Blog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muller, Cristina Haack
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141522
Resumo: A escola é um espaço para a construção de conhecimento, e para que isso aconteça atuam fatores determinantes, como por exemplo a interação entre os sujeitos e entre estes objetos de aprendizagens. Esse processo de interação pode ser facilitado por alguns recursos tecnológicos, como o blog, que é uma ferramenta com grande potencial na educação, já que permite uma interação significativa. Tendo em vista as vantagens proporcionadas pelo uso do blog, buscou-se verificar quais escolas Municipais de Caxias do Sul, utilizam o blog nas séries finais do ensino fundamental, e quais recursos oferecidos por esta ferramenta são utilizados.Foi feita uma pesquisa nas escolas Municipais da área Urbana de Caxias do Sul. Após verificar quais escolas das séries finais do ensino fundamental, utilizavam o blog, foi feita a análise. Concluiu-se que a maioria dos blogs não explora todo o potencial que ele oferece, muitos deles apresentam mais fotos de atividades realizadas pelas escolas, do que informações e atividades que possam levar a construção coletiva do conhecimento, abrindo espaço de expressão e comunicação entre os alunos, e desta maneira valendo-se do dinamismo e da interatividade que podem ser desenvolvida com esta ferramenta.
id UFRGS-2_77ceaba0e3adde115be1283279419ed0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141522
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Muller, Cristina HaackRapkiewcz, Clevi Elena2016-05-21T02:09:01Z2010http://hdl.handle.net/10183/141522000988416A escola é um espaço para a construção de conhecimento, e para que isso aconteça atuam fatores determinantes, como por exemplo a interação entre os sujeitos e entre estes objetos de aprendizagens. Esse processo de interação pode ser facilitado por alguns recursos tecnológicos, como o blog, que é uma ferramenta com grande potencial na educação, já que permite uma interação significativa. Tendo em vista as vantagens proporcionadas pelo uso do blog, buscou-se verificar quais escolas Municipais de Caxias do Sul, utilizam o blog nas séries finais do ensino fundamental, e quais recursos oferecidos por esta ferramenta são utilizados.Foi feita uma pesquisa nas escolas Municipais da área Urbana de Caxias do Sul. Após verificar quais escolas das séries finais do ensino fundamental, utilizavam o blog, foi feita a análise. Concluiu-se que a maioria dos blogs não explora todo o potencial que ele oferece, muitos deles apresentam mais fotos de atividades realizadas pelas escolas, do que informações e atividades que possam levar a construção coletiva do conhecimento, abrindo espaço de expressão e comunicação entre os alunos, e desta maneira valendo-se do dinamismo e da interatividade que podem ser desenvolvida com esta ferramenta.application/pdfporBlogInteratividadeRelação professor-alunoBlog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988416.pdf000988416.pdfTexto completoapplication/pdf464798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141522/1/000988416.pdf4976aa1f980af0efb5953d3261ff695eMD51TEXT000988416.pdf.txt000988416.pdf.txtExtracted Texttext/plain93846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141522/2/000988416.pdf.txtdc79cebfd79d27394fb28dd57f7cc6fcMD52THUMBNAIL000988416.pdf.jpg000988416.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141522/3/000988416.pdf.jpga223027e7c5d1a67fa3dc46adbce1580MD5310183/1415222019-11-08 04:44:20.190177oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141522Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-08T06:44:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Blog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sul
title Blog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sul
spellingShingle Blog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sul
Muller, Cristina Haack
Blog
Interatividade
Relação professor-aluno
title_short Blog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sul
title_full Blog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sul
title_fullStr Blog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sul
title_full_unstemmed Blog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sul
title_sort Blog na educação : um estudo de caso nas séries do 2º segmento do ensino fundamental em escolas municipais urbanas de Caxias do Sul
author Muller, Cristina Haack
author_facet Muller, Cristina Haack
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muller, Cristina Haack
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rapkiewcz, Clevi Elena
contributor_str_mv Rapkiewcz, Clevi Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Interatividade
Relação professor-aluno
topic Blog
Interatividade
Relação professor-aluno
description A escola é um espaço para a construção de conhecimento, e para que isso aconteça atuam fatores determinantes, como por exemplo a interação entre os sujeitos e entre estes objetos de aprendizagens. Esse processo de interação pode ser facilitado por alguns recursos tecnológicos, como o blog, que é uma ferramenta com grande potencial na educação, já que permite uma interação significativa. Tendo em vista as vantagens proporcionadas pelo uso do blog, buscou-se verificar quais escolas Municipais de Caxias do Sul, utilizam o blog nas séries finais do ensino fundamental, e quais recursos oferecidos por esta ferramenta são utilizados.Foi feita uma pesquisa nas escolas Municipais da área Urbana de Caxias do Sul. Após verificar quais escolas das séries finais do ensino fundamental, utilizavam o blog, foi feita a análise. Concluiu-se que a maioria dos blogs não explora todo o potencial que ele oferece, muitos deles apresentam mais fotos de atividades realizadas pelas escolas, do que informações e atividades que possam levar a construção coletiva do conhecimento, abrindo espaço de expressão e comunicação entre os alunos, e desta maneira valendo-se do dinamismo e da interatividade que podem ser desenvolvida com esta ferramenta.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-21T02:09:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141522
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000988416
url http://hdl.handle.net/10183/141522
identifier_str_mv 000988416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141522/1/000988416.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141522/2/000988416.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141522/3/000988416.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4976aa1f980af0efb5953d3261ff695e
dc79cebfd79d27394fb28dd57f7cc6fc
a223027e7c5d1a67fa3dc46adbce1580
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447174432948224