O sujeito da educação de jovens e adultos como reegresso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/108361 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo compreender os movimentos de idas e vindas de aluno/as da Educação de Jovens e Adultos, seus significados e repercussões. O estudo discute aspectos que influenciam estas idas e vindas. Nesse sentido, foram evidenciados fatores como o trabalho, a própria escola e a rotina diária como motivos recorrentes, tanto de desistência quanto de permanência, citados pelos reegressos da EJA entrevistados. Utilizou-se, para esta abordagem, fundamentação teórico-metodológica que possibilitou refletir sobre práticas pedagógicas, curriculares e políticas que, por não estabelecerem relação com as realidades do/as educando/as, dificultam o acesso escolar e a permanência. Por este motivo, o estudo proposto possibilitou (re)conhecer as necessidades e dificuldades encontradas pelos sujeitos da EJA em sua história de escolarização. A pesquisa foi realizada em Escola Pública Estadual, da Região Metropolitana de Porto Alegre-RS. Teve como público alvo 21 aluno/as. Foi utilizada, no processo de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada dirigida aos educando/as reegressos. Uma parte da pesquisa teve caráter quantitativo, evidenciando pontos característicos e motivos que levaram o sujeito a parar e retornar à escola, em algumas situações, mais de uma vez. Em outra parte foi utilizada uma análise qualitativa na qual foram produzidas interpretações de questões subjetivas que discutem a permanência, a desistência e os significados do contexto escolar para os/as educando/as da EJA. desistência e os significados do contexto escolar para os/as educando/as da EJA. Conclui-se que, mesmo com as dificuldades e necessidades encontradas pelos jovens e adultos, o caminho continua sendo percorrido por muitos/as aluno/as nas idas e vindas na/da escola, mas, ao mesmo tempo, tem-se que refletir, construir, questionar e propor estratégias que minimizem o processo de desistência e maximizem o processo de permanência na escola. |
id |
UFRGS-2_767d7b3bbf036a217fef05dc73f3cdaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108361 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Colares, Michael MarquesFiss, Dóris Maria Luzzardi2014-12-17T02:13:56Z2012http://hdl.handle.net/10183/108361000948527O presente trabalho tem por objetivo compreender os movimentos de idas e vindas de aluno/as da Educação de Jovens e Adultos, seus significados e repercussões. O estudo discute aspectos que influenciam estas idas e vindas. Nesse sentido, foram evidenciados fatores como o trabalho, a própria escola e a rotina diária como motivos recorrentes, tanto de desistência quanto de permanência, citados pelos reegressos da EJA entrevistados. Utilizou-se, para esta abordagem, fundamentação teórico-metodológica que possibilitou refletir sobre práticas pedagógicas, curriculares e políticas que, por não estabelecerem relação com as realidades do/as educando/as, dificultam o acesso escolar e a permanência. Por este motivo, o estudo proposto possibilitou (re)conhecer as necessidades e dificuldades encontradas pelos sujeitos da EJA em sua história de escolarização. A pesquisa foi realizada em Escola Pública Estadual, da Região Metropolitana de Porto Alegre-RS. Teve como público alvo 21 aluno/as. Foi utilizada, no processo de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada dirigida aos educando/as reegressos. Uma parte da pesquisa teve caráter quantitativo, evidenciando pontos característicos e motivos que levaram o sujeito a parar e retornar à escola, em algumas situações, mais de uma vez. Em outra parte foi utilizada uma análise qualitativa na qual foram produzidas interpretações de questões subjetivas que discutem a permanência, a desistência e os significados do contexto escolar para os/as educando/as da EJA. desistência e os significados do contexto escolar para os/as educando/as da EJA. Conclui-se que, mesmo com as dificuldades e necessidades encontradas pelos jovens e adultos, o caminho continua sendo percorrido por muitos/as aluno/as nas idas e vindas na/da escola, mas, ao mesmo tempo, tem-se que refletir, construir, questionar e propor estratégias que minimizem o processo de desistência e maximizem o processo de permanência na escola.application/pdfporEducação de jovens e adultosEvasão escolarPermanência na escolaO sujeito da educação de jovens e adultos como reegressoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948527.pdf000948527.pdfTexto completoapplication/pdf18782518http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108361/1/000948527.pdf1d230fd2eac82a9e292d2396d8d3ada7MD51TEXT000948527.pdf.txt000948527.pdf.txtExtracted Texttext/plain99696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108361/2/000948527.pdf.txt3b76420b468f9bc61d2506cdd1445e9dMD52THUMBNAIL000948527.pdf.jpg000948527.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108361/3/000948527.pdf.jpgfaf7987f11ab297661a848497933c14bMD5310183/1083612018-10-22 09:18:35.56oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108361Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:18:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O sujeito da educação de jovens e adultos como reegresso |
title |
O sujeito da educação de jovens e adultos como reegresso |
spellingShingle |
O sujeito da educação de jovens e adultos como reegresso Colares, Michael Marques Educação de jovens e adultos Evasão escolar Permanência na escola |
title_short |
O sujeito da educação de jovens e adultos como reegresso |
title_full |
O sujeito da educação de jovens e adultos como reegresso |
title_fullStr |
O sujeito da educação de jovens e adultos como reegresso |
title_full_unstemmed |
O sujeito da educação de jovens e adultos como reegresso |
title_sort |
O sujeito da educação de jovens e adultos como reegresso |
author |
Colares, Michael Marques |
author_facet |
Colares, Michael Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colares, Michael Marques |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fiss, Dóris Maria Luzzardi |
contributor_str_mv |
Fiss, Dóris Maria Luzzardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Evasão escolar Permanência na escola |
topic |
Educação de jovens e adultos Evasão escolar Permanência na escola |
description |
O presente trabalho tem por objetivo compreender os movimentos de idas e vindas de aluno/as da Educação de Jovens e Adultos, seus significados e repercussões. O estudo discute aspectos que influenciam estas idas e vindas. Nesse sentido, foram evidenciados fatores como o trabalho, a própria escola e a rotina diária como motivos recorrentes, tanto de desistência quanto de permanência, citados pelos reegressos da EJA entrevistados. Utilizou-se, para esta abordagem, fundamentação teórico-metodológica que possibilitou refletir sobre práticas pedagógicas, curriculares e políticas que, por não estabelecerem relação com as realidades do/as educando/as, dificultam o acesso escolar e a permanência. Por este motivo, o estudo proposto possibilitou (re)conhecer as necessidades e dificuldades encontradas pelos sujeitos da EJA em sua história de escolarização. A pesquisa foi realizada em Escola Pública Estadual, da Região Metropolitana de Porto Alegre-RS. Teve como público alvo 21 aluno/as. Foi utilizada, no processo de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada dirigida aos educando/as reegressos. Uma parte da pesquisa teve caráter quantitativo, evidenciando pontos característicos e motivos que levaram o sujeito a parar e retornar à escola, em algumas situações, mais de uma vez. Em outra parte foi utilizada uma análise qualitativa na qual foram produzidas interpretações de questões subjetivas que discutem a permanência, a desistência e os significados do contexto escolar para os/as educando/as da EJA. desistência e os significados do contexto escolar para os/as educando/as da EJA. Conclui-se que, mesmo com as dificuldades e necessidades encontradas pelos jovens e adultos, o caminho continua sendo percorrido por muitos/as aluno/as nas idas e vindas na/da escola, mas, ao mesmo tempo, tem-se que refletir, construir, questionar e propor estratégias que minimizem o processo de desistência e maximizem o processo de permanência na escola. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T02:13:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/108361 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000948527 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/108361 |
identifier_str_mv |
000948527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108361/1/000948527.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108361/2/000948527.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108361/3/000948527.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1d230fd2eac82a9e292d2396d8d3ada7 3b76420b468f9bc61d2506cdd1445e9d faf7987f11ab297661a848497933c14b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447137903706112 |