Comparação dos erros radiográficos identificados em exames intrabucais analógicos e digitais realizados em uma faculdade de odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazim, Rafaela Longaray
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258444
Resumo: Radiografias intrabucais podem ser analógicas ou digitais, de acordo com o método de aquisição de imagens utilizado. A radiografia analógica utiliza o filme composto por cristais de prata e exige o seu processamento em químicos radiográficos. Já os sistemas digitais podem ser diretos ou indiretos, nos quais a energia dos raios X absorvida pelos receptores são convertidas em sinais digitais para posterior leitura pelo sistema. Suas diferenças estão principalmente nos receptores de imagem e em suas leituras. Vantagens como maior área ativa, maior conforto para o paciente e metodologia de trabalho mais próxima do sistema analógico são evidenciadas no sistema indireto. Já o direto permite uma visualização imediata da imagem na tela do computador como também permite a formação da imagem com menor dose de radiação. E para extrair o máximo das suas vantagens, o treinamento se torna essencial, inclusive no período de graduação. Muitos estudos analisam os erros radiográficos realizados por alunos com o intuito de identificar as dificuldades vivenciadas como também aprimorar o ensino da radiologia. Assim, o presente trabalho de conclusão, além de apresentar antecedentes sobre sistemas de aquisição e erros radiográficos evidenciados em Faculdades de Odontologia, desenvolveu uma pesquisa que caracteriza os atendimentos no Serviço de Radiologia, bem como identifica, quantifica e compara os erros que motivaram repetições de radiografias intrabucais realizadas por alunos de graduação durante o período de trabalho com o sistema analógico (2017/1) e digital (2017/2).
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