A recuperação de serviços como ferramenta de relacionamento e seu impacto na confiança e lealdade dos clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristiane Pizzutti dos
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Fernandes, Daniel Von der Heyde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20535
Resumo: O objetivo central deste trabalho é examinar a recuperação de serviços sob uma perspectiva estratégica, como ferramenta de relacionamento. Para tanto, foi proposto e testado um modelo teórico, com foco nos inter-relacionamentos entre avaliações específi cas do processo de reclamação, confi ança, custo de mudança, valor e lealdade do consumidor. Os resultados indicam que a formação de confi ança e lealdade do consumidor é afetada pela forma como as reclamações são resolvidas. As percepções de justiça afetaram a satisfação com o gerenciamento da reclamação. A confi ança do consumidor foi fortemente infl uenciada pela satisfação pós-reclamação. Por fi m, tanto a intenção de recompra como a comunicação boca-a-boca foram infl uenciadas por confi ança, satisfação e valor percebido. Os custos de mudança não moderaram as relações entre satisfação, confi ança e lealdade, e demonstraram ter baixa infl uência nas intenções de recompra, indicando que a criação de mecanismos que difi cultem a saída do cliente não é sufi ciente para mantê-lo, e que e um gerenciamento adequado da reclamação pode ser uma ferramenta efi caz para desenvolver relacionamentos de longo prazo.
id UFRGS-2_76b0ad771ac966e14def28ce4d50e380
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20535
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Cristiane Pizzutti dosFernandes, Daniel Von der Heyde2010-04-16T09:15:21Z20080034-7590http://hdl.handle.net/10183/20535000627242O objetivo central deste trabalho é examinar a recuperação de serviços sob uma perspectiva estratégica, como ferramenta de relacionamento. Para tanto, foi proposto e testado um modelo teórico, com foco nos inter-relacionamentos entre avaliações específi cas do processo de reclamação, confi ança, custo de mudança, valor e lealdade do consumidor. Os resultados indicam que a formação de confi ança e lealdade do consumidor é afetada pela forma como as reclamações são resolvidas. As percepções de justiça afetaram a satisfação com o gerenciamento da reclamação. A confi ança do consumidor foi fortemente infl uenciada pela satisfação pós-reclamação. Por fi m, tanto a intenção de recompra como a comunicação boca-a-boca foram infl uenciadas por confi ança, satisfação e valor percebido. Os custos de mudança não moderaram as relações entre satisfação, confi ança e lealdade, e demonstraram ter baixa infl uência nas intenções de recompra, indicando que a criação de mecanismos que difi cultem a saída do cliente não é sufi ciente para mantê-lo, e que e um gerenciamento adequado da reclamação pode ser uma ferramenta efi caz para desenvolver relacionamentos de longo prazo.The main goal of this paper is to examine service recovery under a strategic perspective, as a relationship tool. A theoretical model has been proposed and tested, with focus on interrelationships among specifi c evaluations of complaint process, trust, switching costs, perceived value, and loyalty. The fi ndings indicate that customer trust and loyalty are affected by the way complaints are resolved. Perceptions of justice affected satisfaction with complaint management. Consumer trust is strongly infl uenced by post-complaint satisfaction. Finally, both intentions of repurchase and word-of-mouth communication were infl uenced by trust, satisfaction and perceived value. Switching costs did not moderate the relationships between satisfaction, trust and loyalty, and demonstrated to have low infl uence on intentions of repurchase. Therefore, the creation of mechanisms that inhibit customers’ exit is not enough keep them, and an adequate complaint management may be an effi cient tool to develop long-termed relationships.application/pdfporRevista de administração de empresas. São Paulo. Vol. 48, n. 1 (jan./mar. 2008), p. 10-24Marketing de relacionamentoCliente : FidelidadeComportamento do consumidorConfiançaMarketing de serviçosSatisfação do consumidorService recoveryLoyaltyTrustSatisfactionCustomer relationshipA recuperação de serviços como ferramenta de relacionamento e seu impacto na confiança e lealdade dos clientesService recovery as a relationship tool and its impact on customer trust and loyalty info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000627242.pdf.txt000627242.pdf.txtExtracted Texttext/plain66134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20535/2/000627242.pdf.txt22afb8ef01d1a991168910785a9ad8e4MD52ORIGINAL000627242.pdf000627242.pdfTexto completoapplication/pdf264701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20535/1/000627242.pdf2fb580be798616ada859a145d2b55a3cMD51THUMBNAIL000627242.pdf.jpg000627242.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20535/3/000627242.pdf.jpg4c7cf4585630da3465d5cfdfdbf9cccfMD5310183/205352018-10-08 09:28:03.302oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20535Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:28:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A recuperação de serviços como ferramenta de relacionamento e seu impacto na confiança e lealdade dos clientes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Service recovery as a relationship tool and its impact on customer trust and loyalty
title A recuperação de serviços como ferramenta de relacionamento e seu impacto na confiança e lealdade dos clientes
spellingShingle A recuperação de serviços como ferramenta de relacionamento e seu impacto na confiança e lealdade dos clientes
Santos, Cristiane Pizzutti dos
Marketing de relacionamento
Cliente : Fidelidade
Comportamento do consumidor
Confiança
Marketing de serviços
Satisfação do consumidor
Service recovery
Loyalty
Trust
Satisfaction
Customer relationship
title_short A recuperação de serviços como ferramenta de relacionamento e seu impacto na confiança e lealdade dos clientes
title_full A recuperação de serviços como ferramenta de relacionamento e seu impacto na confiança e lealdade dos clientes
title_fullStr A recuperação de serviços como ferramenta de relacionamento e seu impacto na confiança e lealdade dos clientes
title_full_unstemmed A recuperação de serviços como ferramenta de relacionamento e seu impacto na confiança e lealdade dos clientes
title_sort A recuperação de serviços como ferramenta de relacionamento e seu impacto na confiança e lealdade dos clientes
author Santos, Cristiane Pizzutti dos
author_facet Santos, Cristiane Pizzutti dos
Fernandes, Daniel Von der Heyde
author_role author
author2 Fernandes, Daniel Von der Heyde
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
Fernandes, Daniel Von der Heyde
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Cliente : Fidelidade
Comportamento do consumidor
Confiança
Marketing de serviços
Satisfação do consumidor
topic Marketing de relacionamento
Cliente : Fidelidade
Comportamento do consumidor
Confiança
Marketing de serviços
Satisfação do consumidor
Service recovery
Loyalty
Trust
Satisfaction
Customer relationship
dc.subject.eng.fl_str_mv Service recovery
Loyalty
Trust
Satisfaction
Customer relationship
description O objetivo central deste trabalho é examinar a recuperação de serviços sob uma perspectiva estratégica, como ferramenta de relacionamento. Para tanto, foi proposto e testado um modelo teórico, com foco nos inter-relacionamentos entre avaliações específi cas do processo de reclamação, confi ança, custo de mudança, valor e lealdade do consumidor. Os resultados indicam que a formação de confi ança e lealdade do consumidor é afetada pela forma como as reclamações são resolvidas. As percepções de justiça afetaram a satisfação com o gerenciamento da reclamação. A confi ança do consumidor foi fortemente infl uenciada pela satisfação pós-reclamação. Por fi m, tanto a intenção de recompra como a comunicação boca-a-boca foram infl uenciadas por confi ança, satisfação e valor percebido. Os custos de mudança não moderaram as relações entre satisfação, confi ança e lealdade, e demonstraram ter baixa infl uência nas intenções de recompra, indicando que a criação de mecanismos que difi cultem a saída do cliente não é sufi ciente para mantê-lo, e que e um gerenciamento adequado da reclamação pode ser uma ferramenta efi caz para desenvolver relacionamentos de longo prazo.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:15:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/20535
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7590
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000627242
identifier_str_mv 0034-7590
000627242
url http://hdl.handle.net/10183/20535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de administração de empresas. São Paulo. Vol. 48, n. 1 (jan./mar. 2008), p. 10-24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20535/2/000627242.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20535/1/000627242.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20535/3/000627242.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 22afb8ef01d1a991168910785a9ad8e4
2fb580be798616ada859a145d2b55a3c
4c7cf4585630da3465d5cfdfdbf9cccf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224707100377088