Entre a evasão e a permanência: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Beatriz Lara Kastrup dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71628
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é um Relato de Experiência baseado na experiência vivenciada, por meio de imersão, em sala de aula da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, em escola-campo localizada na periferia de Guarulhos, a partir do Programa de Residência Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos (PRPEJA) ofertado pela Universidade Federal de São Paulo. A finalidade é refletir e analisar sobre a evasão e permanência de educandos no interior da modalidade. De modo a complementar o estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema - considerando a história da EJA no Brasil, o perfil dos sujeitos que frequentam a escola nesta modalidade, assim como políticas públicas voltadas para este segmento – com o objetivo de discorrer acerca da evasão e permanência de estudantes na Educação de Jovens e Adultos, interesse despertado no processo de imersão. Como resultado da imersão e da análise das atividades desenvolvidas em campo, é possível afirmar que a EJA é uma experiência singular, motivo pelo qual se devem respeitar suas particularidades e a realidade do sujeito inserido.
id UFSP_b37d6ca4cdc9cc6c203c88c5a8618cbf
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71628
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Entre a evasão e a permanência: um relato de experiência na Educação de Jovens e AdultosBETWEEN EVASION AND PERMANENCE: An experience report on Youth and Adult EducationEducação de Jovens e AdultosEJAEvasãoPermanência estudantilEste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é um Relato de Experiência baseado na experiência vivenciada, por meio de imersão, em sala de aula da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, em escola-campo localizada na periferia de Guarulhos, a partir do Programa de Residência Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos (PRPEJA) ofertado pela Universidade Federal de São Paulo. A finalidade é refletir e analisar sobre a evasão e permanência de educandos no interior da modalidade. De modo a complementar o estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema - considerando a história da EJA no Brasil, o perfil dos sujeitos que frequentam a escola nesta modalidade, assim como políticas públicas voltadas para este segmento – com o objetivo de discorrer acerca da evasão e permanência de estudantes na Educação de Jovens e Adultos, interesse despertado no processo de imersão. Como resultado da imersão e da análise das atividades desenvolvidas em campo, é possível afirmar que a EJA é uma experiência singular, motivo pelo qual se devem respeitar suas particularidades e a realidade do sujeito inserido.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloAbreu, Cláudia Barcelos de Mourahttp://lattes.cnpq.br/3114393461757020Santos, Beatriz Lara Kastrup dos2024-08-20T21:52:51Z2024-08-20T21:52:51Z2024-08-15info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion40 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/71628porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-21T16:27:26Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71628Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-21T16:27:26Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a evasão e a permanência: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
BETWEEN EVASION AND PERMANENCE: An experience report on Youth and Adult Education
title Entre a evasão e a permanência: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Entre a evasão e a permanência: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
Santos, Beatriz Lara Kastrup dos
Educação de Jovens e Adultos
EJA
Evasão
Permanência estudantil
title_short Entre a evasão e a permanência: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
title_full Entre a evasão e a permanência: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Entre a evasão e a permanência: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Entre a evasão e a permanência: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
title_sort Entre a evasão e a permanência: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
author Santos, Beatriz Lara Kastrup dos
author_facet Santos, Beatriz Lara Kastrup dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Cláudia Barcelos de Moura
http://lattes.cnpq.br/3114393461757020
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Beatriz Lara Kastrup dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
EJA
Evasão
Permanência estudantil
topic Educação de Jovens e Adultos
EJA
Evasão
Permanência estudantil
description Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é um Relato de Experiência baseado na experiência vivenciada, por meio de imersão, em sala de aula da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, em escola-campo localizada na periferia de Guarulhos, a partir do Programa de Residência Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos (PRPEJA) ofertado pela Universidade Federal de São Paulo. A finalidade é refletir e analisar sobre a evasão e permanência de educandos no interior da modalidade. De modo a complementar o estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema - considerando a história da EJA no Brasil, o perfil dos sujeitos que frequentam a escola nesta modalidade, assim como políticas públicas voltadas para este segmento – com o objetivo de discorrer acerca da evasão e permanência de estudantes na Educação de Jovens e Adultos, interesse despertado no processo de imersão. Como resultado da imersão e da análise das atividades desenvolvidas em campo, é possível afirmar que a EJA é uma experiência singular, motivo pelo qual se devem respeitar suas particularidades e a realidade do sujeito inserido.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-20T21:52:51Z
2024-08-20T21:52:51Z
2024-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11600/71628
url https://hdl.handle.net/11600/71628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 40 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268398214840321