Nos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263134 |
Resumo: | Este trabalho busca discutir os limites que se estabelecem para a definição da música gospel no Brasil, tal como podem ser observados desde a cidade de Porto Alegre. A primeira parte dedica-se a uma igreja evangélica e o lugar da música em seus cultos. Percebe-se o estabelecimento de limites que, por sua vez, revelam a presença de inovações que podem ser associadas ao universo gospel. A segunda parte aborda uma banda de cristãos que integra o castde uma gravadora secular. No caso desta banda, os limites seestabelecem para dificultar o seu trânsito para além de um circuito religioso, trânsito que está inscrito em sua proposta musical.O quadro mais geral em que se inserem as análises remete para as formas que assumem certas relações entre religião, música ecultura. |
id |
UFRGS-2_762419dd293ef3b616eb5057d1580c93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263134 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Giumbelli, Emerson Alessandro2023-08-03T03:34:16Z20181982-6605http://hdl.handle.net/10183/263134001173323Este trabalho busca discutir os limites que se estabelecem para a definição da música gospel no Brasil, tal como podem ser observados desde a cidade de Porto Alegre. A primeira parte dedica-se a uma igreja evangélica e o lugar da música em seus cultos. Percebe-se o estabelecimento de limites que, por sua vez, revelam a presença de inovações que podem ser associadas ao universo gospel. A segunda parte aborda uma banda de cristãos que integra o castde uma gravadora secular. No caso desta banda, os limites seestabelecem para dificultar o seu trânsito para além de um circuito religioso, trânsito que está inscrito em sua proposta musical.O quadro mais geral em que se inserem as análises remete para as formas que assumem certas relações entre religião, música ecultura.This article aims to discuss the limits that are part of the definition of gospel music in Brazil based on research in the city of Porto Alegre. The first section is dedicated to an Evangelical church and and focuses on the place of music in its services. There are limits for the presence of music that, in turn, reveal the existence of innovations that can be associated to the gospel universe. The second section covers a Christian band that integrates the cast of a secular record label. In the case of this band, certain limits hinder their transit beyond a religious circuit, opposing the band's declared aims. The forms assumed by relations between religion, music and culture constitute the more general framework for the analyzes.application/pdfporReligare. João Pessoa, PB. Vol. 15, n. 1 (ago. 2018), p. [217]-242Antropologia da religiãoReligião evangélicaGospelMúsicaCulturaEvangelicalsGospel musicDevotional musicCultureNos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélicaLimits of gospel : notes on music and evangelical religioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173323.pdf.txt001173323.pdf.txtExtracted Texttext/plain58042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263134/2/001173323.pdf.txt3124500c53b1f74a2dc23436a601cbadMD52ORIGINAL001173323.pdfTexto completoapplication/pdf392229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263134/1/001173323.pdf6b1bc7904bfc0f9a176298dcadbdfb0eMD5110183/2631342023-08-04 03:33:40.93874oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263134Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:33:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Nos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Limits of gospel : notes on music and evangelical religion |
title |
Nos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélica |
spellingShingle |
Nos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélica Giumbelli, Emerson Alessandro Antropologia da religião Religião evangélica Gospel Música Cultura Evangelicals Gospel music Devotional music Culture |
title_short |
Nos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélica |
title_full |
Nos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélica |
title_fullStr |
Nos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélica |
title_full_unstemmed |
Nos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélica |
title_sort |
Nos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélica |
author |
Giumbelli, Emerson Alessandro |
author_facet |
Giumbelli, Emerson Alessandro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giumbelli, Emerson Alessandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia da religião Religião evangélica Gospel Música Cultura |
topic |
Antropologia da religião Religião evangélica Gospel Música Cultura Evangelicals Gospel music Devotional music Culture |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Evangelicals Gospel music Devotional music Culture |
description |
Este trabalho busca discutir os limites que se estabelecem para a definição da música gospel no Brasil, tal como podem ser observados desde a cidade de Porto Alegre. A primeira parte dedica-se a uma igreja evangélica e o lugar da música em seus cultos. Percebe-se o estabelecimento de limites que, por sua vez, revelam a presença de inovações que podem ser associadas ao universo gospel. A segunda parte aborda uma banda de cristãos que integra o castde uma gravadora secular. No caso desta banda, os limites seestabelecem para dificultar o seu trânsito para além de um circuito religioso, trânsito que está inscrito em sua proposta musical.O quadro mais geral em que se inserem as análises remete para as formas que assumem certas relações entre religião, música ecultura. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-03T03:34:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263134 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-6605 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173323 |
identifier_str_mv |
1982-6605 001173323 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Religare. João Pessoa, PB. Vol. 15, n. 1 (ago. 2018), p. [217]-242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263134/2/001173323.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263134/1/001173323.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3124500c53b1f74a2dc23436a601cbad 6b1bc7904bfc0f9a176298dcadbdfb0e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447834928873472 |