Práticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215414 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo problematizar uma prática matemática visual realizada em uma escola pública localizada no estado do Rio Grande do Sul, a partir da seguinte questão: quais implicações curriculares emergem das práticas matemáticas visuais produzidas por alunos surdos? Para tal empreendimento, o mesmo apoia-se nos estudos sobre o currículo escolar (SILVA, 2005) em suas interlocuções com a Etnomatemática (KNIJNIK, 2010, 1997; KNIJNIK et al., 2012) e os Estudos Surdos (PERLIN, 2004; THOMA e KRAEMER, 2009; THOMA, 2012). O material de pesquisa foi produzido a partir de uma oficina de frações, intitulada As Frações e o tempo, e excertos de um diário de campo. Os resultados da investigação apontam possibilidades de tornar a Matemática uma disciplina mais próxima da comunidade surda, para que os alunos surdos lidem com esse conhecimento e produzam práticas visuais matemáticas que possam constituir-se em um legado para esses sujeitos. |
id |
UFRGS-2_76e357b6e89070107e4cde6afa80b96d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215414 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kipper, DaianeOliveira, Cláudio José deThoma, Adriana da Silva2020-11-24T04:11:41Z20150104-9739http://hdl.handle.net/10183/215414000987617O presente artigo tem por objetivo problematizar uma prática matemática visual realizada em uma escola pública localizada no estado do Rio Grande do Sul, a partir da seguinte questão: quais implicações curriculares emergem das práticas matemáticas visuais produzidas por alunos surdos? Para tal empreendimento, o mesmo apoia-se nos estudos sobre o currículo escolar (SILVA, 2005) em suas interlocuções com a Etnomatemática (KNIJNIK, 2010, 1997; KNIJNIK et al., 2012) e os Estudos Surdos (PERLIN, 2004; THOMA e KRAEMER, 2009; THOMA, 2012). O material de pesquisa foi produzido a partir de uma oficina de frações, intitulada As Frações e o tempo, e excertos de um diário de campo. Os resultados da investigação apontam possibilidades de tornar a Matemática uma disciplina mais próxima da comunidade surda, para que os alunos surdos lidem com esse conhecimento e produzam práticas visuais matemáticas que possam constituir-se em um legado para esses sujeitos.This paper aims to problematize a visual mathematical practice in a public school in the state of Rio Grande do Sul by considering the following question: which curriculum implications emerge from the visual mathematical practices produced by deaf students? In order to do so, we have relied on studies of school curriculum (SILVA, 2005) in their interlocutions with Ethnomathematics (KNIJNIK, 2010, 1997; KNIJNIK et al., 2012) and Deaf Studies (PERLIN, 2004; THOMA & KRAEMER, 2009; THOMA, 2012). The research material was produced in a fraction workshop called The fractions and the time, and excerpts from a field journal. The results havepointed out possibilities of approximating Mathematics to the deaf community so that deaf students deal with this knowledge and produce visual mathematics practices that can become a legacy to those subjects.application/pdfengBoletim GEPEM. Rio de Janeiro. Num. 67 (jul./dez. 2015), p. 4-14Educação especialMatemáticaEtnomatemáticaCurrículoSurdoEthnomathematicsDeaf StudiesVisual PedagogySchool curriculumPráticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemáticaVisual practices with deaf students : the visual and the written in mathematics classesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000987617.pdf.txt000987617.pdf.txtExtracted Texttext/plain31209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215414/2/000987617.pdf.txtfd207dbe9e617231ca10356e91bf0cefMD52ORIGINAL000987617.pdfTexto completoapplication/pdf327410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215414/1/000987617.pdf92039281a5461f0ff288b5379a7dca89MD5110183/2154142021-09-18 04:50:51.018676oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215414Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-18T07:50:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Visual practices with deaf students : the visual and the written in mathematics classes |
title |
Práticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemática |
spellingShingle |
Práticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemática Kipper, Daiane Educação especial Matemática Etnomatemática Currículo Surdo Ethnomathematics Deaf Studies Visual Pedagogy School curriculum |
title_short |
Práticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemática |
title_full |
Práticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemática |
title_fullStr |
Práticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemática |
title_full_unstemmed |
Práticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemática |
title_sort |
Práticas visuais com alunos surdos : o visual e o escrito nas aulas de matemática |
author |
Kipper, Daiane |
author_facet |
Kipper, Daiane Oliveira, Cláudio José de Thoma, Adriana da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Cláudio José de Thoma, Adriana da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kipper, Daiane Oliveira, Cláudio José de Thoma, Adriana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Matemática Etnomatemática Currículo Surdo |
topic |
Educação especial Matemática Etnomatemática Currículo Surdo Ethnomathematics Deaf Studies Visual Pedagogy School curriculum |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ethnomathematics Deaf Studies Visual Pedagogy School curriculum |
description |
O presente artigo tem por objetivo problematizar uma prática matemática visual realizada em uma escola pública localizada no estado do Rio Grande do Sul, a partir da seguinte questão: quais implicações curriculares emergem das práticas matemáticas visuais produzidas por alunos surdos? Para tal empreendimento, o mesmo apoia-se nos estudos sobre o currículo escolar (SILVA, 2005) em suas interlocuções com a Etnomatemática (KNIJNIK, 2010, 1997; KNIJNIK et al., 2012) e os Estudos Surdos (PERLIN, 2004; THOMA e KRAEMER, 2009; THOMA, 2012). O material de pesquisa foi produzido a partir de uma oficina de frações, intitulada As Frações e o tempo, e excertos de um diário de campo. Os resultados da investigação apontam possibilidades de tornar a Matemática uma disciplina mais próxima da comunidade surda, para que os alunos surdos lidem com esse conhecimento e produzam práticas visuais matemáticas que possam constituir-se em um legado para esses sujeitos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-24T04:11:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/215414 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-9739 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000987617 |
identifier_str_mv |
0104-9739 000987617 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/215414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Boletim GEPEM. Rio de Janeiro. Num. 67 (jul./dez. 2015), p. 4-14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215414/2/000987617.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215414/1/000987617.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fd207dbe9e617231ca10356e91bf0cef 92039281a5461f0ff288b5379a7dca89 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447725187006464 |