Rádio Atlântida : emissora versus ouvintes : estudo aplicado sobre a percepção objetivada e a compreendida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Thiago Figueiredo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29664
Resumo: O objeto de estudo da presente monografia é a Rádio Atlântida e a percepção de sua marca, abrangendo programação, comunicadores, hábitos do ouvinte de rádio jovem FM, relacionamento entre marca e público, entre outros. O objetivo é aferir se a percepção almejada pelos profissionais responsáveis pelo produto e marketing é a mesma percebida pelo público alvo. Para atingir tal objetivo foi aplicada uma pesquisa qualitativa exploratória, buscando descrever a percepção de dois públicos fundamentais nesse processo: ouvintes e profissionais diretamente ligados às áreas de produto e marketing. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica da análise de conteúdo, juntamente com os dados secundários pesquisados e a observação do autor sobre o conteúdo específico, que proporcionaram os elementos necessários para a viabilidade do estudo.
id UFRGS-2_75804336d4375a473363f5d9de236d4d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29664
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borba, Thiago FigueiredoMuller Neto, Hugo Fridolino2011-06-21T05:59:54Z2010http://hdl.handle.net/10183/29664000769582O objeto de estudo da presente monografia é a Rádio Atlântida e a percepção de sua marca, abrangendo programação, comunicadores, hábitos do ouvinte de rádio jovem FM, relacionamento entre marca e público, entre outros. O objetivo é aferir se a percepção almejada pelos profissionais responsáveis pelo produto e marketing é a mesma percebida pelo público alvo. Para atingir tal objetivo foi aplicada uma pesquisa qualitativa exploratória, buscando descrever a percepção de dois públicos fundamentais nesse processo: ouvintes e profissionais diretamente ligados às áreas de produto e marketing. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica da análise de conteúdo, juntamente com os dados secundários pesquisados e a observação do autor sobre o conteúdo específico, que proporcionaram os elementos necessários para a viabilidade do estudo.The study object of the present paper is Atlantida radio and its brand perception, including programming, communicators, habits of young FM radio listeners, the relationship between brand and audience, among others. The goal is to verify whether the desired perception by the professionals responsible for product management and marketing is the same as that perceived by the target audience. To achieve this goal an exploratory qualitative research has been applied, aiming to describe the two fundamental public perception in this process: listeners and professionals directly related to the areas of product and marketing. Data analysis was performed using the technique of content analysis, along with surveyed secondary data and the author's observation about specific contents, which provided the necessary elements for study feasibility.application/pdfporRádio (Comunicação) : Porto Alegre (RS)Programação de rádio (Comunicação)MarcaRádio Atlântida : emissora versus ouvintes : estudo aplicado sobre a percepção objetivada e a compreendidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000769582.pdf.txt000769582.pdf.txtExtracted Texttext/plain121659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29664/2/000769582.pdf.txtfad675e4d394ca09243ee7a89d432e3dMD52ORIGINAL000769582.pdf000769582.pdfTexto completoapplication/pdf1035374http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29664/1/000769582.pdf1d455a1df663c645ddeab02fca5c88ebMD51THUMBNAIL000769582.pdf.jpg000769582.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29664/3/000769582.pdf.jpgd2341dcc2499b10509284ba71bdeb392MD5310183/296642018-10-16 09:32:54.811oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29664Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:32:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rádio Atlântida : emissora versus ouvintes : estudo aplicado sobre a percepção objetivada e a compreendida
title Rádio Atlântida : emissora versus ouvintes : estudo aplicado sobre a percepção objetivada e a compreendida
spellingShingle Rádio Atlântida : emissora versus ouvintes : estudo aplicado sobre a percepção objetivada e a compreendida
Borba, Thiago Figueiredo
Rádio (Comunicação) : Porto Alegre (RS)
Programação de rádio (Comunicação)
Marca
title_short Rádio Atlântida : emissora versus ouvintes : estudo aplicado sobre a percepção objetivada e a compreendida
title_full Rádio Atlântida : emissora versus ouvintes : estudo aplicado sobre a percepção objetivada e a compreendida
title_fullStr Rádio Atlântida : emissora versus ouvintes : estudo aplicado sobre a percepção objetivada e a compreendida
title_full_unstemmed Rádio Atlântida : emissora versus ouvintes : estudo aplicado sobre a percepção objetivada e a compreendida
title_sort Rádio Atlântida : emissora versus ouvintes : estudo aplicado sobre a percepção objetivada e a compreendida
author Borba, Thiago Figueiredo
author_facet Borba, Thiago Figueiredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Thiago Figueiredo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muller Neto, Hugo Fridolino
contributor_str_mv Muller Neto, Hugo Fridolino
dc.subject.por.fl_str_mv Rádio (Comunicação) : Porto Alegre (RS)
Programação de rádio (Comunicação)
Marca
topic Rádio (Comunicação) : Porto Alegre (RS)
Programação de rádio (Comunicação)
Marca
description O objeto de estudo da presente monografia é a Rádio Atlântida e a percepção de sua marca, abrangendo programação, comunicadores, hábitos do ouvinte de rádio jovem FM, relacionamento entre marca e público, entre outros. O objetivo é aferir se a percepção almejada pelos profissionais responsáveis pelo produto e marketing é a mesma percebida pelo público alvo. Para atingir tal objetivo foi aplicada uma pesquisa qualitativa exploratória, buscando descrever a percepção de dois públicos fundamentais nesse processo: ouvintes e profissionais diretamente ligados às áreas de produto e marketing. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica da análise de conteúdo, juntamente com os dados secundários pesquisados e a observação do autor sobre o conteúdo específico, que proporcionaram os elementos necessários para a viabilidade do estudo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-21T05:59:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29664
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000769582
url http://hdl.handle.net/10183/29664
identifier_str_mv 000769582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29664/2/000769582.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29664/1/000769582.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29664/3/000769582.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fad675e4d394ca09243ee7a89d432e3d
1d455a1df663c645ddeab02fca5c88eb
d2341dcc2499b10509284ba71bdeb392
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447059176620032