Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berselli, Marcia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lulkin, Sérgio Andrés, Ferrari, Jonas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131139
Resumo: Neste artigo apresentaremos reflexões e constatações a respeito da pesquisa sobre práticas de Teatro e Dança com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick. Em 2015 entramos no terceiro ano de desenvolvimento de atividades junto aos alunos da Escola, apresentando como diferencial desta etapa a capacitação dos participantes no registro em foto e vídeo das atividades desenvolvidas. Propomos, assim, que o registro seja um recurso de pesquisa promovendo o participante a participante-pesquisador através de diferentes meios como vídeo, fotografia e desenho, meios estes que evidenciam o ponto de vista dos participantes sobre as atividades por eles desenvolvidas.
id UFRGS-2_75a1d68502680a5edf420d1957b17280
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131139
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Berselli, MarciaLulkin, Sérgio AndrésFerrari, Jonas2015-12-15T02:38:20Z20152357-710Xhttp://hdl.handle.net/10183/131139000980761Neste artigo apresentaremos reflexões e constatações a respeito da pesquisa sobre práticas de Teatro e Dança com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick. Em 2015 entramos no terceiro ano de desenvolvimento de atividades junto aos alunos da Escola, apresentando como diferencial desta etapa a capacitação dos participantes no registro em foto e vídeo das atividades desenvolvidas. Propomos, assim, que o registro seja um recurso de pesquisa promovendo o participante a participante-pesquisador através de diferentes meios como vídeo, fotografia e desenho, meios estes que evidenciam o ponto de vista dos participantes sobre as atividades por eles desenvolvidas.In this article we will present reflections and acknowledgements regarding the research about drama and dance workshops with deaf students from Salomão Watnick, an elementary school in Brazil. In 2015 we entered the third year in the development of activities with students, being a differential in this phase the capacitation of the participants in creating photo and video records of held activities. Thus we propose that the records be a resource of the research, upgrading the participant from its position of participant to the position of participant-researcher through different kinds of materials such as videos, photography and illustration which can evidence the students´ points of view about the activities developed.application/pdfporTeatro: criação e construção de conhecimento. Palmas, TO: UFT, 2013. Vol. 3, n.4 (2015), p. 50-57TeatroDançaSurdoDeaf studentTheatreDanceRecordRegistrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisaRecording drama and dance workshops with deaf students : the record as research resourceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980761.pdf000980761.pdfTexto completoapplication/pdf716583http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131139/1/000980761.pdf69e2163f481642488aae81ab1f1faf93MD51TEXT000980761.pdf.txt000980761.pdf.txtExtracted Texttext/plain38396http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131139/2/000980761.pdf.txt0d16102f4a96014e7a6cb4c0c11591a5MD52THUMBNAIL000980761.pdf.jpg000980761.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2283http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131139/3/000980761.pdf.jpg86ba66b89a5c858776057a1dd066a897MD5310183/1311392018-10-25 09:49:18.442oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131139Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:49:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Recording drama and dance workshops with deaf students : the record as research resource
title Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisa
spellingShingle Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisa
Berselli, Marcia
Teatro
Dança
Surdo
Deaf student
Theatre
Dance
Record
title_short Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisa
title_full Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisa
title_fullStr Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisa
title_full_unstemmed Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisa
title_sort Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisa
author Berselli, Marcia
author_facet Berselli, Marcia
Lulkin, Sérgio Andrés
Ferrari, Jonas
author_role author
author2 Lulkin, Sérgio Andrés
Ferrari, Jonas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berselli, Marcia
Lulkin, Sérgio Andrés
Ferrari, Jonas
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Dança
Surdo
topic Teatro
Dança
Surdo
Deaf student
Theatre
Dance
Record
dc.subject.eng.fl_str_mv Deaf student
Theatre
Dance
Record
description Neste artigo apresentaremos reflexões e constatações a respeito da pesquisa sobre práticas de Teatro e Dança com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick. Em 2015 entramos no terceiro ano de desenvolvimento de atividades junto aos alunos da Escola, apresentando como diferencial desta etapa a capacitação dos participantes no registro em foto e vídeo das atividades desenvolvidas. Propomos, assim, que o registro seja um recurso de pesquisa promovendo o participante a participante-pesquisador através de diferentes meios como vídeo, fotografia e desenho, meios estes que evidenciam o ponto de vista dos participantes sobre as atividades por eles desenvolvidas.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-15T02:38:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131139
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2357-710X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000980761
identifier_str_mv 2357-710X
000980761
url http://hdl.handle.net/10183/131139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Teatro: criação e construção de conhecimento. Palmas, TO: UFT, 2013. Vol. 3, n.4 (2015), p. 50-57
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131139/1/000980761.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131139/2/000980761.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131139/3/000980761.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 69e2163f481642488aae81ab1f1faf93
0d16102f4a96014e7a6cb4c0c11591a5
86ba66b89a5c858776057a1dd066a897
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224893061136384