Um estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Bruno Alessandro de Mello
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172033
Resumo: Ao estudar a história nos deparamos com o que as pessoas foram e fizeram, e isso nos ajuda a entender melhor o mundo em que vivemos, compreender o que podemos ser e realizar. O objetivo geral do estudo é descrever a formação acadêmica de um professor de Educação Física (EFI) formado na Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UFRGS, na década de 1970. Para tanto, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: a) Descrever a trajetória do professor; b) Apresentar características gerais da ESEF no período em que o professor realizou sua formação no curso de Educação Física; c) Identificar quais eram os procedimentos didático-pedagógicos na ESEF naquela época. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso histórico-documental. Além da revisão bibliográfica sobre o assunto foi gravada e transcrita uma entrevista com o professor e foram consultados documentos como, por exemplo, o currículo do professor, para conhecermos sua trajetória, antes, durante e após frequentar a ESEF/UFRGS. A análise das fontes revelou que o professor Pinheiro teve forte vínculo com os esportes e estava familiarizado com a competição esportiva. Um professor que tem uma trajetória de vida venerável, com envolvimento e participação em diversas áreas da EFI, seja como atleta, professor, técnico ou em funções administrativas. Tendo em vista a época de sua formação, anos 1970, quando a ESEF recém tinha sido federalizada, observaram-se algumas características da formação acadêmica/profissional na época marcada pela forte influência militar e médica. Por meio do estudo da trajetória do professor, também podemos perceber a importância de sempre buscar o aprimoramento profissional. Possuir vínculos e credibilidade com as pessoas podem levar a excelentes oportunidades.
id UFRGS-2_77056251a509820a008eeabf8abab93b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172033
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Bruno Alessandro de MelloMazo, Janice Zarpellon2018-01-19T02:22:21Z2017http://hdl.handle.net/10183/172033001057011Ao estudar a história nos deparamos com o que as pessoas foram e fizeram, e isso nos ajuda a entender melhor o mundo em que vivemos, compreender o que podemos ser e realizar. O objetivo geral do estudo é descrever a formação acadêmica de um professor de Educação Física (EFI) formado na Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UFRGS, na década de 1970. Para tanto, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: a) Descrever a trajetória do professor; b) Apresentar características gerais da ESEF no período em que o professor realizou sua formação no curso de Educação Física; c) Identificar quais eram os procedimentos didático-pedagógicos na ESEF naquela época. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso histórico-documental. Além da revisão bibliográfica sobre o assunto foi gravada e transcrita uma entrevista com o professor e foram consultados documentos como, por exemplo, o currículo do professor, para conhecermos sua trajetória, antes, durante e após frequentar a ESEF/UFRGS. A análise das fontes revelou que o professor Pinheiro teve forte vínculo com os esportes e estava familiarizado com a competição esportiva. Um professor que tem uma trajetória de vida venerável, com envolvimento e participação em diversas áreas da EFI, seja como atleta, professor, técnico ou em funções administrativas. Tendo em vista a época de sua formação, anos 1970, quando a ESEF recém tinha sido federalizada, observaram-se algumas características da formação acadêmica/profissional na época marcada pela forte influência militar e médica. Por meio do estudo da trajetória do professor, também podemos perceber a importância de sempre buscar o aprimoramento profissional. Possuir vínculos e credibilidade com as pessoas podem levar a excelentes oportunidades.application/pdfporEducação física : HistóriaFormação de professoresUm estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001057011.pdf001057011.pdfTexto completoapplication/pdf1997583http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172033/1/001057011.pdfe00e44490331d778e43673f7385b97c5MD51TEXT001057011.pdf.txt001057011.pdf.txtExtracted Texttext/plain95687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172033/2/001057011.pdf.txt8b18c8accac6d7559e2c0926861f555eMD52THUMBNAIL001057011.pdf.jpg001057011.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172033/3/001057011.pdf.jpg9c6a07f40867d05a92605fc1e676a23fMD5310183/1720332018-10-23 09:08:43.986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172033Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:08:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970
title Um estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970
spellingShingle Um estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970
Alves, Bruno Alessandro de Mello
Educação física : História
Formação de professores
title_short Um estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970
title_full Um estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970
title_fullStr Um estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970
title_full_unstemmed Um estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970
title_sort Um estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970
author Alves, Bruno Alessandro de Mello
author_facet Alves, Bruno Alessandro de Mello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Bruno Alessandro de Mello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mazo, Janice Zarpellon
contributor_str_mv Mazo, Janice Zarpellon
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física : História
Formação de professores
topic Educação física : História
Formação de professores
description Ao estudar a história nos deparamos com o que as pessoas foram e fizeram, e isso nos ajuda a entender melhor o mundo em que vivemos, compreender o que podemos ser e realizar. O objetivo geral do estudo é descrever a formação acadêmica de um professor de Educação Física (EFI) formado na Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UFRGS, na década de 1970. Para tanto, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: a) Descrever a trajetória do professor; b) Apresentar características gerais da ESEF no período em que o professor realizou sua formação no curso de Educação Física; c) Identificar quais eram os procedimentos didático-pedagógicos na ESEF naquela época. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso histórico-documental. Além da revisão bibliográfica sobre o assunto foi gravada e transcrita uma entrevista com o professor e foram consultados documentos como, por exemplo, o currículo do professor, para conhecermos sua trajetória, antes, durante e após frequentar a ESEF/UFRGS. A análise das fontes revelou que o professor Pinheiro teve forte vínculo com os esportes e estava familiarizado com a competição esportiva. Um professor que tem uma trajetória de vida venerável, com envolvimento e participação em diversas áreas da EFI, seja como atleta, professor, técnico ou em funções administrativas. Tendo em vista a época de sua formação, anos 1970, quando a ESEF recém tinha sido federalizada, observaram-se algumas características da formação acadêmica/profissional na época marcada pela forte influência militar e médica. Por meio do estudo da trajetória do professor, também podemos perceber a importância de sempre buscar o aprimoramento profissional. Possuir vínculos e credibilidade com as pessoas podem levar a excelentes oportunidades.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-19T02:22:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172033
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001057011
url http://hdl.handle.net/10183/172033
identifier_str_mv 001057011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172033/1/001057011.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172033/2/001057011.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172033/3/001057011.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e00e44490331d778e43673f7385b97c5
8b18c8accac6d7559e2c0926861f555e
9c6a07f40867d05a92605fc1e676a23f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224542433050624