Os desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social na formação acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Valquiria Alves [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/98518
Resumo: A pesquisa ora apresentada intitulada: Os desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social na formação acadêmica visa, problematizar os aspectos relacionados ao estágio supervisionado em Serviço Social, em especial no curso de Serviço Social oferecido pela Universidade de Uberaba – UNIUBE, considerando a realidade local sob o olhar do discente estagiário. O objetivo geral da pesquisa constitui-se em decifrar: Quais os elementos constitutivos do estágio supervisionado sob a ótica do (a) discente estagiário (a). Os objetivos específicos traçados para a realização dessa pesquisa são: compreendermos qual o significado que o estágio supervisionado ganha considerando a formação na graduação proposta pelos cursos de Serviço Social, balizadas pelas Diretrizes Curriculares, e em observância aos projetos políticos pedagógicos de cada curso; Se existe uma aproximação e ou relação entre a supervisão acadêmica e a supervisão de estágio; e, a discussão acerca da recente Resolução 533 CFESS/CRESS, e seus impactos para a realização do estágio supervisionado. Com vistas à formulação de respostas a esses questionamentos, utilizamos da pesquisa qualitativa, da metodologia do grupo focal junto aos discentes estagiários que cursavam em 2008, as disciplinas de Supervisão de Estágio III e IV, considerando todo o aparato teórico e a vivência de outros estágios nos diferentes espaços de atuação do assistente social. Utilizamonos também da pesquisa documental, por intermédio da Lei de regulamentação da profissão, Códigos de Ética, Leis e Resoluções de estágio. A formação profissional desde a gênese até a contemporaneidade foi imprescindível para a discussão do estágio supervisionado nos moldes atuais. A menção feita à Política Nacional de Estágio em Serviço Social traça e confere um caráter importante se constituindo...
id UNSP_2d8ef8bd57fc8bc3dc154605a3e60a30
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/98518
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social na formação acadêmicaServiço social - Estudo e ensino - Minas GeraisAssistente social - Formação profissionalEstagios supervisionados - Serviço socialFormaçãoEstágio supervisionadoServiço SocialTrainingSupervised practiceSocial ServiceA pesquisa ora apresentada intitulada: Os desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social na formação acadêmica visa, problematizar os aspectos relacionados ao estágio supervisionado em Serviço Social, em especial no curso de Serviço Social oferecido pela Universidade de Uberaba – UNIUBE, considerando a realidade local sob o olhar do discente estagiário. O objetivo geral da pesquisa constitui-se em decifrar: Quais os elementos constitutivos do estágio supervisionado sob a ótica do (a) discente estagiário (a). Os objetivos específicos traçados para a realização dessa pesquisa são: compreendermos qual o significado que o estágio supervisionado ganha considerando a formação na graduação proposta pelos cursos de Serviço Social, balizadas pelas Diretrizes Curriculares, e em observância aos projetos políticos pedagógicos de cada curso; Se existe uma aproximação e ou relação entre a supervisão acadêmica e a supervisão de estágio; e, a discussão acerca da recente Resolução 533 CFESS/CRESS, e seus impactos para a realização do estágio supervisionado. Com vistas à formulação de respostas a esses questionamentos, utilizamos da pesquisa qualitativa, da metodologia do grupo focal junto aos discentes estagiários que cursavam em 2008, as disciplinas de Supervisão de Estágio III e IV, considerando todo o aparato teórico e a vivência de outros estágios nos diferentes espaços de atuação do assistente social. Utilizamonos também da pesquisa documental, por intermédio da Lei de regulamentação da profissão, Códigos de Ética, Leis e Resoluções de estágio. A formação profissional desde a gênese até a contemporaneidade foi imprescindível para a discussão do estágio supervisionado nos moldes atuais. A menção feita à Política Nacional de Estágio em Serviço Social traça e confere um caráter importante se constituindo...The research presented here titled: Contemporary challenges of supervised Social Work in academic aims at questioning the aspects related to the supervised training in social work, particularly in the Social Service course offered by the University of Uberaba - UNIUBE, considering the local reality under the gaze of the student intern. The aim of the research is in deciphering: What components of supervised from the perspective of (a) student intern (a). The specific objectives set for the completion of this research are: understanding the meaning that the gains considering supervised training in undergraduate courses proposed by the Social Services, buoyed by the Curriculum Guidelines and in compliance with the political projects of each pedagogical course, if there or approach and relationship between the academic supervision and probation supervision, and the discussion about the recent resolution 533 CFESS / CRESS, and their impacts on the achievement of supervised practice. With a view to formulating answers to these questions, we use the qualitative research methodology of focus groups with students to trainees who attended in 2008, the disciplines of Supervision of Stage III and IV, considering all the theoretical apparatus and the experience of other stages in different spaces of action for social assistance. We make use also of the documentary research, through the law regulating the profession, Codes of Ethics, Laws and Resolutions of the stage. Vocational training from the genesis to the contemporary imperative was to discuss the supervised training in the current pattern. Mentioning the National Internship in Social mapping and gives an important character is constructed as an instrument for the defense of a supervised training quality, as recommended by the Curriculum Guidelines for Social Work courses. This research result of concerns experienced... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Cirlene Aparecida Hilário da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mariano, Valquiria Alves [UNESP]2014-06-11T19:29:36Z2014-06-11T19:29:36Z2010-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis191 f.application/pdfMARIANO, Valquiria Alves. Os desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social na formação acadêmica. 2010. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2010.http://hdl.handle.net/11449/98518000632918mariano_va_me_fran.pdf33004072067P207511553777609450000-0003-0045-5956Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T19:23:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/98518Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:03:24.223947Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social na formação acadêmica
title Os desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social na formação acadêmica
spellingShingle Os desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social na formação acadêmica
Mariano, Valquiria Alves [UNESP]
Serviço social - Estudo e ensino - Minas Gerais
Assistente social - Formação profissional
Estagios supervisionados - Serviço social
Formação
Estágio supervisionado
Serviço Social
Training
Supervised practice
Social Service
title_short Os desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social na formação acadêmica
title_full Os desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social na formação acadêmica
title_fullStr Os desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social na formação acadêmica
title_full_unstemmed Os desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social na formação acadêmica
title_sort Os desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social na formação acadêmica
author Mariano, Valquiria Alves [UNESP]
author_facet Mariano, Valquiria Alves [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Cirlene Aparecida Hilário da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Valquiria Alves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço social - Estudo e ensino - Minas Gerais
Assistente social - Formação profissional
Estagios supervisionados - Serviço social
Formação
Estágio supervisionado
Serviço Social
Training
Supervised practice
Social Service
topic Serviço social - Estudo e ensino - Minas Gerais
Assistente social - Formação profissional
Estagios supervisionados - Serviço social
Formação
Estágio supervisionado
Serviço Social
Training
Supervised practice
Social Service
description A pesquisa ora apresentada intitulada: Os desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social na formação acadêmica visa, problematizar os aspectos relacionados ao estágio supervisionado em Serviço Social, em especial no curso de Serviço Social oferecido pela Universidade de Uberaba – UNIUBE, considerando a realidade local sob o olhar do discente estagiário. O objetivo geral da pesquisa constitui-se em decifrar: Quais os elementos constitutivos do estágio supervisionado sob a ótica do (a) discente estagiário (a). Os objetivos específicos traçados para a realização dessa pesquisa são: compreendermos qual o significado que o estágio supervisionado ganha considerando a formação na graduação proposta pelos cursos de Serviço Social, balizadas pelas Diretrizes Curriculares, e em observância aos projetos políticos pedagógicos de cada curso; Se existe uma aproximação e ou relação entre a supervisão acadêmica e a supervisão de estágio; e, a discussão acerca da recente Resolução 533 CFESS/CRESS, e seus impactos para a realização do estágio supervisionado. Com vistas à formulação de respostas a esses questionamentos, utilizamos da pesquisa qualitativa, da metodologia do grupo focal junto aos discentes estagiários que cursavam em 2008, as disciplinas de Supervisão de Estágio III e IV, considerando todo o aparato teórico e a vivência de outros estágios nos diferentes espaços de atuação do assistente social. Utilizamonos também da pesquisa documental, por intermédio da Lei de regulamentação da profissão, Códigos de Ética, Leis e Resoluções de estágio. A formação profissional desde a gênese até a contemporaneidade foi imprescindível para a discussão do estágio supervisionado nos moldes atuais. A menção feita à Política Nacional de Estágio em Serviço Social traça e confere um caráter importante se constituindo...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
2014-06-11T19:29:36Z
2014-06-11T19:29:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARIANO, Valquiria Alves. Os desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social na formação acadêmica. 2010. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/98518
000632918
mariano_va_me_fran.pdf
33004072067P2
0751155377760945
0000-0003-0045-5956
identifier_str_mv MARIANO, Valquiria Alves. Os desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social na formação acadêmica. 2010. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2010.
000632918
mariano_va_me_fran.pdf
33004072067P2
0751155377760945
0000-0003-0045-5956
url http://hdl.handle.net/11449/98518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 191 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128746848256000