Desejo de brancura, insurgência e controle da narrativa : fotografia preta na pesquisa em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Alisson Ferreira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Meinerz, Carla Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241653
Resumo: O artigo fundamenta o termo Fotografia Preta, definido como método de produção de dados e conteúdo educativo na formação docente. O texto é resultado de uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de abordagem qualitativa, que visou promover uma interação dialógica por meio da fotografia, no intuito de debater o desejo de brancura em sociedades colonizadas e racializadas. Inspira-se na categoria denegrir, capaz de associar forma e conteúdo no fazer investigativo. Destaca-se a categoria humanidade, contraposta à experiência do racismo no Brasil, por meio da qual se demarca a perspectiva ética e emancipatória das lutas do movimento negro e das pessoas negras em ações similares. Ampara-se no projeto político e pedagógico oficializado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Conclui-se que a fotografia preta, uma imagem desestabilizadora, pode gerar reflexão acerca da negritude, seja pela afirmação da própria identidade negra, como pela constatação dos abismos que, historicamente erodidos, distanciam-na do desejado e defeituoso mundo branco.
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