“Raspas e restos me interessam” : Arquivos de instituições educativas como espaços de guarda, ensino e pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Dóris Bittencourt
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271020
Resumo: Neste artigo, procura-se instigar os leitores a refletirem acerca de temas sensíveis que perpassam a formação docente, notadamente no que diz respeito à importância do cuidado com as memórias das instituições educativas, constitutivas do tempo presente. Neste sentido, enfatizou-se a experiência desenvolvida no Arquivo Histórico da Faculdade de Educação/UFRGS e os desafios que existem em aproximar a memória institucional como temática que interesse aos jovens estudantes dos cursos de licenciatura. Fez-se uma defesa das aulas de História da Educação, como disciplina na qual é possível desenvolver estratégias formativas que envolvam as múltiplas faces dos gestos de guardar, com vistas a que esse componente curricular faça sentidospara quem está em processo detornar-se professor e que possam reverberar na futura atuação como docentes. Além disso, problematizam-se questões em torno da constituição de Arquivos, nas interfaces com discussões sobre a memória e o patrimônio educativo.
id UFRGS-2_77d767077ae74377156e2fc2900200cf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271020
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Almeida, Dóris Bittencourt2024-01-18T03:21:46Z20231011-2251http://hdl.handle.net/10183/271020001194624Neste artigo, procura-se instigar os leitores a refletirem acerca de temas sensíveis que perpassam a formação docente, notadamente no que diz respeito à importância do cuidado com as memórias das instituições educativas, constitutivas do tempo presente. Neste sentido, enfatizou-se a experiência desenvolvida no Arquivo Histórico da Faculdade de Educação/UFRGS e os desafios que existem em aproximar a memória institucional como temática que interesse aos jovens estudantes dos cursos de licenciatura. Fez-se uma defesa das aulas de História da Educação, como disciplina na qual é possível desenvolver estratégias formativas que envolvam as múltiplas faces dos gestos de guardar, com vistas a que esse componente curricular faça sentidospara quem está em processo detornar-se professor e que possam reverberar na futura atuação como docentes. Além disso, problematizam-se questões em torno da constituição de Arquivos, nas interfaces com discussões sobre a memória e o patrimônio educativo.In this article, we try to instigate readers to reflect about sensitive themes that permeate the formation of teachers, especially regarding the importance of caring about the memories of educational institutions, since they are constitutive of the presentin which we live. In this sense, it was emphasized the experience developed in the Historical Archive of the Faculdade de Educação/UFRGS, as well as the challenges that exist in approaching the institutional memory as a theme that interests young studentsof undergraduate courses. A defense was made of the History of Education classes, as a subject in which it is possible to develop formative strategies that involve the multiple faces of the gestures of keeping, so that this curricular component makes sense to those who are in the process of becoming teachers and that can reverberate in their future performance as teachers. Furthermore, it seeks to problematize issues around the constitution of archives, in the interfaces with discussions about memory and educational heritage.En este artículo, pretendemos instigar a los lectores a reflexionar sobre temas sensibles que permean la formación docente, especialmente en lo que se refiere a la importancia de cuidar las memorias de las instituciones educativas, constitutivas del tiempopresente. En este sentido, se destacó la experiencia desarrollada en el Archivo Histórico de la Faculdade de Educação/UFRGS y los desafíos que existen en el abordaje de la memoria institucional como tema que interesa a los jóvenes estudiantes de los cursos de graduación.Se hizo una defensa de las clases de Historia de la Educación, como asignatura en la que es posible desarrollar estrategias formativas que involucren las múltiples caras de los gestos de guardar, con vistas a que este componente curriculartenga sentido para quienes están en proceso de convertirse en profesores y que pueda reverberar en el futuro desempeño como docentes. Además, se problematizan cuestiones en torno a la constitución de Archivos, en interfaces con discusiones sobre memoria ypatrimonio educativo.application/pdfporParadigma (Maracay). Vol. 44, n. 2 (jul. 2023), p. 485-505Formação de professoresArquivo escolarHistória da educaçãoPatrimônioSchool archivesTeaching the History of EducationEducational heritageHistory of educational institutionsArchivos escolaresEnseñanza de la Historia de la EducaciónPatrimonio educativoHistoria de las instituciones educativas“Raspas e restos me interessam” : Arquivos de instituições educativas como espaços de guarda, ensino e pesquisa"Las sobras me interesan" : los archivos de instituciones educativas como espacios de preservación, enseñanza e investigación“Scraps and leftovers interest me" : archives of educational institutions as spaces of safekeeping, teaching and researcheEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194624.pdf.txt001194624.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271020/2/001194624.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001194624.pdfTexto completoapplication/pdf5569145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271020/1/001194624.pdfcef85f0c16ae6f140aa7b3aef9b3f4a9MD5110183/2710202024-01-19 04:24:21.912295oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271020Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-19T06:24:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Raspas e restos me interessam” : Arquivos de instituições educativas como espaços de guarda, ensino e pesquisa
dc.title.alternative.es.fl_str_mv "Las sobras me interesan" : los archivos de instituciones educativas como espacios de preservación, enseñanza e investigación
dc.title.alternative.en.fl_str_mv “Scraps and leftovers interest me" : archives of educational institutions as spaces of safekeeping, teaching and researche
title “Raspas e restos me interessam” : Arquivos de instituições educativas como espaços de guarda, ensino e pesquisa
spellingShingle “Raspas e restos me interessam” : Arquivos de instituições educativas como espaços de guarda, ensino e pesquisa
Almeida, Dóris Bittencourt
Formação de professores
Arquivo escolar
História da educação
Patrimônio
School archives
Teaching the History of Education
Educational heritage
History of educational institutions
Archivos escolares
Enseñanza de la Historia de la Educación
Patrimonio educativo
Historia de las instituciones educativas
title_short “Raspas e restos me interessam” : Arquivos de instituições educativas como espaços de guarda, ensino e pesquisa
title_full “Raspas e restos me interessam” : Arquivos de instituições educativas como espaços de guarda, ensino e pesquisa
title_fullStr “Raspas e restos me interessam” : Arquivos de instituições educativas como espaços de guarda, ensino e pesquisa
title_full_unstemmed “Raspas e restos me interessam” : Arquivos de instituições educativas como espaços de guarda, ensino e pesquisa
title_sort “Raspas e restos me interessam” : Arquivos de instituições educativas como espaços de guarda, ensino e pesquisa
author Almeida, Dóris Bittencourt
author_facet Almeida, Dóris Bittencourt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Dóris Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Arquivo escolar
História da educação
Patrimônio
topic Formação de professores
Arquivo escolar
História da educação
Patrimônio
School archives
Teaching the History of Education
Educational heritage
History of educational institutions
Archivos escolares
Enseñanza de la Historia de la Educación
Patrimonio educativo
Historia de las instituciones educativas
dc.subject.eng.fl_str_mv School archives
Teaching the History of Education
Educational heritage
History of educational institutions
dc.subject.spa.fl_str_mv Archivos escolares
Enseñanza de la Historia de la Educación
Patrimonio educativo
Historia de las instituciones educativas
description Neste artigo, procura-se instigar os leitores a refletirem acerca de temas sensíveis que perpassam a formação docente, notadamente no que diz respeito à importância do cuidado com as memórias das instituições educativas, constitutivas do tempo presente. Neste sentido, enfatizou-se a experiência desenvolvida no Arquivo Histórico da Faculdade de Educação/UFRGS e os desafios que existem em aproximar a memória institucional como temática que interesse aos jovens estudantes dos cursos de licenciatura. Fez-se uma defesa das aulas de História da Educação, como disciplina na qual é possível desenvolver estratégias formativas que envolvam as múltiplas faces dos gestos de guardar, com vistas a que esse componente curricular faça sentidospara quem está em processo detornar-se professor e que possam reverberar na futura atuação como docentes. Além disso, problematizam-se questões em torno da constituição de Arquivos, nas interfaces com discussões sobre a memória e o patrimônio educativo.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-18T03:21:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271020
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1011-2251
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001194624
identifier_str_mv 1011-2251
001194624
url http://hdl.handle.net/10183/271020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Paradigma (Maracay). Vol. 44, n. 2 (jul. 2023), p. 485-505
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271020/2/001194624.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271020/1/001194624.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
cef85f0c16ae6f140aa7b3aef9b3f4a9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225109622489088