Comparação da Teoria Clássica dos Testes com a Teoria de Resposta ao Item aplicado ao subteste semelhanças da WASI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Fernanda Maciel de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/24863
Resumo: O presente artigo é resultante de uma pesquisa que teve por objetivo analisar os itens do subteste Semelhanças da Escala de Inteligência Wechsler Abreviada (WASI). Os itens foram analisados através da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI) a partir das quais foram obtidos a ordenação e classificação dos mesmos de acordo com o seu parâmetro de dificuldade. Também foram estabelecidos os critérios de início e fim do teste. Na TRI foi utilizado o modelo de Rasch. Nesta aplicação não foram encontradas diferenças entre os dois métodos no que diz respeito ao ordenamento e classificação do grau de dificuldade. Pelos dois métodos foi observada a ausência de índices com maior dificuldade.
id UFRGS-2_76d7b58faabda11161755546ce6ffcb1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24863
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Quadros, Fernanda Maciel deCamey, Suzi Alves2010-07-28T04:18:35Z2010http://hdl.handle.net/10183/24863000749619O presente artigo é resultante de uma pesquisa que teve por objetivo analisar os itens do subteste Semelhanças da Escala de Inteligência Wechsler Abreviada (WASI). Os itens foram analisados através da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI) a partir das quais foram obtidos a ordenação e classificação dos mesmos de acordo com o seu parâmetro de dificuldade. Também foram estabelecidos os critérios de início e fim do teste. Na TRI foi utilizado o modelo de Rasch. Nesta aplicação não foram encontradas diferenças entre os dois métodos no que diz respeito ao ordenamento e classificação do grau de dificuldade. Pelos dois métodos foi observada a ausência de índices com maior dificuldade.The aim of this paper is to examine items in the subtest similarities of the Wechsler Abbreviated Scale of Intelligence (WASI). The sorting and classification by difficulty degree were obtained from the items analyze using the Classical Test Theory (CTT) and Item Response Theory (IRT). Criterias to begin and end the test were set. The Rasch Model was the employed at IRT. The results of both tests – IRT and CTT- shows no differences in the sorting and classification. Indexes with greater difficulty are absents.application/pdfporEstatística aplicada : PsicologiaTeoria de resposta ao itemClassical test theory (CTT)Item response theory (IRT)Wechsler abbreviated scale of intelligence (WASI)Comparação da Teoria Clássica dos Testes com a Teoria de Resposta ao Item aplicado ao subteste semelhanças da WASIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010Estatística: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000749619.pdf000749619.pdfTexto completoapplication/pdf170757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24863/1/000749619.pdf4d88c85eaeac72a7e350a284df321a04MD51TEXT000749619.pdf.txt000749619.pdf.txtExtracted Texttext/plain24200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24863/2/000749619.pdf.txt4d7dd3577ac1cb471431465cc4ffcf25MD52THUMBNAIL000749619.pdf.jpg000749619.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24863/3/000749619.pdf.jpg0b3a878fa257d72e4ece7de9bff773f9MD5310183/248632018-10-18 07:33:14.367oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24863Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:33:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comparação da Teoria Clássica dos Testes com a Teoria de Resposta ao Item aplicado ao subteste semelhanças da WASI
title Comparação da Teoria Clássica dos Testes com a Teoria de Resposta ao Item aplicado ao subteste semelhanças da WASI
spellingShingle Comparação da Teoria Clássica dos Testes com a Teoria de Resposta ao Item aplicado ao subteste semelhanças da WASI
Quadros, Fernanda Maciel de
Estatística aplicada : Psicologia
Teoria de resposta ao item
Classical test theory (CTT)
Item response theory (IRT)
Wechsler abbreviated scale of intelligence (WASI)
title_short Comparação da Teoria Clássica dos Testes com a Teoria de Resposta ao Item aplicado ao subteste semelhanças da WASI
title_full Comparação da Teoria Clássica dos Testes com a Teoria de Resposta ao Item aplicado ao subteste semelhanças da WASI
title_fullStr Comparação da Teoria Clássica dos Testes com a Teoria de Resposta ao Item aplicado ao subteste semelhanças da WASI
title_full_unstemmed Comparação da Teoria Clássica dos Testes com a Teoria de Resposta ao Item aplicado ao subteste semelhanças da WASI
title_sort Comparação da Teoria Clássica dos Testes com a Teoria de Resposta ao Item aplicado ao subteste semelhanças da WASI
author Quadros, Fernanda Maciel de
author_facet Quadros, Fernanda Maciel de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Fernanda Maciel de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camey, Suzi Alves
contributor_str_mv Camey, Suzi Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística aplicada : Psicologia
Teoria de resposta ao item
topic Estatística aplicada : Psicologia
Teoria de resposta ao item
Classical test theory (CTT)
Item response theory (IRT)
Wechsler abbreviated scale of intelligence (WASI)
dc.subject.eng.fl_str_mv Classical test theory (CTT)
Item response theory (IRT)
Wechsler abbreviated scale of intelligence (WASI)
description O presente artigo é resultante de uma pesquisa que teve por objetivo analisar os itens do subteste Semelhanças da Escala de Inteligência Wechsler Abreviada (WASI). Os itens foram analisados através da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI) a partir das quais foram obtidos a ordenação e classificação dos mesmos de acordo com o seu parâmetro de dificuldade. Também foram estabelecidos os critérios de início e fim do teste. Na TRI foi utilizado o modelo de Rasch. Nesta aplicação não foram encontradas diferenças entre os dois métodos no que diz respeito ao ordenamento e classificação do grau de dificuldade. Pelos dois métodos foi observada a ausência de índices com maior dificuldade.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-07-28T04:18:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/24863
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000749619
url http://hdl.handle.net/10183/24863
identifier_str_mv 000749619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24863/1/000749619.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24863/2/000749619.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24863/3/000749619.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d88c85eaeac72a7e350a284df321a04
4d7dd3577ac1cb471431465cc4ffcf25
0b3a878fa257d72e4ece7de9bff773f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447043001286656