A aprendizagem de múltiplos e divisores : cooperação e recursos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Victor Ricardo Coronel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231344
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma forma de ensino de múltiplos e divisores, sustentado na cooperação em grupos, por meio de recursos digitais, em uma turma do Ensino Fundamental. Nos últimos anos presenciamos ainda o pouco uso de modelos diferentes aos convencionais no ensino da matemática, divergindo dos alunos que estão acostumados a ambientes interativos, sejam eles virtuais ou presenciais. Impulsionado pelo progresso feito no uso da tecnologia na educação, o método Peer Instruction tornou-se uma alternativa para propiciar a interação entre alunos, professores, tecnologia, ensino e aprendizagem. Por meio de uma sequência de perguntas de múltipla escolha, podemos ceder aos estudantes momentos de trabalho coletivo, interação entre pares e experimentações sobre a ideia de conceitos de múltiplos e divisores. Caracterizamos o presente estudo em um viés metodológico qualitativo que consistiu na elaboração, aplicação e reflexão das perguntas da atividade sobre o tema. Os dados analisados foram produzidos a partir da justificação escrita pelos estudantes, bem como de observações por meio de fotos, capturas de telas e diário de campo. O conceito de cooperação de Jean Piaget, que foi utilizado como fundamentação teórica desse estudo tem a finalidade de analisar o trabalho coletivo dos alunos durante as questões matemáticas apresentadas. Assim, direcionando o conhecimento em ações de interação entre aluno-aluno no processo de aprendizagem. O uso do aplicativo Plickers recebe destaque nesse estudo, já que por meio do seu uso o professor apresenta as questões matemáticas e consegue respostas imediatas dos estudantes. Por fim, verificamos que a partir da análise dos dados, se apresentam ações cooperativas com frequência entre os pares ou grupos, o que propicia o processo de aprendizagem matemática.
id UFRGS-2_7582898deb5eed9b035a4214022f6317
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231344
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Flores, Victor Ricardo CoronelStormowski, Vandoir2021-10-27T04:26:40Z2021http://hdl.handle.net/10183/231344001132112O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma forma de ensino de múltiplos e divisores, sustentado na cooperação em grupos, por meio de recursos digitais, em uma turma do Ensino Fundamental. Nos últimos anos presenciamos ainda o pouco uso de modelos diferentes aos convencionais no ensino da matemática, divergindo dos alunos que estão acostumados a ambientes interativos, sejam eles virtuais ou presenciais. Impulsionado pelo progresso feito no uso da tecnologia na educação, o método Peer Instruction tornou-se uma alternativa para propiciar a interação entre alunos, professores, tecnologia, ensino e aprendizagem. Por meio de uma sequência de perguntas de múltipla escolha, podemos ceder aos estudantes momentos de trabalho coletivo, interação entre pares e experimentações sobre a ideia de conceitos de múltiplos e divisores. Caracterizamos o presente estudo em um viés metodológico qualitativo que consistiu na elaboração, aplicação e reflexão das perguntas da atividade sobre o tema. Os dados analisados foram produzidos a partir da justificação escrita pelos estudantes, bem como de observações por meio de fotos, capturas de telas e diário de campo. O conceito de cooperação de Jean Piaget, que foi utilizado como fundamentação teórica desse estudo tem a finalidade de analisar o trabalho coletivo dos alunos durante as questões matemáticas apresentadas. Assim, direcionando o conhecimento em ações de interação entre aluno-aluno no processo de aprendizagem. O uso do aplicativo Plickers recebe destaque nesse estudo, já que por meio do seu uso o professor apresenta as questões matemáticas e consegue respostas imediatas dos estudantes. Por fim, verificamos que a partir da análise dos dados, se apresentam ações cooperativas com frequência entre os pares ou grupos, o que propicia o processo de aprendizagem matemática.El presente trabajo de conclusión del curso presenta un método de aprendizaje de múltiplos y divisores, sustentado en la cooperación en grupos, a través de recursos digitales, en una clase de primaria. En los últimos años hemos visto poco uso de modelos distintos a los convencionales en la enseñanza de las matemáticas, divergiendo de los estudiantes acostumbrados a entornos interactivos, ya sean virtuales o presenciales. Impulsado por el progreso logrado en el uso de la tecnología en la educación, el método Peer Instruction se ha convertido en una alternativa para propiciar la interacción entre estudiantes, maestros, tecnología, enseñanza y aprendizaje. Por medio de una secuencia de preguntas de opción múltiple, brindamos a los estudiantes momentos de trabajo colectivo, interacción entre pares y experimentos sobre la idea de conceptos de múltiplos y divisores. Caracterizamos el presente estudio en un sesgo metodológico cualitativo que consistió en la elaboración, aplicación y reflexión de las preguntas de la actividad sobre el tema. Los datos analizados se elaboraron a partir de la justificación redactada por los alumnos, así como a partir de observaciones a través de fotografías, capturas de pantalla y diario de campo. El concepto de cooperación de Jean Piaget, que sirvió de base teórica para este estudio, tiene como objetivo analizar el trabajo colectivo de los estudiantes durante las preguntas matemáticas presentadas. Así, el conocimiento se dirige a acciones de interacción alumno-alumno en el proceso de aprendizaje. En este estudio se destaca el uso de la aplicación Plickers, ya que mediante su uso el docente presenta las preguntas matemáticas y obtiene respuestas inmediatas de los estudiantes. Finalmente, encontramos que a partir del análisis de datos, las acciones cooperativas suelen presentarse entre parejas o grupos, lo que proporciona el proceso de aprendizaje matemático.application/pdfporEnsino de matemáticaRecursos digitaisCooperaçãoEnseñanza de las matemáticasPeer InstructionAplicación PlickersCooperaciónMúltiplos y divisoresA aprendizagem de múltiplos e divisores : cooperação e recursos digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132112.pdf.txt001132112.pdf.txtExtracted Texttext/plain93934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231344/2/001132112.pdf.txtfde3dc720401a728f0523fe4f5e2f175MD52ORIGINAL001132112.pdfTexto completoapplication/pdf1414788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231344/1/001132112.pdf419260baa286a27a20abc776ee1bc4a6MD5110183/2313442022-02-22 05:07:34.434191oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231344Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:07:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aprendizagem de múltiplos e divisores : cooperação e recursos digitais
title A aprendizagem de múltiplos e divisores : cooperação e recursos digitais
spellingShingle A aprendizagem de múltiplos e divisores : cooperação e recursos digitais
Flores, Victor Ricardo Coronel
Ensino de matemática
Recursos digitais
Cooperação
Enseñanza de las matemáticas
Peer Instruction
Aplicación Plickers
Cooperación
Múltiplos y divisores
title_short A aprendizagem de múltiplos e divisores : cooperação e recursos digitais
title_full A aprendizagem de múltiplos e divisores : cooperação e recursos digitais
title_fullStr A aprendizagem de múltiplos e divisores : cooperação e recursos digitais
title_full_unstemmed A aprendizagem de múltiplos e divisores : cooperação e recursos digitais
title_sort A aprendizagem de múltiplos e divisores : cooperação e recursos digitais
author Flores, Victor Ricardo Coronel
author_facet Flores, Victor Ricardo Coronel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Victor Ricardo Coronel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stormowski, Vandoir
contributor_str_mv Stormowski, Vandoir
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Recursos digitais
Cooperação
topic Ensino de matemática
Recursos digitais
Cooperação
Enseñanza de las matemáticas
Peer Instruction
Aplicación Plickers
Cooperación
Múltiplos y divisores
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de las matemáticas
Peer Instruction
Aplicación Plickers
Cooperación
Múltiplos y divisores
description O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma forma de ensino de múltiplos e divisores, sustentado na cooperação em grupos, por meio de recursos digitais, em uma turma do Ensino Fundamental. Nos últimos anos presenciamos ainda o pouco uso de modelos diferentes aos convencionais no ensino da matemática, divergindo dos alunos que estão acostumados a ambientes interativos, sejam eles virtuais ou presenciais. Impulsionado pelo progresso feito no uso da tecnologia na educação, o método Peer Instruction tornou-se uma alternativa para propiciar a interação entre alunos, professores, tecnologia, ensino e aprendizagem. Por meio de uma sequência de perguntas de múltipla escolha, podemos ceder aos estudantes momentos de trabalho coletivo, interação entre pares e experimentações sobre a ideia de conceitos de múltiplos e divisores. Caracterizamos o presente estudo em um viés metodológico qualitativo que consistiu na elaboração, aplicação e reflexão das perguntas da atividade sobre o tema. Os dados analisados foram produzidos a partir da justificação escrita pelos estudantes, bem como de observações por meio de fotos, capturas de telas e diário de campo. O conceito de cooperação de Jean Piaget, que foi utilizado como fundamentação teórica desse estudo tem a finalidade de analisar o trabalho coletivo dos alunos durante as questões matemáticas apresentadas. Assim, direcionando o conhecimento em ações de interação entre aluno-aluno no processo de aprendizagem. O uso do aplicativo Plickers recebe destaque nesse estudo, já que por meio do seu uso o professor apresenta as questões matemáticas e consegue respostas imediatas dos estudantes. Por fim, verificamos que a partir da análise dos dados, se apresentam ações cooperativas com frequência entre os pares ou grupos, o que propicia o processo de aprendizagem matemática.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-27T04:26:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231344
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132112
url http://hdl.handle.net/10183/231344
identifier_str_mv 001132112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231344/2/001132112.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231344/1/001132112.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fde3dc720401a728f0523fe4f5e2f175
419260baa286a27a20abc776ee1bc4a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224614734462976