O sujeito da educação de jovens e adultos como reegresso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colares, Michael Marques
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108361
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender os movimentos de idas e vindas de aluno/as da Educação de Jovens e Adultos, seus significados e repercussões. O estudo discute aspectos que influenciam estas idas e vindas. Nesse sentido, foram evidenciados fatores como o trabalho, a própria escola e a rotina diária como motivos recorrentes, tanto de desistência quanto de permanência, citados pelos reegressos da EJA entrevistados. Utilizou-se, para esta abordagem, fundamentação teórico-metodológica que possibilitou refletir sobre práticas pedagógicas, curriculares e políticas que, por não estabelecerem relação com as realidades do/as educando/as, dificultam o acesso escolar e a permanência. Por este motivo, o estudo proposto possibilitou (re)conhecer as necessidades e dificuldades encontradas pelos sujeitos da EJA em sua história de escolarização. A pesquisa foi realizada em Escola Pública Estadual, da Região Metropolitana de Porto Alegre-RS. Teve como público alvo 21 aluno/as. Foi utilizada, no processo de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada dirigida aos educando/as reegressos. Uma parte da pesquisa teve caráter quantitativo, evidenciando pontos característicos e motivos que levaram o sujeito a parar e retornar à escola, em algumas situações, mais de uma vez. Em outra parte foi utilizada uma análise qualitativa na qual foram produzidas interpretações de questões subjetivas que discutem a permanência, a desistência e os significados do contexto escolar para os/as educando/as da EJA. desistência e os significados do contexto escolar para os/as educando/as da EJA. Conclui-se que, mesmo com as dificuldades e necessidades encontradas pelos jovens e adultos, o caminho continua sendo percorrido por muitos/as aluno/as nas idas e vindas na/da escola, mas, ao mesmo tempo, tem-se que refletir, construir, questionar e propor estratégias que minimizem o processo de desistência e maximizem o processo de permanência na escola.
id UFRGS-2_767d7b3bbf036a217fef05dc73f3cdaf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108361
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Colares, Michael MarquesFiss, Dóris Maria Luzzardi2014-12-17T02:13:56Z2012http://hdl.handle.net/10183/108361000948527O presente trabalho tem por objetivo compreender os movimentos de idas e vindas de aluno/as da Educação de Jovens e Adultos, seus significados e repercussões. O estudo discute aspectos que influenciam estas idas e vindas. Nesse sentido, foram evidenciados fatores como o trabalho, a própria escola e a rotina diária como motivos recorrentes, tanto de desistência quanto de permanência, citados pelos reegressos da EJA entrevistados. Utilizou-se, para esta abordagem, fundamentação teórico-metodológica que possibilitou refletir sobre práticas pedagógicas, curriculares e políticas que, por não estabelecerem relação com as realidades do/as educando/as, dificultam o acesso escolar e a permanência. Por este motivo, o estudo proposto possibilitou (re)conhecer as necessidades e dificuldades encontradas pelos sujeitos da EJA em sua história de escolarização. A pesquisa foi realizada em Escola Pública Estadual, da Região Metropolitana de Porto Alegre-RS. Teve como público alvo 21 aluno/as. Foi utilizada, no processo de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada dirigida aos educando/as reegressos. Uma parte da pesquisa teve caráter quantitativo, evidenciando pontos característicos e motivos que levaram o sujeito a parar e retornar à escola, em algumas situações, mais de uma vez. Em outra parte foi utilizada uma análise qualitativa na qual foram produzidas interpretações de questões subjetivas que discutem a permanência, a desistência e os significados do contexto escolar para os/as educando/as da EJA. desistência e os significados do contexto escolar para os/as educando/as da EJA. Conclui-se que, mesmo com as dificuldades e necessidades encontradas pelos jovens e adultos, o caminho continua sendo percorrido por muitos/as aluno/as nas idas e vindas na/da escola, mas, ao mesmo tempo, tem-se que refletir, construir, questionar e propor estratégias que minimizem o processo de desistência e maximizem o processo de permanência na escola.application/pdfporEducação de jovens e adultosEvasão escolarPermanência na escolaO sujeito da educação de jovens e adultos como reegressoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948527.pdf000948527.pdfTexto completoapplication/pdf18782518http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108361/1/000948527.pdf1d230fd2eac82a9e292d2396d8d3ada7MD51TEXT000948527.pdf.txt000948527.pdf.txtExtracted Texttext/plain99696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108361/2/000948527.pdf.txt3b76420b468f9bc61d2506cdd1445e9dMD52THUMBNAIL000948527.pdf.jpg000948527.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108361/3/000948527.pdf.jpgfaf7987f11ab297661a848497933c14bMD5310183/1083612018-10-22 09:18:35.56oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108361Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:18:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O sujeito da educação de jovens e adultos como reegresso
title O sujeito da educação de jovens e adultos como reegresso
spellingShingle O sujeito da educação de jovens e adultos como reegresso
Colares, Michael Marques
Educação de jovens e adultos
Evasão escolar
Permanência na escola
title_short O sujeito da educação de jovens e adultos como reegresso
title_full O sujeito da educação de jovens e adultos como reegresso
title_fullStr O sujeito da educação de jovens e adultos como reegresso
title_full_unstemmed O sujeito da educação de jovens e adultos como reegresso
title_sort O sujeito da educação de jovens e adultos como reegresso
author Colares, Michael Marques
author_facet Colares, Michael Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colares, Michael Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fiss, Dóris Maria Luzzardi
contributor_str_mv Fiss, Dóris Maria Luzzardi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Evasão escolar
Permanência na escola
topic Educação de jovens e adultos
Evasão escolar
Permanência na escola
description O presente trabalho tem por objetivo compreender os movimentos de idas e vindas de aluno/as da Educação de Jovens e Adultos, seus significados e repercussões. O estudo discute aspectos que influenciam estas idas e vindas. Nesse sentido, foram evidenciados fatores como o trabalho, a própria escola e a rotina diária como motivos recorrentes, tanto de desistência quanto de permanência, citados pelos reegressos da EJA entrevistados. Utilizou-se, para esta abordagem, fundamentação teórico-metodológica que possibilitou refletir sobre práticas pedagógicas, curriculares e políticas que, por não estabelecerem relação com as realidades do/as educando/as, dificultam o acesso escolar e a permanência. Por este motivo, o estudo proposto possibilitou (re)conhecer as necessidades e dificuldades encontradas pelos sujeitos da EJA em sua história de escolarização. A pesquisa foi realizada em Escola Pública Estadual, da Região Metropolitana de Porto Alegre-RS. Teve como público alvo 21 aluno/as. Foi utilizada, no processo de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada dirigida aos educando/as reegressos. Uma parte da pesquisa teve caráter quantitativo, evidenciando pontos característicos e motivos que levaram o sujeito a parar e retornar à escola, em algumas situações, mais de uma vez. Em outra parte foi utilizada uma análise qualitativa na qual foram produzidas interpretações de questões subjetivas que discutem a permanência, a desistência e os significados do contexto escolar para os/as educando/as da EJA. desistência e os significados do contexto escolar para os/as educando/as da EJA. Conclui-se que, mesmo com as dificuldades e necessidades encontradas pelos jovens e adultos, o caminho continua sendo percorrido por muitos/as aluno/as nas idas e vindas na/da escola, mas, ao mesmo tempo, tem-se que refletir, construir, questionar e propor estratégias que minimizem o processo de desistência e maximizem o processo de permanência na escola.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T02:13:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/108361
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000948527
url http://hdl.handle.net/10183/108361
identifier_str_mv 000948527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108361/1/000948527.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108361/2/000948527.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108361/3/000948527.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d230fd2eac82a9e292d2396d8d3ada7
3b76420b468f9bc61d2506cdd1445e9d
faf7987f11ab297661a848497933c14b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447137903706112