Blog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141522 |
Resumo: | A escola é um espaço para a construção de conhecimento, e para que isso aconteça atuam fatores determinantes, como por exemplo a interação entre os sujeitos e entre estes objetos de aprendizagens. Esse processo de interação pode ser facilitado por alguns recursos tecnológicos, como o blog, que é uma ferramenta com grande potencial na educação, já que permite uma interação significativa. Tendo em vista as vantagens proporcionadas pelo uso do blog, buscou-se verificar quais escolas Municipais de Caxias do Sul, utilizam o blog nas séries finais do ensino fundamental, e quais recursos oferecidos por esta ferramenta são utilizados.Foi feita uma pesquisa nas escolas Municipais da área Urbana de Caxias do Sul. Após verificar quais escolas das séries finais do ensino fundamental, utilizavam o blog, foi feita a análise. Concluiu-se que a maioria dos blogs não explora todo o potencial que ele oferece, muitos deles apresentam mais fotos de atividades realizadas pelas escolas, do que informações e atividades que possam levar a construção coletiva do conhecimento, abrindo espaço de expressão e comunicação entre os alunos, e desta maneira valendo-se do dinamismo e da interatividade que podem ser desenvolvida com esta ferramenta. |
id |
UFRGS-2_77ceaba0e3adde115be1283279419ed0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141522 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Muller, Cristina HaackRapkiewcz, Clevi Elena2016-05-21T02:09:01Z2010http://hdl.handle.net/10183/141522000988416A escola é um espaço para a construção de conhecimento, e para que isso aconteça atuam fatores determinantes, como por exemplo a interação entre os sujeitos e entre estes objetos de aprendizagens. Esse processo de interação pode ser facilitado por alguns recursos tecnológicos, como o blog, que é uma ferramenta com grande potencial na educação, já que permite uma interação significativa. Tendo em vista as vantagens proporcionadas pelo uso do blog, buscou-se verificar quais escolas Municipais de Caxias do Sul, utilizam o blog nas séries finais do ensino fundamental, e quais recursos oferecidos por esta ferramenta são utilizados.Foi feita uma pesquisa nas escolas Municipais da área Urbana de Caxias do Sul. Após verificar quais escolas das séries finais do ensino fundamental, utilizavam o blog, foi feita a análise. Concluiu-se que a maioria dos blogs não explora todo o potencial que ele oferece, muitos deles apresentam mais fotos de atividades realizadas pelas escolas, do que informações e atividades que possam levar a construção coletiva do conhecimento, abrindo espaço de expressão e comunicação entre os alunos, e desta maneira valendo-se do dinamismo e da interatividade que podem ser desenvolvida com esta ferramenta.application/pdfporBlogInteratividadeRelação professor-alunoBlog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988416.pdf000988416.pdfTexto completoapplication/pdf464798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141522/1/000988416.pdf4976aa1f980af0efb5953d3261ff695eMD51TEXT000988416.pdf.txt000988416.pdf.txtExtracted Texttext/plain93846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141522/2/000988416.pdf.txtdc79cebfd79d27394fb28dd57f7cc6fcMD52THUMBNAIL000988416.pdf.jpg000988416.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141522/3/000988416.pdf.jpga223027e7c5d1a67fa3dc46adbce1580MD5310183/1415222019-11-08 04:44:20.190177oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141522Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-08T06:44:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Blog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sul |
title |
Blog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sul |
spellingShingle |
Blog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sul Muller, Cristina Haack Blog Interatividade Relação professor-aluno |
title_short |
Blog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sul |
title_full |
Blog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sul |
title_fullStr |
Blog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sul |
title_full_unstemmed |
Blog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sul |
title_sort |
Blog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sul |
author |
Muller, Cristina Haack |
author_facet |
Muller, Cristina Haack |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muller, Cristina Haack |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rapkiewcz, Clevi Elena |
contributor_str_mv |
Rapkiewcz, Clevi Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Interatividade Relação professor-aluno |
topic |
Blog Interatividade Relação professor-aluno |
description |
A escola é um espaço para a construção de conhecimento, e para que isso aconteça atuam fatores determinantes, como por exemplo a interação entre os sujeitos e entre estes objetos de aprendizagens. Esse processo de interação pode ser facilitado por alguns recursos tecnológicos, como o blog, que é uma ferramenta com grande potencial na educação, já que permite uma interação significativa. Tendo em vista as vantagens proporcionadas pelo uso do blog, buscou-se verificar quais escolas Municipais de Caxias do Sul, utilizam o blog nas séries finais do ensino fundamental, e quais recursos oferecidos por esta ferramenta são utilizados.Foi feita uma pesquisa nas escolas Municipais da área Urbana de Caxias do Sul. Após verificar quais escolas das séries finais do ensino fundamental, utilizavam o blog, foi feita a análise. Concluiu-se que a maioria dos blogs não explora todo o potencial que ele oferece, muitos deles apresentam mais fotos de atividades realizadas pelas escolas, do que informações e atividades que possam levar a construção coletiva do conhecimento, abrindo espaço de expressão e comunicação entre os alunos, e desta maneira valendo-se do dinamismo e da interatividade que podem ser desenvolvida com esta ferramenta. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-21T02:09:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141522 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000988416 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141522 |
identifier_str_mv |
000988416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141522/1/000988416.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141522/2/000988416.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141522/3/000988416.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4976aa1f980af0efb5953d3261ff695e dc79cebfd79d27394fb28dd57f7cc6fc a223027e7c5d1a67fa3dc46adbce1580 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447174432948224 |