Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Sychocki da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Doering, Luisa Rodriguez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225869
Resumo: O presente texto tem como propósito apresentar uma análise de uma atividade de matemática realizada no contexto do projeto de extensão “Atividades de Matemática para alunos com altas habilidades” ocorrido no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O projeto ocorreu durante todo o ano de 2018, onde os estudantes com Altas Habilidades, ou com interesse em Matemática, eram selecionados pelas equipes de apoio pedagógico das escolas e encaminhados para participar semanalmente das oficinas do projeto. As atividades foram construídas e organizadas por um grupo de quatro professores universitários e um estudante de graduação em Licenciatura em Matemática. Por meio de uma fundamentação teórica inspirada nas ideias de Jean Piaget fazemos a apresentação e análise da atividade “Soma Gigante” com um viés metodológico qualitativo, baseado no estudo de caso de uma produção de um estudante participante do projeto. A título de conclusão observamos que por meio de atividades desafiadoras e que mobilizam diferentes ações por parte dos sujeitos envolvidos constituiu-se um espaço com riqueza de ideias, argumentos e debates, os quais são elementos necessários para o aprendizado da Matemática.
id UFRGS-2_765597775880f9b1da10d1100827a226
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225869
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Rodrigo Sychocki daDoering, Luisa Rodriguez2021-08-18T04:48:34Z20192447-5777http://hdl.handle.net/10183/225869001123613O presente texto tem como propósito apresentar uma análise de uma atividade de matemática realizada no contexto do projeto de extensão “Atividades de Matemática para alunos com altas habilidades” ocorrido no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O projeto ocorreu durante todo o ano de 2018, onde os estudantes com Altas Habilidades, ou com interesse em Matemática, eram selecionados pelas equipes de apoio pedagógico das escolas e encaminhados para participar semanalmente das oficinas do projeto. As atividades foram construídas e organizadas por um grupo de quatro professores universitários e um estudante de graduação em Licenciatura em Matemática. Por meio de uma fundamentação teórica inspirada nas ideias de Jean Piaget fazemos a apresentação e análise da atividade “Soma Gigante” com um viés metodológico qualitativo, baseado no estudo de caso de uma produção de um estudante participante do projeto. A título de conclusão observamos que por meio de atividades desafiadoras e que mobilizam diferentes ações por parte dos sujeitos envolvidos constituiu-se um espaço com riqueza de ideias, argumentos e debates, os quais são elementos necessários para o aprendizado da Matemática.The purpose of this text is to present an analysis of a mathematical activity carried out in the context of the extension project “Mathematical activities for gifted students” at the Federal University of Rio Grande do Sul. The project took place throughout 2018, where gifted students, or students interested in Mathematics, were selected by the schools' pedagogical support teams and sent to participate weekly in the project's workshops. The activities were conceived and organized by a group of four university professors and an undergraduate student (prospective teacher). Using a theoretical foundation inspired by the ideas of Jean Piaget we present and analyze the activity “Soma Gigante” with a qualitative methodological approach, based on a case study of a production of a student participant in the project. In conclusion, we observed that through challenging activities that mobilize different actions by the subjects involved, we constructed a space with a wealth of ideas, arguments, and debates, which are necessary elements for the mathematical learning.application/pdfporEnsino & Multidisciplinariedade. São Luis, MA: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão. Vol. 5, n.1 (2019), p. 18 - 32AçõesConstrutivismoEducação básicaTomada de consciênciaActionConstructivismMathematically gifted studentsConsciousnessEstudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia GenéticaMathematically gifted students in Elementary School : reflections on “doing and understanding” based on Genetic Epistemologyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123613.pdf.txt001123613.pdf.txtExtracted Texttext/plain48973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225869/2/001123613.pdf.txtf5b52755f5cf021585deea8e0c450bafMD52ORIGINAL001123613.pdfTexto completoapplication/pdf753208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225869/1/001123613.pdfd8f2c1911c45db437483b980a669c565MD5110183/2258692021-09-19 04:36:00.291642oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225869Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-09-19T07:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mathematically gifted students in Elementary School : reflections on “doing and understanding” based on Genetic Epistemology
title Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética
spellingShingle Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética
Silva, Rodrigo Sychocki da
Ações
Construtivismo
Educação básica
Tomada de consciência
Action
Constructivism
Mathematically gifted students
Consciousness
title_short Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética
title_full Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética
title_fullStr Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética
title_full_unstemmed Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética
title_sort Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética
author Silva, Rodrigo Sychocki da
author_facet Silva, Rodrigo Sychocki da
Doering, Luisa Rodriguez
author_role author
author2 Doering, Luisa Rodriguez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Sychocki da
Doering, Luisa Rodriguez
dc.subject.por.fl_str_mv Ações
Construtivismo
Educação básica
Tomada de consciência
topic Ações
Construtivismo
Educação básica
Tomada de consciência
Action
Constructivism
Mathematically gifted students
Consciousness
dc.subject.eng.fl_str_mv Action
Constructivism
Mathematically gifted students
Consciousness
description O presente texto tem como propósito apresentar uma análise de uma atividade de matemática realizada no contexto do projeto de extensão “Atividades de Matemática para alunos com altas habilidades” ocorrido no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O projeto ocorreu durante todo o ano de 2018, onde os estudantes com Altas Habilidades, ou com interesse em Matemática, eram selecionados pelas equipes de apoio pedagógico das escolas e encaminhados para participar semanalmente das oficinas do projeto. As atividades foram construídas e organizadas por um grupo de quatro professores universitários e um estudante de graduação em Licenciatura em Matemática. Por meio de uma fundamentação teórica inspirada nas ideias de Jean Piaget fazemos a apresentação e análise da atividade “Soma Gigante” com um viés metodológico qualitativo, baseado no estudo de caso de uma produção de um estudante participante do projeto. A título de conclusão observamos que por meio de atividades desafiadoras e que mobilizam diferentes ações por parte dos sujeitos envolvidos constituiu-se um espaço com riqueza de ideias, argumentos e debates, os quais são elementos necessários para o aprendizado da Matemática.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-18T04:48:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225869
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2447-5777
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123613
identifier_str_mv 2447-5777
001123613
url http://hdl.handle.net/10183/225869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensino & Multidisciplinariedade. São Luis, MA: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão. Vol. 5, n.1 (2019), p. 18 - 32
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225869/2/001123613.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225869/1/001123613.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f5b52755f5cf021585deea8e0c450baf
d8f2c1911c45db437483b980a669c565
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725111480877056