Comparação dos erros radiográficos identificados em exames intrabucais analógicos e digitais realizados em uma faculdade de odontologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258444 |
Resumo: | Radiografias intrabucais podem ser analógicas ou digitais, de acordo com o método de aquisição de imagens utilizado. A radiografia analógica utiliza o filme composto por cristais de prata e exige o seu processamento em químicos radiográficos. Já os sistemas digitais podem ser diretos ou indiretos, nos quais a energia dos raios X absorvida pelos receptores são convertidas em sinais digitais para posterior leitura pelo sistema. Suas diferenças estão principalmente nos receptores de imagem e em suas leituras. Vantagens como maior área ativa, maior conforto para o paciente e metodologia de trabalho mais próxima do sistema analógico são evidenciadas no sistema indireto. Já o direto permite uma visualização imediata da imagem na tela do computador como também permite a formação da imagem com menor dose de radiação. E para extrair o máximo das suas vantagens, o treinamento se torna essencial, inclusive no período de graduação. Muitos estudos analisam os erros radiográficos realizados por alunos com o intuito de identificar as dificuldades vivenciadas como também aprimorar o ensino da radiologia. Assim, o presente trabalho de conclusão, além de apresentar antecedentes sobre sistemas de aquisição e erros radiográficos evidenciados em Faculdades de Odontologia, desenvolveu uma pesquisa que caracteriza os atendimentos no Serviço de Radiologia, bem como identifica, quantifica e compara os erros que motivaram repetições de radiografias intrabucais realizadas por alunos de graduação durante o período de trabalho com o sistema analógico (2017/1) e digital (2017/2). |
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Mazim, Rafaela LongarayArús, Nádia Assein2023-05-24T03:27:43Z2021http://hdl.handle.net/10183/258444001133333Radiografias intrabucais podem ser analógicas ou digitais, de acordo com o método de aquisição de imagens utilizado. A radiografia analógica utiliza o filme composto por cristais de prata e exige o seu processamento em químicos radiográficos. Já os sistemas digitais podem ser diretos ou indiretos, nos quais a energia dos raios X absorvida pelos receptores são convertidas em sinais digitais para posterior leitura pelo sistema. Suas diferenças estão principalmente nos receptores de imagem e em suas leituras. Vantagens como maior área ativa, maior conforto para o paciente e metodologia de trabalho mais próxima do sistema analógico são evidenciadas no sistema indireto. Já o direto permite uma visualização imediata da imagem na tela do computador como também permite a formação da imagem com menor dose de radiação. E para extrair o máximo das suas vantagens, o treinamento se torna essencial, inclusive no período de graduação. Muitos estudos analisam os erros radiográficos realizados por alunos com o intuito de identificar as dificuldades vivenciadas como também aprimorar o ensino da radiologia. Assim, o presente trabalho de conclusão, além de apresentar antecedentes sobre sistemas de aquisição e erros radiográficos evidenciados em Faculdades de Odontologia, desenvolveu uma pesquisa que caracteriza os atendimentos no Serviço de Radiologia, bem como identifica, quantifica e compara os erros que motivaram repetições de radiografias intrabucais realizadas por alunos de graduação durante o período de trabalho com o sistema analógico (2017/1) e digital (2017/2).The intraoral radiographs can be analogue or digital, according to the image acquisition method used. Analog radiography uses the film composed of silver crystals and requires processing using radiographic chemicals. Digital systems could be direct or indirect, in which the X-ray energy absorbed by the receivers is converted into digital signals for later reading by the system. Their differences are mainly in the image receivers and the reading method. The direct one allows visualization of the image on the computer screen as well as the formation of the image with a lower radiation dose. And to get the most out of its advantages, training becomes essential, even during graduation. Advantages such as greater active area, greater comfort for the patient and work methodology closer to the analog system are evidenced in the indirect system. Many studies analyze radiographic errors performed by students in order to identify the difficulties experienced, as well as to improve the teaching of radiology. Thus, the present conclusion work, in addition to presenting antecedents on acquisition systems and radiographic errors evidenced in Dentistry School, a research was carried out that characterize the attendance at the Radiology Service, as well as identifying, quantifying and comparing the errors that motivated repetitions of intraoral radiographs taken by undergraduate students during the period of work with the analogue (2017/1) and digital (2017/2) system.application/pdfporRadiologiaIntensificação de imagem radiográficaRadiologyDigital radiologyOdontologyComparação dos erros radiográficos identificados em exames intrabucais analógicos e digitais realizados em uma faculdade de odontologiaComparison of radiographic errors identified in analog and digital intraoral examinations performed at a dental school info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2021Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133333.pdf.txt001133333.pdf.txtExtracted Texttext/plain33950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258444/2/001133333.pdf.txt28bd13e6e2262ef796f8419571171121MD52ORIGINAL001133333.pdfTexto completoapplication/pdf665382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258444/1/001133333.pdfc4a37a1ed599490b21f23508abbba9a1MD5110183/2584442023-05-25 03:26:26.934842oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258444Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-25T06:26:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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