Euclidean geometry
Trigonometry
Dynamic geometry
dc.subject.eng.fl_str_mv Euclidean geometry
Trigonometry
Dynamic geometry
description Neste trabalho têm-se dois momentos. No primeiro momento, através da análise de testes aplicados aos alunos da disciplina de Geometria I, ingressantes em 2013/1 no curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, procuramos entender melhor como se dá, na geometria, a aprendizagem dos conceitos e a organização das argumentações dedutivas. Também tratamos de identificar o potencial da geometria dinâmica para o desenvolvimento das habilidades que se fazem necessárias nos raciocínios dedutivos, e aqui nos apoiamos na teoria dos registros de representação de Duval. O segundo momento trata da elaboração de uma sequência didática para trabalhar com a trigonometria escolar, e aqui levamos em consideração o nosso entendimento sobre a aprendizagem da geometria, tratado no primeiro momento do trabalho. A sequência faz uso de geometria dinâmica e enfatiza a apresentação de raciocínios dedutivos que explicam conceitos e propriedades. A sequência didática foi implementada em turma de segundo ano do ensino médio e os resultados também são apresentados neste trabalho.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-08T01:50:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88275
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912550
url http://hdl.handle.net/10183/88275
identifier_str_mv 000912550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88275/1/000912550.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88275/2/000912550.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88275/3/000912550.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b09c24abbd8648ef8c05f376da82107
41a02eb59809f4d68d6f2461157f8255
dc2a59d0a61febddc873531c3a12b911
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447122299846656