Desejo de brancura, insurgência e controle da narrativa : fotografia preta na pesquisa em educação
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/241653 |
Resumo: | O artigo fundamenta o termo Fotografia Preta, definido como método de produção de dados e conteúdo educativo na formação docente. O texto é resultado de uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de abordagem qualitativa, que visou promover uma interação dialógica por meio da fotografia, no intuito de debater o desejo de brancura em sociedades colonizadas e racializadas. Inspira-se na categoria denegrir, capaz de associar forma e conteúdo no fazer investigativo. Destaca-se a categoria humanidade, contraposta à experiência do racismo no Brasil, por meio da qual se demarca a perspectiva ética e emancipatória das lutas do movimento negro e das pessoas negras em ações similares. Ampara-se no projeto político e pedagógico oficializado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Conclui-se que a fotografia preta, uma imagem desestabilizadora, pode gerar reflexão acerca da negritude, seja pela afirmação da própria identidade negra, como pela constatação dos abismos que, historicamente erodidos, distanciam-na do desejado e defeituoso mundo branco. |
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Batista, Alisson FerreiraMeinerz, Carla Beatriz2022-07-02T05:13:50Z20222448-0916http://hdl.handle.net/10183/241653001143480O artigo fundamenta o termo Fotografia Preta, definido como método de produção de dados e conteúdo educativo na formação docente. O texto é resultado de uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de abordagem qualitativa, que visou promover uma interação dialógica por meio da fotografia, no intuito de debater o desejo de brancura em sociedades colonizadas e racializadas. Inspira-se na categoria denegrir, capaz de associar forma e conteúdo no fazer investigativo. Destaca-se a categoria humanidade, contraposta à experiência do racismo no Brasil, por meio da qual se demarca a perspectiva ética e emancipatória das lutas do movimento negro e das pessoas negras em ações similares. Ampara-se no projeto político e pedagógico oficializado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Conclui-se que a fotografia preta, uma imagem desestabilizadora, pode gerar reflexão acerca da negritude, seja pela afirmação da própria identidade negra, como pela constatação dos abismos que, historicamente erodidos, distanciam-na do desejado e defeituoso mundo branco.The article supports the term Black Photography, defined as a method of data production and educational content in teacher training. The text is the result of a master's research in the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), with a qualitative approach, which aimed to promote a dialogic interaction through photography, in order to debate the desire for whiteness in colonized and racialized societies. It is inspired by the denigration category, capable of associating form and content in investigative work. The category humanity stands out, as opposed to the experience of racism in Brazil, through which the ethical and emancipatory perspective of the struggles of the black movement and black people in similar actions is demarcated. It is supported by the political and pedagogical project made official in the National Curriculum Guidelines for Education in Ethnic-Racial Relations. It is concluded that black photography, a destabilizing image, can generate a reflection on blackness, either through the rescue of black identity itself, or through the observation of the abysses that, historically eroded, distance it from the desired and defective white world.application/pdfporCadernos Cajuína. Teresina, PI. Vol. 7, n.2 (2022), p. 1-15, e227208FotografiaRelações étnicas e raciaisNegritudePhotographyBlacknessDesire for whitenessEducation of ethnic-racial relationsDesejo de brancura, insurgência e controle da narrativa : fotografia preta na pesquisa em educaçãoDesire for whiteness, insurgence and narrative control : black Photography in education researchinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143480.pdf.txt001143480.pdf.txtExtracted Texttext/plain36172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241653/2/001143480.pdf.txt72d0b609a288f660302a3212f009f839MD52ORIGINAL001143480.pdfTexto completoapplication/pdf713693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241653/1/001143480.pdfa1285a54a56bcb4ca60684bc4d69b78cMD5110183/2416532022-07-03 04:54:44.837807oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241653Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-03T07:54:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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