Análise bibliométrica e principais dimensões da literatura sobre open innovation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lindomar Subtil de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Echeveste, Marcia Elisa Soares, Cortimiglia, Marcelo Nogueira, Carvalho, Andriele de Prá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172834
Resumo: Objetivo: O objetivo do artigo é fazer uma análise bibliométrica da produção científica da área da Open Innovation (OI) até 2014, e também apresentar uma contribuição teórica enfatizando as dimensões mais proeminentes nesse campo de pesquisa. Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa classifica-se como exploratória, descritiva e bibliográfica. Para o desenvolvimento adotou-se o método ProKnow-C (Knowledge Development Process – Constructivist), proposto por Ensslin et al. (2010). O portfólio bibliográfico foi construído a partir das fontes de dados Science Direct, Scopus e ISI Web of Science, e para a análise das publicações utilizaram-se as ferramentas EndNoteWeb e o software Sci2 Tool®. Resultados: A composição final do portfólio bibliográfico apresentou 51 artigos, que foram selecionados a partir de critérios específicos dos pesquisadores e do alinhamento com os termos chave de pesquisa. Como resultados mais significativos da pesquisa destacam-se as publicações mais relevantes, autores, periódicos de maior influência na área, e também as dimensões conceituais mais importantes no campo da OI. Limitações da pesquisa: A principal limitação é que os artigos foram selecionados somente a partir de 2003, desconsiderando-se aqueles que fossem anteriores a esse limite de tempo. Logo, admite-se que outras abordagens e concepções preliminares tenham introduzido o assunto e ofereçam maior suporte à origem conceitual da OI. Originalidade/valor: O artigo contribuiu por apresentar uma seleção estruturada de artigos, autores e periódicos mais proeminentes nessa área, que poderão servir de subsídio referencial para futuros trabalhos acadêmicos.
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