Em busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Ana Luísa Fabris de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235185
Resumo: Este trabalho tem como objetivo conceituar e definir o espaço de autuação do Produtor de Impacto na área do audiovisual, a partir da articulação dos conceitos de Design de Audiência e Distribuição de Impacto e, além disso, identificar relações e pontos de intersecção dos saberes e atividades desse profissional com a área de Relações Públicas, que pode ter na Produção de Impacto um novo campo de atuação. Para isso, foram utilizados os métodos de Pesquisa Bibliográfica e Análise de Conteúdo acerca dos conceitos relacionados, buscando interfaces entre estes e suas metodologias. No segundo capítulo deste estudo, são retomados pontos de destaque no desenvolvimento histórico do mercado cinematográfico no Brasil, os recursos e ferramentas do eixo de Distribuição de filmes e a aproximação com o conceito de Distribuição de Impacto. No terceiro capítulo, são abordadas algumas práticas de audiência brasileira, as Relações Públicas como elo entre organizações e seus públicos e o conceito de Design de Audiência e suas metodologias. No quarto capítulo, é apresentado o Produtor de Impacto, sua conceituação e a relavância da articulação entre os conceitos previamente apresentados, bem como apontamentos de organizações, empresas, profissionais e iniciativas de fomento ao trabalho do Produtor de Impacto presentes no mercado.
id UFRGS-2_76c84c6d742b0eb8df24f627b4b875e3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235185
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moura, Ana Luísa Fabris deRossini, Miriam de SouzaRibeiro, Carlos Eduardo da Silva2022-02-16T04:30:36Z2021http://hdl.handle.net/10183/235185001136655Este trabalho tem como objetivo conceituar e definir o espaço de autuação do Produtor de Impacto na área do audiovisual, a partir da articulação dos conceitos de Design de Audiência e Distribuição de Impacto e, além disso, identificar relações e pontos de intersecção dos saberes e atividades desse profissional com a área de Relações Públicas, que pode ter na Produção de Impacto um novo campo de atuação. Para isso, foram utilizados os métodos de Pesquisa Bibliográfica e Análise de Conteúdo acerca dos conceitos relacionados, buscando interfaces entre estes e suas metodologias. No segundo capítulo deste estudo, são retomados pontos de destaque no desenvolvimento histórico do mercado cinematográfico no Brasil, os recursos e ferramentas do eixo de Distribuição de filmes e a aproximação com o conceito de Distribuição de Impacto. No terceiro capítulo, são abordadas algumas práticas de audiência brasileira, as Relações Públicas como elo entre organizações e seus públicos e o conceito de Design de Audiência e suas metodologias. No quarto capítulo, é apresentado o Produtor de Impacto, sua conceituação e a relavância da articulação entre os conceitos previamente apresentados, bem como apontamentos de organizações, empresas, profissionais e iniciativas de fomento ao trabalho do Produtor de Impacto presentes no mercado.This paper aims to conceptualize and define de role of the Impact Producer in the audiovisual area, from the articulation of the concepts of Audience Desing and Impact Distribution. Furthermore, identify relations and points of intersection between the knowledge and activities of this professional and the area of Public Relations, which may find a new field of operatio in the Impact Production. For this, the methods of Bibliographic Research and Content Analysis about the related concepts were used, seeking interfaces between these and their methodologies. In the second chapter of the study, we review highlights of the historical development of the film market inBrazil, the resources and tools of the film Distribution field, and the approach to the concept of Impact Distribution. The third chapter discusses some practices of the Brazilian audience, Public Relations as a link between organizations and their publics, and de concept of Audience Design and its methodologies. In the fourth chapter, the Impact Producer is presented, its conceptualization and the relevance of the articulation between the concepts previously presented, as well as indications of organizations, companies, professionals and initiatives to promote the role of the Impact Producer present in the market.application/pdfporIndústria cinematográficaAudiência (Comunicação)Relações públicasAudienceDistributionPublic relationsEm busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136655.pdf.txt001136655.pdf.txtExtracted Texttext/plain135345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235185/2/001136655.pdf.txt850dda8180dc91c315e9d29fe9a4c4e6MD52ORIGINAL001136655.pdfTexto completoapplication/pdf1903200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235185/1/001136655.pdfb846fdc0ce1bc14e92959cc511c86fc2MD5110183/2351852022-02-22 04:52:11.942623oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235185Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:52:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Em busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicas
title Em busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicas
spellingShingle Em busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicas
Moura, Ana Luísa Fabris de
Indústria cinematográfica
Audiência (Comunicação)
Relações públicas
Audience
Distribution
Public relations
title_short Em busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicas
title_full Em busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicas
title_fullStr Em busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicas
title_full_unstemmed Em busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicas
title_sort Em busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicas
author Moura, Ana Luísa Fabris de
author_facet Moura, Ana Luísa Fabris de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Ana Luísa Fabris de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rossini, Miriam de Souza
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ribeiro, Carlos Eduardo da Silva
contributor_str_mv Rossini, Miriam de Souza
Ribeiro, Carlos Eduardo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria cinematográfica
Audiência (Comunicação)
Relações públicas
topic Indústria cinematográfica
Audiência (Comunicação)
Relações públicas
Audience
Distribution
Public relations
dc.subject.eng.fl_str_mv Audience
Distribution
Public relations
description Este trabalho tem como objetivo conceituar e definir o espaço de autuação do Produtor de Impacto na área do audiovisual, a partir da articulação dos conceitos de Design de Audiência e Distribuição de Impacto e, além disso, identificar relações e pontos de intersecção dos saberes e atividades desse profissional com a área de Relações Públicas, que pode ter na Produção de Impacto um novo campo de atuação. Para isso, foram utilizados os métodos de Pesquisa Bibliográfica e Análise de Conteúdo acerca dos conceitos relacionados, buscando interfaces entre estes e suas metodologias. No segundo capítulo deste estudo, são retomados pontos de destaque no desenvolvimento histórico do mercado cinematográfico no Brasil, os recursos e ferramentas do eixo de Distribuição de filmes e a aproximação com o conceito de Distribuição de Impacto. No terceiro capítulo, são abordadas algumas práticas de audiência brasileira, as Relações Públicas como elo entre organizações e seus públicos e o conceito de Design de Audiência e suas metodologias. No quarto capítulo, é apresentado o Produtor de Impacto, sua conceituação e a relavância da articulação entre os conceitos previamente apresentados, bem como apontamentos de organizações, empresas, profissionais e iniciativas de fomento ao trabalho do Produtor de Impacto presentes no mercado.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T04:30:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235185
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136655
url http://hdl.handle.net/10183/235185
identifier_str_mv 001136655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235185/2/001136655.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235185/1/001136655.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 850dda8180dc91c315e9d29fe9a4c4e6
b846fdc0ce1bc14e92959cc511c86fc2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224621284917248