Análise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141495 |
Resumo: | O uso das tecnologias de informação e comunicação pela sociedade vem suscitando na educação o desejo de utilizá-las a seu serviço. O novo ambiente de aprendizagem deve ter seus saberes renovados e desenvolver habilidades e competências necessárias à atualidade. Para tanto, há necessidade da implantação dessas novas tecnologias na sala de aula. Os blogs são ferramentas que podem enriquecer as aulas, fazendo com que o professor dê oportunidades aos alunos de exporem suas ideias, construírem seus conhecimentos, compartilharem opiniões e desenvolverem, consequentemente, as habilidades para tornarem-se competentes. Com a ajuda do blog, tanto aluno com professor tornam-se prosumidores – produtores e consumidores de conhecimento. Nas Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas públicas de São Marcos, a presença deste tipo de trabalho ainda não ganhou grande significado, pois poucos professores percebem os benefícios da utilização das TICS para desenvolver potencialidades. Prova disso é a pesquisa realizada com gestores e professores de dez escolas do município, a qual mostrou que o uso das TICs se faz de forma esporádica e os professores necessitam de formação para sentirem-se seguros e proporem o trabalho aos alunos. |
id |
UFRGS-2_eb5e653ec5dc9a060a696d5e5a0cdd3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141495 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Branchi, CarilusaCosta, Valéria Machado da2016-05-21T02:08:30Z2010http://hdl.handle.net/10183/141495000988160O uso das tecnologias de informação e comunicação pela sociedade vem suscitando na educação o desejo de utilizá-las a seu serviço. O novo ambiente de aprendizagem deve ter seus saberes renovados e desenvolver habilidades e competências necessárias à atualidade. Para tanto, há necessidade da implantação dessas novas tecnologias na sala de aula. Os blogs são ferramentas que podem enriquecer as aulas, fazendo com que o professor dê oportunidades aos alunos de exporem suas ideias, construírem seus conhecimentos, compartilharem opiniões e desenvolverem, consequentemente, as habilidades para tornarem-se competentes. Com a ajuda do blog, tanto aluno com professor tornam-se prosumidores – produtores e consumidores de conhecimento. Nas Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas públicas de São Marcos, a presença deste tipo de trabalho ainda não ganhou grande significado, pois poucos professores percebem os benefícios da utilização das TICS para desenvolver potencialidades. Prova disso é a pesquisa realizada com gestores e professores de dez escolas do município, a qual mostrou que o uso das TICs se faz de forma esporádica e os professores necessitam de formação para sentirem-se seguros e proporem o trabalho aos alunos.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)BlogProfessorAlunoAnálise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988160.pdf000988160.pdfTexto completoapplication/pdf1055213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141495/1/000988160.pdf2d9c2cb7ae73a03ab113bbe03f9d3148MD51TEXT000988160.pdf.txt000988160.pdf.txtExtracted Texttext/plain80992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141495/2/000988160.pdf.txt77aff90dc523ddbb57b0837997c4db86MD52THUMBNAIL000988160.pdf.jpg000988160.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141495/3/000988160.pdf.jpg01b650b3632e419423f1d862f7d8c7f4MD5310183/1414952018-10-25 10:06:54.413oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141495Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcos |
title |
Análise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcos |
spellingShingle |
Análise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcos Branchi, Carilusa Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Blog Professor Aluno |
title_short |
Análise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcos |
title_full |
Análise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcos |
title_fullStr |
Análise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcos |
title_full_unstemmed |
Análise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcos |
title_sort |
Análise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcos |
author |
Branchi, Carilusa |
author_facet |
Branchi, Carilusa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branchi, Carilusa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Valéria Machado da |
contributor_str_mv |
Costa, Valéria Machado da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Blog Professor Aluno |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Blog Professor Aluno |
description |
O uso das tecnologias de informação e comunicação pela sociedade vem suscitando na educação o desejo de utilizá-las a seu serviço. O novo ambiente de aprendizagem deve ter seus saberes renovados e desenvolver habilidades e competências necessárias à atualidade. Para tanto, há necessidade da implantação dessas novas tecnologias na sala de aula. Os blogs são ferramentas que podem enriquecer as aulas, fazendo com que o professor dê oportunidades aos alunos de exporem suas ideias, construírem seus conhecimentos, compartilharem opiniões e desenvolverem, consequentemente, as habilidades para tornarem-se competentes. Com a ajuda do blog, tanto aluno com professor tornam-se prosumidores – produtores e consumidores de conhecimento. Nas Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas públicas de São Marcos, a presença deste tipo de trabalho ainda não ganhou grande significado, pois poucos professores percebem os benefícios da utilização das TICS para desenvolver potencialidades. Prova disso é a pesquisa realizada com gestores e professores de dez escolas do município, a qual mostrou que o uso das TICs se faz de forma esporádica e os professores necessitam de formação para sentirem-se seguros e proporem o trabalho aos alunos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-21T02:08:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141495 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000988160 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141495 |
identifier_str_mv |
000988160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141495/1/000988160.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141495/2/000988160.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141495/3/000988160.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2d9c2cb7ae73a03ab113bbe03f9d3148 77aff90dc523ddbb57b0837997c4db86 01b650b3632e419423f1d862f7d8c7f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447174405685248 |