Práticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kipper, Daiane
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Cláudio José de, Thoma, Adriana da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215414
Resumo: O presente artigo tem por objetivo problematizar uma prática matemática visual realizada em uma escola pública localizada no estado do Rio Grande do Sul, a partir da seguinte questão: quais implicações curriculares emergem das práticas matemáticas visuais produzidas por alunos surdos? Para tal empreendimento, o mesmo apoia-se nos estudos sobre o currículo escolar (SILVA, 2005) em suas interlocuções com a Etnomatemática (KNIJNIK, 2010, 1997; KNIJNIK et al., 2012) e os Estudos Surdos (PERLIN, 2004; THOMA e KRAEMER, 2009; THOMA, 2012). O material de pesquisa foi produzido a partir de uma oficina de frações, intitulada As Frações e o tempo, e excertos de um diário de campo. Os resultados da investigação apontam possibilidades de tornar a Matemática uma disciplina mais próxima da comunidade surda, para que os alunos surdos lidem com esse conhecimento e produzam práticas visuais matemáticas que possam constituir-se em um legado para esses sujeitos.
id UFRGS-2_76e357b6e89070107e4cde6afa80b96d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215414
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kipper, DaianeOliveira, Cláudio José deThoma, Adriana da Silva2020-11-24T04:11:41Z20150104-9739http://hdl.handle.net/10183/215414000987617O presente artigo tem por objetivo problematizar uma prática matemática visual realizada em uma escola pública localizada no estado do Rio Grande do Sul, a partir da seguinte questão: quais implicações curriculares emergem das práticas matemáticas visuais produzidas por alunos surdos? Para tal empreendimento, o mesmo apoia-se nos estudos sobre o currículo escolar (SILVA, 2005) em suas interlocuções com a Etnomatemática (KNIJNIK, 2010, 1997; KNIJNIK et al., 2012) e os Estudos Surdos (PERLIN, 2004; THOMA e KRAEMER, 2009; THOMA, 2012). O material de pesquisa foi produzido a partir de uma oficina de frações, intitulada As Frações e o tempo, e excertos de um diário de campo. Os resultados da investigação apontam possibilidades de tornar a Matemática uma disciplina mais próxima da comunidade surda, para que os alunos surdos lidem com esse conhecimento e produzam práticas visuais matemáticas que possam constituir-se em um legado para esses sujeitos.This paper aims to problematize a visual mathematical practice in a public school in the state of Rio Grande do Sul by considering the following question: which curriculum implications emerge from the visual mathematical practices produced by deaf students? In order to do so, we have relied on studies of school curriculum (SILVA, 2005) in their interlocutions with Ethnomathematics (KNIJNIK, 2010, 1997; KNIJNIK et al., 2012) and Deaf Studies (PERLIN, 2004; THOMA & KRAEMER, 2009; THOMA, 2012). The research material was produced in a fraction workshop called The fractions and the time, and excerpts from a field journal. The results havepointed out possibilities of approximating Mathematics to the deaf community so that deaf students deal with this knowledge and produce visual mathematics practices that can become a legacy to those subjects.application/pdfengBoletim GEPEM. Rio de Janeiro. Num. 67 (jul./dez. 2015), p. 4-14Educação especialMatemáticaEtnomatemáticaCurrículoSurdoEthnomathematicsDeaf StudiesVisual PedagogySchool curriculumPráticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemáticaVisual practices with deaf students : the visual and the written in mathematics classesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000987617.pdf.txt000987617.pdf.txtExtracted Texttext/plain31209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215414/2/000987617.pdf.txtfd207dbe9e617231ca10356e91bf0cefMD52ORIGINAL000987617.pdfTexto completoapplication/pdf327410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215414/1/000987617.pdf92039281a5461f0ff288b5379a7dca89MD5110183/2154142021-09-18 04:50:51.018676oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215414Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-18T07:50:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Visual practices with deaf students : the visual and the written in mathematics classes
title Práticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemática
spellingShingle Práticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemática
Kipper, Daiane
Educação especial
Matemática
Etnomatemática
Currículo
Surdo
Ethnomathematics
Deaf Studies
Visual Pedagogy
School curriculum
title_short Práticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemática
title_full Práticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemática
title_fullStr Práticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemática
title_full_unstemmed Práticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemática
title_sort Práticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemática
author Kipper, Daiane
author_facet Kipper, Daiane
Oliveira, Cláudio José de
Thoma, Adriana da Silva
author_role author
author2 Oliveira, Cláudio José de
Thoma, Adriana da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kipper, Daiane
Oliveira, Cláudio José de
Thoma, Adriana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Matemática
Etnomatemática
Currículo
Surdo
topic Educação especial
Matemática
Etnomatemática
Currículo
Surdo
Ethnomathematics
Deaf Studies
Visual Pedagogy
School curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethnomathematics
Deaf Studies
Visual Pedagogy
School curriculum
description O presente artigo tem por objetivo problematizar uma prática matemática visual realizada em uma escola pública localizada no estado do Rio Grande do Sul, a partir da seguinte questão: quais implicações curriculares emergem das práticas matemáticas visuais produzidas por alunos surdos? Para tal empreendimento, o mesmo apoia-se nos estudos sobre o currículo escolar (SILVA, 2005) em suas interlocuções com a Etnomatemática (KNIJNIK, 2010, 1997; KNIJNIK et al., 2012) e os Estudos Surdos (PERLIN, 2004; THOMA e KRAEMER, 2009; THOMA, 2012). O material de pesquisa foi produzido a partir de uma oficina de frações, intitulada As Frações e o tempo, e excertos de um diário de campo. Os resultados da investigação apontam possibilidades de tornar a Matemática uma disciplina mais próxima da comunidade surda, para que os alunos surdos lidem com esse conhecimento e produzam práticas visuais matemáticas que possam constituir-se em um legado para esses sujeitos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-24T04:11:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215414
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-9739
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000987617
identifier_str_mv 0104-9739
000987617
url http://hdl.handle.net/10183/215414
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Boletim GEPEM. Rio de Janeiro. Num. 67 (jul./dez. 2015), p. 4-14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215414/2/000987617.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215414/1/000987617.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fd207dbe9e617231ca10356e91bf0cef
92039281a5461f0ff288b5379a7dca89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447725187006464