Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225869 |
Resumo: | O presente texto tem como propósito apresentar uma análise de uma atividade de matemática realizada no contexto do projeto de extensão “Atividades de Matemática para alunos com altas habilidades” ocorrido no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O projeto ocorreu durante todo o ano de 2018, onde os estudantes com Altas Habilidades, ou com interesse em Matemática, eram selecionados pelas equipes de apoio pedagógico das escolas e encaminhados para participar semanalmente das oficinas do projeto. As atividades foram construídas e organizadas por um grupo de quatro professores universitários e um estudante de graduação em Licenciatura em Matemática. Por meio de uma fundamentação teórica inspirada nas ideias de Jean Piaget fazemos a apresentação e análise da atividade “Soma Gigante” com um viés metodológico qualitativo, baseado no estudo de caso de uma produção de um estudante participante do projeto. A título de conclusão observamos que por meio de atividades desafiadoras e que mobilizam diferentes ações por parte dos sujeitos envolvidos constituiu-se um espaço com riqueza de ideias, argumentos e debates, os quais são elementos necessários para o aprendizado da Matemática. |
id |
UFRGS-2_765597775880f9b1da10d1100827a226 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225869 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Rodrigo Sychocki daDoering, Luisa Rodriguez2021-08-18T04:48:34Z20192447-5777http://hdl.handle.net/10183/225869001123613O presente texto tem como propósito apresentar uma análise de uma atividade de matemática realizada no contexto do projeto de extensão “Atividades de Matemática para alunos com altas habilidades” ocorrido no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O projeto ocorreu durante todo o ano de 2018, onde os estudantes com Altas Habilidades, ou com interesse em Matemática, eram selecionados pelas equipes de apoio pedagógico das escolas e encaminhados para participar semanalmente das oficinas do projeto. As atividades foram construídas e organizadas por um grupo de quatro professores universitários e um estudante de graduação em Licenciatura em Matemática. Por meio de uma fundamentação teórica inspirada nas ideias de Jean Piaget fazemos a apresentação e análise da atividade “Soma Gigante” com um viés metodológico qualitativo, baseado no estudo de caso de uma produção de um estudante participante do projeto. A título de conclusão observamos que por meio de atividades desafiadoras e que mobilizam diferentes ações por parte dos sujeitos envolvidos constituiu-se um espaço com riqueza de ideias, argumentos e debates, os quais são elementos necessários para o aprendizado da Matemática.The purpose of this text is to present an analysis of a mathematical activity carried out in the context of the extension project “Mathematical activities for gifted students” at the Federal University of Rio Grande do Sul. The project took place throughout 2018, where gifted students, or students interested in Mathematics, were selected by the schools' pedagogical support teams and sent to participate weekly in the project's workshops. The activities were conceived and organized by a group of four university professors and an undergraduate student (prospective teacher). Using a theoretical foundation inspired by the ideas of Jean Piaget we present and analyze the activity “Soma Gigante” with a qualitative methodological approach, based on a case study of a production of a student participant in the project. In conclusion, we observed that through challenging activities that mobilize different actions by the subjects involved, we constructed a space with a wealth of ideas, arguments, and debates, which are necessary elements for the mathematical learning.application/pdfporEnsino & Multidisciplinariedade. São Luis, MA: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão. Vol. 5, n.1 (2019), p. 18 - 32AçõesConstrutivismoEducação básicaTomada de consciênciaActionConstructivismMathematically gifted studentsConsciousnessEstudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia GenéticaMathematically gifted students in Elementary School : reflections on “doing and understanding” based on Genetic Epistemologyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123613.pdf.txt001123613.pdf.txtExtracted Texttext/plain48973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225869/2/001123613.pdf.txtf5b52755f5cf021585deea8e0c450bafMD52ORIGINAL001123613.pdfTexto completoapplication/pdf753208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225869/1/001123613.pdfd8f2c1911c45db437483b980a669c565MD5110183/2258692021-09-19 04:36:00.291642oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225869Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-09-19T07:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Mathematically gifted students in Elementary School : reflections on “doing and understanding” based on Genetic Epistemology |
title |
Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética |
spellingShingle |
Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética Silva, Rodrigo Sychocki da Ações Construtivismo Educação básica Tomada de consciência Action Constructivism Mathematically gifted students Consciousness |
title_short |
Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética |
title_full |
Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética |
title_fullStr |
Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética |
title_full_unstemmed |
Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética |
title_sort |
Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética |
author |
Silva, Rodrigo Sychocki da |
author_facet |
Silva, Rodrigo Sychocki da Doering, Luisa Rodriguez |
author_role |
author |
author2 |
Doering, Luisa Rodriguez |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Sychocki da Doering, Luisa Rodriguez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ações Construtivismo Educação básica Tomada de consciência |
topic |
Ações Construtivismo Educação básica Tomada de consciência Action Constructivism Mathematically gifted students Consciousness |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Action Constructivism Mathematically gifted students Consciousness |
description |
O presente texto tem como propósito apresentar uma análise de uma atividade de matemática realizada no contexto do projeto de extensão “Atividades de Matemática para alunos com altas habilidades” ocorrido no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O projeto ocorreu durante todo o ano de 2018, onde os estudantes com Altas Habilidades, ou com interesse em Matemática, eram selecionados pelas equipes de apoio pedagógico das escolas e encaminhados para participar semanalmente das oficinas do projeto. As atividades foram construídas e organizadas por um grupo de quatro professores universitários e um estudante de graduação em Licenciatura em Matemática. Por meio de uma fundamentação teórica inspirada nas ideias de Jean Piaget fazemos a apresentação e análise da atividade “Soma Gigante” com um viés metodológico qualitativo, baseado no estudo de caso de uma produção de um estudante participante do projeto. A título de conclusão observamos que por meio de atividades desafiadoras e que mobilizam diferentes ações por parte dos sujeitos envolvidos constituiu-se um espaço com riqueza de ideias, argumentos e debates, os quais são elementos necessários para o aprendizado da Matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-18T04:48:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225869 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2447-5777 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001123613 |
identifier_str_mv |
2447-5777 001123613 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino & Multidisciplinariedade. São Luis, MA: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão. Vol. 5, n.1 (2019), p. 18 - 32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225869/2/001123613.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225869/1/001123613.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f5b52755f5cf021585deea8e0c450baf d8f2c1911c45db437483b980a669c565 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725111480877056 |