Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131139 |
Resumo: | Neste artigo apresentaremos reflexões e constatações a respeito da pesquisa sobre práticas de Teatro e Dança com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick. Em 2015 entramos no terceiro ano de desenvolvimento de atividades junto aos alunos da Escola, apresentando como diferencial desta etapa a capacitação dos participantes no registro em foto e vídeo das atividades desenvolvidas. Propomos, assim, que o registro seja um recurso de pesquisa promovendo o participante a participante-pesquisador através de diferentes meios como vídeo, fotografia e desenho, meios estes que evidenciam o ponto de vista dos participantes sobre as atividades por eles desenvolvidas. |
id |
UFRGS-2_75a1d68502680a5edf420d1957b17280 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131139 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Berselli, MarciaLulkin, Sérgio AndrésFerrari, Jonas2015-12-15T02:38:20Z20152357-710Xhttp://hdl.handle.net/10183/131139000980761Neste artigo apresentaremos reflexões e constatações a respeito da pesquisa sobre práticas de Teatro e Dança com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick. Em 2015 entramos no terceiro ano de desenvolvimento de atividades junto aos alunos da Escola, apresentando como diferencial desta etapa a capacitação dos participantes no registro em foto e vídeo das atividades desenvolvidas. Propomos, assim, que o registro seja um recurso de pesquisa promovendo o participante a participante-pesquisador através de diferentes meios como vídeo, fotografia e desenho, meios estes que evidenciam o ponto de vista dos participantes sobre as atividades por eles desenvolvidas.In this article we will present reflections and acknowledgements regarding the research about drama and dance workshops with deaf students from Salomão Watnick, an elementary school in Brazil. In 2015 we entered the third year in the development of activities with students, being a differential in this phase the capacitation of the participants in creating photo and video records of held activities. Thus we propose that the records be a resource of the research, upgrading the participant from its position of participant to the position of participant-researcher through different kinds of materials such as videos, photography and illustration which can evidence the students´ points of view about the activities developed.application/pdfporTeatro: criação e construção de conhecimento. Palmas, TO: UFT, 2013. Vol. 3, n.4 (2015), p. 50-57TeatroDançaSurdoDeaf studentTheatreDanceRecordRegistrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisaRecording drama and dance workshops with deaf students : the record as research resourceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980761.pdf000980761.pdfTexto completoapplication/pdf716583http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131139/1/000980761.pdf69e2163f481642488aae81ab1f1faf93MD51TEXT000980761.pdf.txt000980761.pdf.txtExtracted Texttext/plain38396http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131139/2/000980761.pdf.txt0d16102f4a96014e7a6cb4c0c11591a5MD52THUMBNAIL000980761.pdf.jpg000980761.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2283http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131139/3/000980761.pdf.jpg86ba66b89a5c858776057a1dd066a897MD5310183/1311392018-10-25 09:49:18.442oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131139Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:49:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Recording drama and dance workshops with deaf students : the record as research resource |
title |
Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisa |
spellingShingle |
Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisa Berselli, Marcia Teatro Dança Surdo Deaf student Theatre Dance Record |
title_short |
Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisa |
title_full |
Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisa |
title_fullStr |
Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisa |
title_full_unstemmed |
Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisa |
title_sort |
Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisa |
author |
Berselli, Marcia |
author_facet |
Berselli, Marcia Lulkin, Sérgio Andrés Ferrari, Jonas |
author_role |
author |
author2 |
Lulkin, Sérgio Andrés Ferrari, Jonas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berselli, Marcia Lulkin, Sérgio Andrés Ferrari, Jonas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Dança Surdo |
topic |
Teatro Dança Surdo Deaf student Theatre Dance Record |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Deaf student Theatre Dance Record |
description |
Neste artigo apresentaremos reflexões e constatações a respeito da pesquisa sobre práticas de Teatro e Dança com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick. Em 2015 entramos no terceiro ano de desenvolvimento de atividades junto aos alunos da Escola, apresentando como diferencial desta etapa a capacitação dos participantes no registro em foto e vídeo das atividades desenvolvidas. Propomos, assim, que o registro seja um recurso de pesquisa promovendo o participante a participante-pesquisador através de diferentes meios como vídeo, fotografia e desenho, meios estes que evidenciam o ponto de vista dos participantes sobre as atividades por eles desenvolvidas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-15T02:38:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131139 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2357-710X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000980761 |
identifier_str_mv |
2357-710X 000980761 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Teatro: criação e construção de conhecimento. Palmas, TO: UFT, 2013. Vol. 3, n.4 (2015), p. 50-57 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131139/1/000980761.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131139/2/000980761.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131139/3/000980761.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
69e2163f481642488aae81ab1f1faf93 0d16102f4a96014e7a6cb4c0c11591a5 86ba66b89a5c858776057a1dd066a897 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224893061136384 |