Pós-produção de áudio: a influência do som na experiência do espetador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Telmo Alexandre Gomes Paulino
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7056
Resumo: É importante que, cada vez mais, o som e a imagem cruzem os seus caminhos; o som não deve ser visto como uma ciência auxiliar, pelo contrário deve fazer parte da estrutura da produção de conteúdos audiovisuais. Esta dissertação focou-se na questão do som e da sua importância para a perceção e a experiência do espetador. A realização desta investigação teve como base a minha experiência académica e profissional adquirida não só no decorrer da sua realização, mas também nas experiências profissionais vividas anteriormente, culminando esta dissertação num relatório. Nesta dissertação descreveram-se os conceitos fundamentais para o entendimento do som aplicado à concretização de trabalhos de design sonoro, assim como o trabalho do designer e os seus objetivos. Através da recolha de fundamentos teóricos e factos relatados pelos entrevistados, avaliaram-se conceitos que permitem melhorar o desempenho das funções enquanto profissional do som e também o entendimento e comunicação para com os realizadores e produtores. Para a realização desta investigação utilizou-se uma metodologia qualitativa baseada na investigação bibliográfica, na realização de um estágio extracurricular num estúdio de pós- produção de som e na concretização de duas entrevistas com profissionais da área. Com base nos dados recolhidos, assim como na aprendizagem decorrida no curso da investigação, realizou-se um projeto composto por três conteúdos audiovisuais sonorizados, cada um deles com o intuito específico de demonstrar ou comprovar as hipóteses iniciais baseadas na premissa: de que forma é que o som influencia a experiência de um espetador? Foi possível verificar a influência do som no que respeita à experiência e à perceção do espetador durante o visionamento de um conteúdo audiovisual.
id RCAP_91cca6f98e71344133f06faf4a0cecc6
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7056
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pós-produção de áudio: a influência do som na experiência do espetadorMESTRADO EM SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIAAUDIOVISUALCOMUNICAÇÃO AUDIOVISUALPSICOACÚSTICASOMPÚBLICOPRODUÇÃO ÁUDIOPÓS-PRODUÇÃO ÁUDIOAUDIOVISUALAUDIOVISUAL COMMUNICATIONSOUNDAUDIO PRODUCTIONPUBLICAUDIO POST PRODUCTIONPSYCHOACOUSTICSÉ importante que, cada vez mais, o som e a imagem cruzem os seus caminhos; o som não deve ser visto como uma ciência auxiliar, pelo contrário deve fazer parte da estrutura da produção de conteúdos audiovisuais. Esta dissertação focou-se na questão do som e da sua importância para a perceção e a experiência do espetador. A realização desta investigação teve como base a minha experiência académica e profissional adquirida não só no decorrer da sua realização, mas também nas experiências profissionais vividas anteriormente, culminando esta dissertação num relatório. Nesta dissertação descreveram-se os conceitos fundamentais para o entendimento do som aplicado à concretização de trabalhos de design sonoro, assim como o trabalho do designer e os seus objetivos. Através da recolha de fundamentos teóricos e factos relatados pelos entrevistados, avaliaram-se conceitos que permitem melhorar o desempenho das funções enquanto profissional do som e também o entendimento e comunicação para com os realizadores e produtores. Para a realização desta investigação utilizou-se uma metodologia qualitativa baseada na investigação bibliográfica, na realização de um estágio extracurricular num estúdio de pós- produção de som e na concretização de duas entrevistas com profissionais da área. Com base nos dados recolhidos, assim como na aprendizagem decorrida no curso da investigação, realizou-se um projeto composto por três conteúdos audiovisuais sonorizados, cada um deles com o intuito específico de demonstrar ou comprovar as hipóteses iniciais baseadas na premissa: de que forma é que o som influencia a experiência de um espetador? Foi possível verificar a influência do som no que respeita à experiência e à perceção do espetador durante o visionamento de um conteúdo audiovisual.It’s increasingly important that sound and image cross their paths; sound shouldn’t be seen as an auxiliary science, on the contrary should be a structural part of the production of audiovisual content. The main object of study of this thesis is the issue of sound and its importance for perception and spectator experience. The realization of this research was mainly based on my academic and professional experience acquired not only during the course of its realization, but also in previous professional experiences, leading this dissertation into a report. In this dissertation were described the fundamental concepts for the understanding of sound when applied to the realization of sound design works, as well as the sound designer’s methodology and its objectives. By collecting theoretical elements and facts reported by the subjects interviewed, were evaluated concepts that allow improving the performance of tasks as a sound professional as well as the understanding and communication towards the directors and producers. To carry out this research was used a qualitative methodology based on bibliographic research, in undertaking an extracurricular internship in a sound post-production studio and in the realization of two interviews professionals in the field. Based on the data collected, as well as in the knowledge obtained in the course of the investigation, a project was held consisting of three sonorisations of audiovisual content, each of them with the specific purpose of demonstrating or proving the initial hypotheses based on the premise: how is the sound influencing the experience of the spectator? It was possible to verify the influence of the sound as regards to the experience and perception of the spectator in the viewing of an audiovisual content.2016-06-02T10:28:55Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7056TID:201326850porDomingues, Telmo Alexandre Gomes Paulinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:17Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:51.787591Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pós-produção de áudio: a influência do som na experiência do espetador
title Pós-produção de áudio: a influência do som na experiência do espetador
spellingShingle Pós-produção de áudio: a influência do som na experiência do espetador
Domingues, Telmo Alexandre Gomes Paulino
MESTRADO EM SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA
AUDIOVISUAL
COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL
PSICOACÚSTICA
SOM
PÚBLICO
PRODUÇÃO ÁUDIO
PÓS-PRODUÇÃO ÁUDIO
AUDIOVISUAL
AUDIOVISUAL COMMUNICATION
SOUND
AUDIO PRODUCTION
PUBLIC
AUDIO POST PRODUCTION
PSYCHOACOUSTICS
title_short Pós-produção de áudio: a influência do som na experiência do espetador
title_full Pós-produção de áudio: a influência do som na experiência do espetador
title_fullStr Pós-produção de áudio: a influência do som na experiência do espetador
title_full_unstemmed Pós-produção de áudio: a influência do som na experiência do espetador
title_sort Pós-produção de áudio: a influência do som na experiência do espetador
author Domingues, Telmo Alexandre Gomes Paulino
author_facet Domingues, Telmo Alexandre Gomes Paulino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Telmo Alexandre Gomes Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA
AUDIOVISUAL
COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL
PSICOACÚSTICA
SOM
PÚBLICO
PRODUÇÃO ÁUDIO
PÓS-PRODUÇÃO ÁUDIO
AUDIOVISUAL
AUDIOVISUAL COMMUNICATION
SOUND
AUDIO PRODUCTION
PUBLIC
AUDIO POST PRODUCTION
PSYCHOACOUSTICS
topic MESTRADO EM SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA
AUDIOVISUAL
COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL
PSICOACÚSTICA
SOM
PÚBLICO
PRODUÇÃO ÁUDIO
PÓS-PRODUÇÃO ÁUDIO
AUDIOVISUAL
AUDIOVISUAL COMMUNICATION
SOUND
AUDIO PRODUCTION
PUBLIC
AUDIO POST PRODUCTION
PSYCHOACOUSTICS
description É importante que, cada vez mais, o som e a imagem cruzem os seus caminhos; o som não deve ser visto como uma ciência auxiliar, pelo contrário deve fazer parte da estrutura da produção de conteúdos audiovisuais. Esta dissertação focou-se na questão do som e da sua importância para a perceção e a experiência do espetador. A realização desta investigação teve como base a minha experiência académica e profissional adquirida não só no decorrer da sua realização, mas também nas experiências profissionais vividas anteriormente, culminando esta dissertação num relatório. Nesta dissertação descreveram-se os conceitos fundamentais para o entendimento do som aplicado à concretização de trabalhos de design sonoro, assim como o trabalho do designer e os seus objetivos. Através da recolha de fundamentos teóricos e factos relatados pelos entrevistados, avaliaram-se conceitos que permitem melhorar o desempenho das funções enquanto profissional do som e também o entendimento e comunicação para com os realizadores e produtores. Para a realização desta investigação utilizou-se uma metodologia qualitativa baseada na investigação bibliográfica, na realização de um estágio extracurricular num estúdio de pós- produção de som e na concretização de duas entrevistas com profissionais da área. Com base nos dados recolhidos, assim como na aprendizagem decorrida no curso da investigação, realizou-se um projeto composto por três conteúdos audiovisuais sonorizados, cada um deles com o intuito específico de demonstrar ou comprovar as hipóteses iniciais baseadas na premissa: de que forma é que o som influencia a experiência de um espetador? Foi possível verificar a influência do som no que respeita à experiência e à perceção do espetador durante o visionamento de um conteúdo audiovisual.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-06-02T10:28:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7056
TID:201326850
url http://hdl.handle.net/10437/7056
identifier_str_mv TID:201326850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131235746840576