Fidelidade em alta? A reabilitação do analógico na era digital da produção de áudio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lindemann, Rafael Klein
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181719
Resumo: Este trabalho tem por objetivo trazer para dentro do ambiente acadêmico um tema constantemente debatido desde o início dos anos 2000 no universo dos profissionais ligados à produção de áudio, o processo de reabilitação e/ou culto das ferramentas analógicas em plena era digital. A pesquisa procura elencar e examinar os efeitos dessa retomada na produção e no consumo de conteúdos sonoros, com objetivo geral de buscar subsídios teóricos e empíricos para uma melhor compreensão sobre os processos dessa recente mudança no mercado de produção audiovisual, bem como questionar suas possíveis causas e consequências. Pretende-se neste estudo traçar um histórico sobre o processo de sucessão das tecnologias destinadas ao registro de áudio, estabelecendo uma sequência temporal dos diferentes períodos, analisar o papel que as tendências à supervalorização do passado e o sentimento de nostalgia ou o fetichismo podem exercer no fenômeno, e examinar o concomitante processo de popularização e proliferação de softwares e plug-ins simuladores desses equipamentos, com o propósito de entender as diferenças nos processos de interação humana na manipulação sonora entre os métodos analógicos e os emuladores digitais.
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