Fidelidade em alta? A reabilitação do analógico na era digital da produção de áudio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181719 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo trazer para dentro do ambiente acadêmico um tema constantemente debatido desde o início dos anos 2000 no universo dos profissionais ligados à produção de áudio, o processo de reabilitação e/ou culto das ferramentas analógicas em plena era digital. A pesquisa procura elencar e examinar os efeitos dessa retomada na produção e no consumo de conteúdos sonoros, com objetivo geral de buscar subsídios teóricos e empíricos para uma melhor compreensão sobre os processos dessa recente mudança no mercado de produção audiovisual, bem como questionar suas possíveis causas e consequências. Pretende-se neste estudo traçar um histórico sobre o processo de sucessão das tecnologias destinadas ao registro de áudio, estabelecendo uma sequência temporal dos diferentes períodos, analisar o papel que as tendências à supervalorização do passado e o sentimento de nostalgia ou o fetichismo podem exercer no fenômeno, e examinar o concomitante processo de popularização e proliferação de softwares e plug-ins simuladores desses equipamentos, com o propósito de entender as diferenças nos processos de interação humana na manipulação sonora entre os métodos analógicos e os emuladores digitais. |
id |
UFRGS-2_77045f3da3408fdd0a24782ca9f6ddac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181719 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lindemann, Rafael KleinRossini, Miriam de SouzaPorto, Igor Araújo2018-09-06T02:30:33Z2018http://hdl.handle.net/10183/181719001074550Este trabalho tem por objetivo trazer para dentro do ambiente acadêmico um tema constantemente debatido desde o início dos anos 2000 no universo dos profissionais ligados à produção de áudio, o processo de reabilitação e/ou culto das ferramentas analógicas em plena era digital. A pesquisa procura elencar e examinar os efeitos dessa retomada na produção e no consumo de conteúdos sonoros, com objetivo geral de buscar subsídios teóricos e empíricos para uma melhor compreensão sobre os processos dessa recente mudança no mercado de produção audiovisual, bem como questionar suas possíveis causas e consequências. Pretende-se neste estudo traçar um histórico sobre o processo de sucessão das tecnologias destinadas ao registro de áudio, estabelecendo uma sequência temporal dos diferentes períodos, analisar o papel que as tendências à supervalorização do passado e o sentimento de nostalgia ou o fetichismo podem exercer no fenômeno, e examinar o concomitante processo de popularização e proliferação de softwares e plug-ins simuladores desses equipamentos, com o propósito de entender as diferenças nos processos de interação humana na manipulação sonora entre os métodos analógicos e os emuladores digitais.The aim of the present study is to bring into the academic environment the ongoing debate that has been occurring since the early 2000s in the realm of professional audio production, which is the process of rehabilitation and/or cult of the use of analog tools in the midst of the digital era. The research performed here seeks to examine the effects of this resurgence in the production as well as consumption of sound content, with the general objective of gathering theoretical and empirical support for a better understanding of the processes involved in this recent shift in the market of audiovisual production, as well as questioning its possible causes and consequences. It is intended within this research to trace a history of the process of the succession of technologies used to capture sound, establishing a chronological order of the different periods, analyze the role of how the tendencies toward overvaluing the past and feelings of nostalgia and fetishizing can contribute to this occurrence and examine the concomitant process of popularization and proliferation of software and plug-in simulators of equipment with the intent of understanding the differences in the processes of human interaction in the manipulating of sound between the analog methods and digital emulators.application/pdfporIndústria fonográficaÁudio digitalÁudio analógicoCommunicationCybercultureDigitalAnalogAudioAudiovisual productionFidelidade em alta? A reabilitação do analógico na era digital da produção de áudioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001074550.pdfTexto completoapplication/pdf2996144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181719/1/001074550.pdf07ee54392b7eb3fcf0375c46b4ec87dbMD51TEXT001074550.pdf.txt001074550.pdf.txtExtracted Texttext/plain184000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181719/2/001074550.pdf.txt71dda1be630fb80f640b0a78931fe016MD52THUMBNAIL001074550.pdf.jpg001074550.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181719/3/001074550.pdf.jpg2cc5c1bb294bd06dd12b6c5c3f717632MD5310183/1817192018-10-05 07:47:01.499oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181719Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:47:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fidelidade em alta? A reabilitação do analógico na era digital da produção de áudio |
title |
Fidelidade em alta? A reabilitação do analógico na era digital da produção de áudio |
spellingShingle |
Fidelidade em alta? A reabilitação do analógico na era digital da produção de áudio Lindemann, Rafael Klein Indústria fonográfica Áudio digital Áudio analógico Communication Cyberculture Digital Analog Audio Audiovisual production |
title_short |
Fidelidade em alta? A reabilitação do analógico na era digital da produção de áudio |
title_full |
Fidelidade em alta? A reabilitação do analógico na era digital da produção de áudio |
title_fullStr |
Fidelidade em alta? A reabilitação do analógico na era digital da produção de áudio |
title_full_unstemmed |
Fidelidade em alta? A reabilitação do analógico na era digital da produção de áudio |
title_sort |
Fidelidade em alta? A reabilitação do analógico na era digital da produção de áudio |
author |
Lindemann, Rafael Klein |
author_facet |
Lindemann, Rafael Klein |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lindemann, Rafael Klein |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rossini, Miriam de Souza |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Porto, Igor Araújo |
contributor_str_mv |
Rossini, Miriam de Souza Porto, Igor Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria fonográfica Áudio digital Áudio analógico |
topic |
Indústria fonográfica Áudio digital Áudio analógico Communication Cyberculture Digital Analog Audio Audiovisual production |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communication Cyberculture Digital Analog Audio Audiovisual production |
description |
Este trabalho tem por objetivo trazer para dentro do ambiente acadêmico um tema constantemente debatido desde o início dos anos 2000 no universo dos profissionais ligados à produção de áudio, o processo de reabilitação e/ou culto das ferramentas analógicas em plena era digital. A pesquisa procura elencar e examinar os efeitos dessa retomada na produção e no consumo de conteúdos sonoros, com objetivo geral de buscar subsídios teóricos e empíricos para uma melhor compreensão sobre os processos dessa recente mudança no mercado de produção audiovisual, bem como questionar suas possíveis causas e consequências. Pretende-se neste estudo traçar um histórico sobre o processo de sucessão das tecnologias destinadas ao registro de áudio, estabelecendo uma sequência temporal dos diferentes períodos, analisar o papel que as tendências à supervalorização do passado e o sentimento de nostalgia ou o fetichismo podem exercer no fenômeno, e examinar o concomitante processo de popularização e proliferação de softwares e plug-ins simuladores desses equipamentos, com o propósito de entender as diferenças nos processos de interação humana na manipulação sonora entre os métodos analógicos e os emuladores digitais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-06T02:30:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181719 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001074550 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181719 |
identifier_str_mv |
001074550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181719/1/001074550.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181719/2/001074550.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181719/3/001074550.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07ee54392b7eb3fcf0375c46b4ec87db 71dda1be630fb80f640b0a78931fe016 2cc5c1bb294bd06dd12b6c5c3f717632 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447223405641728 |