Um estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172033 |
Resumo: | Ao estudar a história nos deparamos com o que as pessoas foram e fizeram, e isso nos ajuda a entender melhor o mundo em que vivemos, compreender o que podemos ser e realizar. O objetivo geral do estudo é descrever a formação acadêmica de um professor de Educação Física (EFI) formado na Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UFRGS, na década de 1970. Para tanto, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: a) Descrever a trajetória do professor; b) Apresentar características gerais da ESEF no período em que o professor realizou sua formação no curso de Educação Física; c) Identificar quais eram os procedimentos didático-pedagógicos na ESEF naquela época. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso histórico-documental. Além da revisão bibliográfica sobre o assunto foi gravada e transcrita uma entrevista com o professor e foram consultados documentos como, por exemplo, o currículo do professor, para conhecermos sua trajetória, antes, durante e após frequentar a ESEF/UFRGS. A análise das fontes revelou que o professor Pinheiro teve forte vínculo com os esportes e estava familiarizado com a competição esportiva. Um professor que tem uma trajetória de vida venerável, com envolvimento e participação em diversas áreas da EFI, seja como atleta, professor, técnico ou em funções administrativas. Tendo em vista a época de sua formação, anos 1970, quando a ESEF recém tinha sido federalizada, observaram-se algumas características da formação acadêmica/profissional na época marcada pela forte influência militar e médica. Por meio do estudo da trajetória do professor, também podemos perceber a importância de sempre buscar o aprimoramento profissional. Possuir vínculos e credibilidade com as pessoas podem levar a excelentes oportunidades. |
id |
UFRGS-2_77056251a509820a008eeabf8abab93b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172033 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Bruno Alessandro de MelloMazo, Janice Zarpellon2018-01-19T02:22:21Z2017http://hdl.handle.net/10183/172033001057011Ao estudar a história nos deparamos com o que as pessoas foram e fizeram, e isso nos ajuda a entender melhor o mundo em que vivemos, compreender o que podemos ser e realizar. O objetivo geral do estudo é descrever a formação acadêmica de um professor de Educação Física (EFI) formado na Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UFRGS, na década de 1970. Para tanto, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: a) Descrever a trajetória do professor; b) Apresentar características gerais da ESEF no período em que o professor realizou sua formação no curso de Educação Física; c) Identificar quais eram os procedimentos didático-pedagógicos na ESEF naquela época. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso histórico-documental. Além da revisão bibliográfica sobre o assunto foi gravada e transcrita uma entrevista com o professor e foram consultados documentos como, por exemplo, o currículo do professor, para conhecermos sua trajetória, antes, durante e após frequentar a ESEF/UFRGS. A análise das fontes revelou que o professor Pinheiro teve forte vínculo com os esportes e estava familiarizado com a competição esportiva. Um professor que tem uma trajetória de vida venerável, com envolvimento e participação em diversas áreas da EFI, seja como atleta, professor, técnico ou em funções administrativas. Tendo em vista a época de sua formação, anos 1970, quando a ESEF recém tinha sido federalizada, observaram-se algumas características da formação acadêmica/profissional na época marcada pela forte influência militar e médica. Por meio do estudo da trajetória do professor, também podemos perceber a importância de sempre buscar o aprimoramento profissional. Possuir vínculos e credibilidade com as pessoas podem levar a excelentes oportunidades.application/pdfporEducação física : HistóriaFormação de professoresUm estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001057011.pdf001057011.pdfTexto completoapplication/pdf1997583http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172033/1/001057011.pdfe00e44490331d778e43673f7385b97c5MD51TEXT001057011.pdf.txt001057011.pdf.txtExtracted Texttext/plain95687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172033/2/001057011.pdf.txt8b18c8accac6d7559e2c0926861f555eMD52THUMBNAIL001057011.pdf.jpg001057011.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172033/3/001057011.pdf.jpg9c6a07f40867d05a92605fc1e676a23fMD5310183/1720332018-10-23 09:08:43.986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172033Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-23T12:08:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970 |
title |
Um estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970 |
spellingShingle |
Um estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970 Alves, Bruno Alessandro de Mello Educação física : História Formação de professores |
title_short |
Um estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970 |
title_full |
Um estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970 |
title_fullStr |
Um estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970 |
title_full_unstemmed |
Um estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970 |
title_sort |
Um estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970 |
author |
Alves, Bruno Alessandro de Mello |
author_facet |
Alves, Bruno Alessandro de Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Bruno Alessandro de Mello |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mazo, Janice Zarpellon |
contributor_str_mv |
Mazo, Janice Zarpellon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física : História Formação de professores |
topic |
Educação física : História Formação de professores |
description |
Ao estudar a história nos deparamos com o que as pessoas foram e fizeram, e isso nos ajuda a entender melhor o mundo em que vivemos, compreender o que podemos ser e realizar. O objetivo geral do estudo é descrever a formação acadêmica de um professor de Educação Física (EFI) formado na Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UFRGS, na década de 1970. Para tanto, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: a) Descrever a trajetória do professor; b) Apresentar características gerais da ESEF no período em que o professor realizou sua formação no curso de Educação Física; c) Identificar quais eram os procedimentos didático-pedagógicos na ESEF naquela época. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso histórico-documental. Além da revisão bibliográfica sobre o assunto foi gravada e transcrita uma entrevista com o professor e foram consultados documentos como, por exemplo, o currículo do professor, para conhecermos sua trajetória, antes, durante e após frequentar a ESEF/UFRGS. A análise das fontes revelou que o professor Pinheiro teve forte vínculo com os esportes e estava familiarizado com a competição esportiva. Um professor que tem uma trajetória de vida venerável, com envolvimento e participação em diversas áreas da EFI, seja como atleta, professor, técnico ou em funções administrativas. Tendo em vista a época de sua formação, anos 1970, quando a ESEF recém tinha sido federalizada, observaram-se algumas características da formação acadêmica/profissional na época marcada pela forte influência militar e médica. Por meio do estudo da trajetória do professor, também podemos perceber a importância de sempre buscar o aprimoramento profissional. Possuir vínculos e credibilidade com as pessoas podem levar a excelentes oportunidades. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-19T02:22:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/172033 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001057011 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/172033 |
identifier_str_mv |
001057011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172033/1/001057011.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172033/2/001057011.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172033/3/001057011.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e00e44490331d778e43673f7385b97c5 8b18c8accac6d7559e2c0926861f555e 9c6a07f40867d05a92605fc1e676a23f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724634239336448 |