O estado da arte sobre bacias hidrográficas e sua relação com a educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Jeferson Rosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mezalira, Sandra Mara, Costella, Roselane Zordan, Robaina, Jose Vicente Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243397
Resumo: Este trabalho é resultado parcial de uma pesquisa em andamento em nível de Doutorado, cujo objetivo foi analisar a produção acadêmica sobre o tema Bacias Hidrográficas e Educação Ambiental realizados no período de 2010 a 2018, nas edições do Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências (ENPEC), na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). A metodologia se baseia em um levantamento bibliográfico, na qual denominamos Estado da Arte. Foram utilizados 23 trabalhos disponibilizados nessas bases, os quais foram baixados e lidos na íntegra para serem utilizados nessa pesquisa. Os resultados apontam que Bacias Hidrográficas e Educação Ambiental são trabalhadas em diferentes regiões e contextos de forma muito incipiente, descontextualizada e fragmentada. Percebe-se que as temáticas necessitam ser desenvolvidas de maneira permanente e contextualizada nos meios escolares e Instituições de Ensino Superior e como demanda de políticas públicas.
id UFRGS-2_775feb36cf78f6d270fcd38186d79b4f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243397
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Jeferson RosaMezalira, Sandra MaraCostella, Roselane ZordanRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:56:59Z20202525-3409http://hdl.handle.net/10183/243397001145853Este trabalho é resultado parcial de uma pesquisa em andamento em nível de Doutorado, cujo objetivo foi analisar a produção acadêmica sobre o tema Bacias Hidrográficas e Educação Ambiental realizados no período de 2010 a 2018, nas edições do Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências (ENPEC), na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). A metodologia se baseia em um levantamento bibliográfico, na qual denominamos Estado da Arte. Foram utilizados 23 trabalhos disponibilizados nessas bases, os quais foram baixados e lidos na íntegra para serem utilizados nessa pesquisa. Os resultados apontam que Bacias Hidrográficas e Educação Ambiental são trabalhadas em diferentes regiões e contextos de forma muito incipiente, descontextualizada e fragmentada. Percebe-se que as temáticas necessitam ser desenvolvidas de maneira permanente e contextualizada nos meios escolares e Instituições de Ensino Superior e como demanda de políticas públicas.This work is a partial result of greater research which objective was to analyze the academic production on the subject of Drainage Basins and Environmental Education carried out from 2010 to 2018, in the editions of the National Meeting of Researchers in Science Education ( ENPEC), the Electronic Journal of the Master in Environmental Education (REMEA), and the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The methodology is based on bibliographic research called the State of the Art. 23 works available on databases were used. They were downloaded and read in full to be applied to this research. The results show that Drainage Basins and Environmental Education are worked in different regions and contexts in very incipient, decontextualized, and fragmented means. It is noticed that subjects need to be developed in a permanent and contextualized methods in school environments and higher education institutions, and as demand for public policies.Este trabajo es resultado parcial de una investigación más amplia, cuyo objetivo fue analizar la producción académica, realizada en el período de 2010 a 2018, sobre el tema de Cuencas Hidrográficas y Educación Ambiental. Se analizaron las ediciones del Encuentro Nacional de Investigadores en Educación en Ciencias (ENPEC), la Revista Electrónica de la Maestría en Educación Ambiental (REMEA) y la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones (BDTD). La metodología se basa en un levantamiento bibliográfico, denominado Estado del Arte. Se seleccionaron 23 trabajos disponibles en estas bases de datos, los cuales fueron descargados y leídos en su totalidad para el análisis y discusión en esta investigación. Los resultados indican que las Cuencas Hidrográficas y la Educación Ambiental son trabajadas en diferentes regiones y contextos de manera muy incipiente, descontextualizada y fragmentada. Se percibe que los temas deben desarrollarse de manera permanente y contextualizada en los medios escolares, Instituciones de Educación Superior y como demanda de políticas públicas.application/pdfporResearch, Society and Development. Itabira, MG : [Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências], 2020. Vol. 9, n. 9 (2020), e540997591, 23 p.Educação ambientalState of the artWatershedsEnvironmental educationEstado del arteCuenca hidrográficaEducación ambientalO estado da arte sobre bacias hidrográficas e sua relação com a educação ambientalThe state of art about drainage basins and its relationship with environmental education Estado del arte sobre cuencas hidrográficas e su relación con la educación ambiental info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145853.pdf.txt001145853.pdf.txtExtracted Texttext/plain54972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243397/2/001145853.pdf.txt551dc7c0a7cc572f3f8ce58c5f498a64MD52ORIGINAL001145853.pdfTexto completoapplication/pdf472278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243397/1/001145853.pdf38fc573085f7778dd29896aa64140d31MD5110183/2433972022-07-22 04:54:29.436261oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243397Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:54:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estado da arte sobre bacias hidrográficas e sua relação com a educação ambiental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The state of art about drainage basins and its relationship with environmental education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Estado del arte sobre cuencas hidrográficas e su relación con la educación ambiental
title O estado da arte sobre bacias hidrográficas e sua relação com a educação ambiental
spellingShingle O estado da arte sobre bacias hidrográficas e sua relação com a educação ambiental
Soares, Jeferson Rosa
Educação ambiental
State of the art
Watersheds
Environmental education
Estado del arte
Cuenca hidrográfica
Educación ambiental
title_short O estado da arte sobre bacias hidrográficas e sua relação com a educação ambiental
title_full O estado da arte sobre bacias hidrográficas e sua relação com a educação ambiental
title_fullStr O estado da arte sobre bacias hidrográficas e sua relação com a educação ambiental
title_full_unstemmed O estado da arte sobre bacias hidrográficas e sua relação com a educação ambiental
title_sort O estado da arte sobre bacias hidrográficas e sua relação com a educação ambiental
author Soares, Jeferson Rosa
author_facet Soares, Jeferson Rosa
Mezalira, Sandra Mara
Costella, Roselane Zordan
Robaina, Jose Vicente Lima
author_role author
author2 Mezalira, Sandra Mara
Costella, Roselane Zordan
Robaina, Jose Vicente Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Jeferson Rosa
Mezalira, Sandra Mara
Costella, Roselane Zordan
Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
topic Educação ambiental
State of the art
Watersheds
Environmental education
Estado del arte
Cuenca hidrográfica
Educación ambiental
dc.subject.eng.fl_str_mv State of the art
Watersheds
Environmental education
dc.subject.spa.fl_str_mv Estado del arte
Cuenca hidrográfica
Educación ambiental
description Este trabalho é resultado parcial de uma pesquisa em andamento em nível de Doutorado, cujo objetivo foi analisar a produção acadêmica sobre o tema Bacias Hidrográficas e Educação Ambiental realizados no período de 2010 a 2018, nas edições do Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências (ENPEC), na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). A metodologia se baseia em um levantamento bibliográfico, na qual denominamos Estado da Arte. Foram utilizados 23 trabalhos disponibilizados nessas bases, os quais foram baixados e lidos na íntegra para serem utilizados nessa pesquisa. Os resultados apontam que Bacias Hidrográficas e Educação Ambiental são trabalhadas em diferentes regiões e contextos de forma muito incipiente, descontextualizada e fragmentada. Percebe-se que as temáticas necessitam ser desenvolvidas de maneira permanente e contextualizada nos meios escolares e Instituições de Ensino Superior e como demanda de políticas públicas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T04:56:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243397
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-3409
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145853
identifier_str_mv 2525-3409
001145853
url http://hdl.handle.net/10183/243397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Research, Society and Development. Itabira, MG : [Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências], 2020. Vol. 9, n. 9 (2020), e540997591, 23 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243397/2/001145853.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243397/1/001145853.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 551dc7c0a7cc572f3f8ce58c5f498a64
38fc573085f7778dd29896aa64140d31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225062156599296