Análise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branchi, Carilusa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141495
Resumo: O uso das tecnologias de informação e comunicação pela sociedade vem suscitando na educação o desejo de utilizá-las a seu serviço. O novo ambiente de aprendizagem deve ter seus saberes renovados e desenvolver habilidades e competências necessárias à atualidade. Para tanto, há necessidade da implantação dessas novas tecnologias na sala de aula. Os blogs são ferramentas que podem enriquecer as aulas, fazendo com que o professor dê oportunidades aos alunos de exporem suas ideias, construírem seus conhecimentos, compartilharem opiniões e desenvolverem, consequentemente, as habilidades para tornarem-se competentes. Com a ajuda do blog, tanto aluno com professor tornam-se prosumidores – produtores e consumidores de conhecimento. Nas Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas públicas de São Marcos, a presença deste tipo de trabalho ainda não ganhou grande significado, pois poucos professores percebem os benefícios da utilização das TICS para desenvolver potencialidades. Prova disso é a pesquisa realizada com gestores e professores de dez escolas do município, a qual mostrou que o uso das TICs se faz de forma esporádica e os professores necessitam de formação para sentirem-se seguros e proporem o trabalho aos alunos.
id UFRGS-2_eb5e653ec5dc9a060a696d5e5a0cdd3c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141495
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Branchi, CarilusaCosta, Valéria Machado da2016-05-21T02:08:30Z2010http://hdl.handle.net/10183/141495000988160O uso das tecnologias de informação e comunicação pela sociedade vem suscitando na educação o desejo de utilizá-las a seu serviço. O novo ambiente de aprendizagem deve ter seus saberes renovados e desenvolver habilidades e competências necessárias à atualidade. Para tanto, há necessidade da implantação dessas novas tecnologias na sala de aula. Os blogs são ferramentas que podem enriquecer as aulas, fazendo com que o professor dê oportunidades aos alunos de exporem suas ideias, construírem seus conhecimentos, compartilharem opiniões e desenvolverem, consequentemente, as habilidades para tornarem-se competentes. Com a ajuda do blog, tanto aluno com professor tornam-se prosumidores – produtores e consumidores de conhecimento. Nas Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas públicas de São Marcos, a presença deste tipo de trabalho ainda não ganhou grande significado, pois poucos professores percebem os benefícios da utilização das TICS para desenvolver potencialidades. Prova disso é a pesquisa realizada com gestores e professores de dez escolas do município, a qual mostrou que o uso das TICs se faz de forma esporádica e os professores necessitam de formação para sentirem-se seguros e proporem o trabalho aos alunos.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)BlogProfessorAlunoAnálise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988160.pdf000988160.pdfTexto completoapplication/pdf1055213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141495/1/000988160.pdf2d9c2cb7ae73a03ab113bbe03f9d3148MD51TEXT000988160.pdf.txt000988160.pdf.txtExtracted Texttext/plain80992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141495/2/000988160.pdf.txt77aff90dc523ddbb57b0837997c4db86MD52THUMBNAIL000988160.pdf.jpg000988160.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141495/3/000988160.pdf.jpg01b650b3632e419423f1d862f7d8c7f4MD5310183/1414952018-10-25 10:06:54.413oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141495Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcos
title Análise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcos
spellingShingle Análise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcos
Branchi, Carilusa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Blog
Professor
Aluno
title_short Análise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcos
title_full Análise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcos
title_fullStr Análise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcos
title_full_unstemmed Análise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcos
title_sort Análise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcos
author Branchi, Carilusa
author_facet Branchi, Carilusa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branchi, Carilusa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Valéria Machado da
contributor_str_mv Costa, Valéria Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Blog
Professor
Aluno
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Blog
Professor
Aluno
description O uso das tecnologias de informação e comunicação pela sociedade vem suscitando na educação o desejo de utilizá-las a seu serviço. O novo ambiente de aprendizagem deve ter seus saberes renovados e desenvolver habilidades e competências necessárias à atualidade. Para tanto, há necessidade da implantação dessas novas tecnologias na sala de aula. Os blogs são ferramentas que podem enriquecer as aulas, fazendo com que o professor dê oportunidades aos alunos de exporem suas ideias, construírem seus conhecimentos, compartilharem opiniões e desenvolverem, consequentemente, as habilidades para tornarem-se competentes. Com a ajuda do blog, tanto aluno com professor tornam-se prosumidores – produtores e consumidores de conhecimento. Nas Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas públicas de São Marcos, a presença deste tipo de trabalho ainda não ganhou grande significado, pois poucos professores percebem os benefícios da utilização das TICS para desenvolver potencialidades. Prova disso é a pesquisa realizada com gestores e professores de dez escolas do município, a qual mostrou que o uso das TICs se faz de forma esporádica e os professores necessitam de formação para sentirem-se seguros e proporem o trabalho aos alunos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-21T02:08:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141495
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000988160
url http://hdl.handle.net/10183/141495
identifier_str_mv 000988160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141495/1/000988160.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141495/2/000988160.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141495/3/000988160.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d9c2cb7ae73a03ab113bbe03f9d3148
77aff90dc523ddbb57b0837997c4db86
01b650b3632e419423f1d862f7d8c7f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447174405685248