Nos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giumbelli, Emerson Alessandro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263134
Resumo: Este trabalho busca discutir os limites que se estabelecem para a definição da música gospel no Brasil, tal como podem ser observados desde a cidade de Porto Alegre. A primeira parte dedica-se a uma igreja evangélica e o lugar da música em seus cultos. Percebe-se o estabelecimento de limites que, por sua vez, revelam a presença de inovações que podem ser associadas ao universo gospel. A segunda parte aborda uma banda de cristãos que integra o castde uma gravadora secular. No caso desta banda, os limites seestabelecem para dificultar o seu trânsito para além de um circuito religioso, trânsito que está inscrito em sua proposta musical.O quadro mais geral em que se inserem as análises remete para as formas que assumem certas relações entre religião, música ecultura.
id UFRGS-2_762419dd293ef3b616eb5057d1580c93
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263134
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Giumbelli, Emerson Alessandro2023-08-03T03:34:16Z20181982-6605http://hdl.handle.net/10183/263134001173323Este trabalho busca discutir os limites que se estabelecem para a definição da música gospel no Brasil, tal como podem ser observados desde a cidade de Porto Alegre. A primeira parte dedica-se a uma igreja evangélica e o lugar da música em seus cultos. Percebe-se o estabelecimento de limites que, por sua vez, revelam a presença de inovações que podem ser associadas ao universo gospel. A segunda parte aborda uma banda de cristãos que integra o castde uma gravadora secular. No caso desta banda, os limites seestabelecem para dificultar o seu trânsito para além de um circuito religioso, trânsito que está inscrito em sua proposta musical.O quadro mais geral em que se inserem as análises remete para as formas que assumem certas relações entre religião, música ecultura.This article aims to discuss the limits that are part of the definition of gospel music in Brazil based on research in the city of Porto Alegre. The first section is dedicated to an Evangelical church and and focuses on the place of music in its services. There are limits for the presence of music that, in turn, reveal the existence of innovations that can be associated to the gospel universe. The second section covers a Christian band that integrates the cast of a secular record label. In the case of this band, certain limits hinder their transit beyond a religious circuit, opposing the band's declared aims. The forms assumed by relations between religion, music and culture constitute the more general framework for the analyzes.application/pdfporReligare. João Pessoa, PB. Vol. 15, n. 1 (ago. 2018), p. [217]-242Antropologia da religiãoReligião evangélicaGospelMúsicaCulturaEvangelicalsGospel musicDevotional musicCultureNos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélicaLimits of gospel : notes on music and evangelical religioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173323.pdf.txt001173323.pdf.txtExtracted Texttext/plain58042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263134/2/001173323.pdf.txt3124500c53b1f74a2dc23436a601cbadMD52ORIGINAL001173323.pdfTexto completoapplication/pdf392229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263134/1/001173323.pdf6b1bc7904bfc0f9a176298dcadbdfb0eMD5110183/2631342023-08-04 03:33:40.93874oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263134Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:33:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Limits of gospel : notes on music and evangelical religion
title Nos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélica
spellingShingle Nos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélica
Giumbelli, Emerson Alessandro
Antropologia da religião
Religião evangélica
Gospel
Música
Cultura
Evangelicals
Gospel music
Devotional music
Culture
title_short Nos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélica
title_full Nos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélica
title_fullStr Nos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélica
title_full_unstemmed Nos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélica
title_sort Nos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélica
author Giumbelli, Emerson Alessandro
author_facet Giumbelli, Emerson Alessandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giumbelli, Emerson Alessandro
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia da religião
Religião evangélica
Gospel
Música
Cultura
topic Antropologia da religião
Religião evangélica
Gospel
Música
Cultura
Evangelicals
Gospel music
Devotional music
Culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Evangelicals
Gospel music
Devotional music
Culture
description Este trabalho busca discutir os limites que se estabelecem para a definição da música gospel no Brasil, tal como podem ser observados desde a cidade de Porto Alegre. A primeira parte dedica-se a uma igreja evangélica e o lugar da música em seus cultos. Percebe-se o estabelecimento de limites que, por sua vez, revelam a presença de inovações que podem ser associadas ao universo gospel. A segunda parte aborda uma banda de cristãos que integra o castde uma gravadora secular. No caso desta banda, os limites seestabelecem para dificultar o seu trânsito para além de um circuito religioso, trânsito que está inscrito em sua proposta musical.O quadro mais geral em que se inserem as análises remete para as formas que assumem certas relações entre religião, música ecultura.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-03T03:34:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263134
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-6605
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173323
identifier_str_mv 1982-6605
001173323
url http://hdl.handle.net/10183/263134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Religare. João Pessoa, PB. Vol. 15, n. 1 (ago. 2018), p. [217]-242
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263134/2/001173323.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263134/1/001173323.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3124500c53b1f74a2dc23436a601cbad
6b1bc7904bfc0f9a176298dcadbdfb0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447834928873472