Em busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235185 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo conceituar e definir o espaço de autuação do Produtor de Impacto na área do audiovisual, a partir da articulação dos conceitos de Design de Audiência e Distribuição de Impacto e, além disso, identificar relações e pontos de intersecção dos saberes e atividades desse profissional com a área de Relações Públicas, que pode ter na Produção de Impacto um novo campo de atuação. Para isso, foram utilizados os métodos de Pesquisa Bibliográfica e Análise de Conteúdo acerca dos conceitos relacionados, buscando interfaces entre estes e suas metodologias. No segundo capítulo deste estudo, são retomados pontos de destaque no desenvolvimento histórico do mercado cinematográfico no Brasil, os recursos e ferramentas do eixo de Distribuição de filmes e a aproximação com o conceito de Distribuição de Impacto. No terceiro capítulo, são abordadas algumas práticas de audiência brasileira, as Relações Públicas como elo entre organizações e seus públicos e o conceito de Design de Audiência e suas metodologias. No quarto capítulo, é apresentado o Produtor de Impacto, sua conceituação e a relavância da articulação entre os conceitos previamente apresentados, bem como apontamentos de organizações, empresas, profissionais e iniciativas de fomento ao trabalho do Produtor de Impacto presentes no mercado. |
id |
UFRGS-2_76c84c6d742b0eb8df24f627b4b875e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235185 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moura, Ana Luísa Fabris deRossini, Miriam de SouzaRibeiro, Carlos Eduardo da Silva2022-02-16T04:30:36Z2021http://hdl.handle.net/10183/235185001136655Este trabalho tem como objetivo conceituar e definir o espaço de autuação do Produtor de Impacto na área do audiovisual, a partir da articulação dos conceitos de Design de Audiência e Distribuição de Impacto e, além disso, identificar relações e pontos de intersecção dos saberes e atividades desse profissional com a área de Relações Públicas, que pode ter na Produção de Impacto um novo campo de atuação. Para isso, foram utilizados os métodos de Pesquisa Bibliográfica e Análise de Conteúdo acerca dos conceitos relacionados, buscando interfaces entre estes e suas metodologias. No segundo capítulo deste estudo, são retomados pontos de destaque no desenvolvimento histórico do mercado cinematográfico no Brasil, os recursos e ferramentas do eixo de Distribuição de filmes e a aproximação com o conceito de Distribuição de Impacto. No terceiro capítulo, são abordadas algumas práticas de audiência brasileira, as Relações Públicas como elo entre organizações e seus públicos e o conceito de Design de Audiência e suas metodologias. No quarto capítulo, é apresentado o Produtor de Impacto, sua conceituação e a relavância da articulação entre os conceitos previamente apresentados, bem como apontamentos de organizações, empresas, profissionais e iniciativas de fomento ao trabalho do Produtor de Impacto presentes no mercado.This paper aims to conceptualize and define de role of the Impact Producer in the audiovisual area, from the articulation of the concepts of Audience Desing and Impact Distribution. Furthermore, identify relations and points of intersection between the knowledge and activities of this professional and the area of Public Relations, which may find a new field of operatio in the Impact Production. For this, the methods of Bibliographic Research and Content Analysis about the related concepts were used, seeking interfaces between these and their methodologies. In the second chapter of the study, we review highlights of the historical development of the film market inBrazil, the resources and tools of the film Distribution field, and the approach to the concept of Impact Distribution. The third chapter discusses some practices of the Brazilian audience, Public Relations as a link between organizations and their publics, and de concept of Audience Design and its methodologies. In the fourth chapter, the Impact Producer is presented, its conceptualization and the relevance of the articulation between the concepts previously presented, as well as indications of organizations, companies, professionals and initiatives to promote the role of the Impact Producer present in the market.application/pdfporIndústria cinematográficaAudiência (Comunicação)Relações públicasAudienceDistributionPublic relationsEm busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136655.pdf.txt001136655.pdf.txtExtracted Texttext/plain135345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235185/2/001136655.pdf.txt850dda8180dc91c315e9d29fe9a4c4e6MD52ORIGINAL001136655.pdfTexto completoapplication/pdf1903200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235185/1/001136655.pdfb846fdc0ce1bc14e92959cc511c86fc2MD5110183/2351852022-02-22 04:52:11.942623oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235185Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:52:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Em busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicas |
title |
Em busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicas |
spellingShingle |
Em busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicas Moura, Ana Luísa Fabris de Indústria cinematográfica Audiência (Comunicação) Relações públicas Audience Distribution Public relations |
title_short |
Em busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicas |
title_full |
Em busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicas |
title_fullStr |
Em busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicas |
title_full_unstemmed |
Em busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicas |
title_sort |
Em busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicas |
author |
Moura, Ana Luísa Fabris de |
author_facet |
Moura, Ana Luísa Fabris de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Ana Luísa Fabris de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rossini, Miriam de Souza |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Ribeiro, Carlos Eduardo da Silva |
contributor_str_mv |
Rossini, Miriam de Souza Ribeiro, Carlos Eduardo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria cinematográfica Audiência (Comunicação) Relações públicas |
topic |
Indústria cinematográfica Audiência (Comunicação) Relações públicas Audience Distribution Public relations |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Audience Distribution Public relations |
description |
Este trabalho tem como objetivo conceituar e definir o espaço de autuação do Produtor de Impacto na área do audiovisual, a partir da articulação dos conceitos de Design de Audiência e Distribuição de Impacto e, além disso, identificar relações e pontos de intersecção dos saberes e atividades desse profissional com a área de Relações Públicas, que pode ter na Produção de Impacto um novo campo de atuação. Para isso, foram utilizados os métodos de Pesquisa Bibliográfica e Análise de Conteúdo acerca dos conceitos relacionados, buscando interfaces entre estes e suas metodologias. No segundo capítulo deste estudo, são retomados pontos de destaque no desenvolvimento histórico do mercado cinematográfico no Brasil, os recursos e ferramentas do eixo de Distribuição de filmes e a aproximação com o conceito de Distribuição de Impacto. No terceiro capítulo, são abordadas algumas práticas de audiência brasileira, as Relações Públicas como elo entre organizações e seus públicos e o conceito de Design de Audiência e suas metodologias. No quarto capítulo, é apresentado o Produtor de Impacto, sua conceituação e a relavância da articulação entre os conceitos previamente apresentados, bem como apontamentos de organizações, empresas, profissionais e iniciativas de fomento ao trabalho do Produtor de Impacto presentes no mercado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T04:30:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/235185 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001136655 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/235185 |
identifier_str_mv |
001136655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235185/2/001136655.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235185/1/001136655.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
850dda8180dc91c315e9d29fe9a4c4e6 b846fdc0ce1bc14e92959cc511c86fc2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224621284917248 |