Inovação na universidade : a pesquisa em parceria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129076 |
Resumo: | Neste texto refletimos sobre a experiência de uma pesquisa sobre Inovação na universidade que se desenvolve em quatro instituições públicas de dois países - Brasil e Argentina. Nosso objetivo foi identificar experiências docentes inovadoras que estivessem acontecendo nos espaços micro e macro institucionais. Consideramos que a inovação deveria ser captada por dentro das práticas universitárias, na relação com as orientações paradigmáticas do conhecimento. Nesta perspectiva, compreendemos a inovação como um processo descontínuo, de rupturas com os paradigmas tradicionais vigentes no ensino e na pesquisa, ou como uma transição com reconfiguração de saberes e poderes que está acontecendo em diferentes universidades e em diferentes espaços. Ao olhar para esses espaços, descobrimos que a inovação mais importante reside em fazer a Pesquisa em Parceria. Este texto caracteriza essa “aproximação pela diferença” que tem como resultado a produção de conhecimento. |
id |
UFRGS-2_77ef4fcba510e143561c179b38302518 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129076 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Leite, Denise Balarine CavalheiroCunha, Maria Isabel daLucarelli, ElisaVeiga, Ilma Passos AlencastroFernandes, CleoniBraga, Ana Maria e SouzaGenro, Maria Elly HerzFerla, Alcindo AntônioCampani, AdrianaCampos, MárciaAlves, EvandroNolasco, Luciane2015-11-09T16:19:55Z19991414-3283http://hdl.handle.net/10183/129076000301895Neste texto refletimos sobre a experiência de uma pesquisa sobre Inovação na universidade que se desenvolve em quatro instituições públicas de dois países - Brasil e Argentina. Nosso objetivo foi identificar experiências docentes inovadoras que estivessem acontecendo nos espaços micro e macro institucionais. Consideramos que a inovação deveria ser captada por dentro das práticas universitárias, na relação com as orientações paradigmáticas do conhecimento. Nesta perspectiva, compreendemos a inovação como um processo descontínuo, de rupturas com os paradigmas tradicionais vigentes no ensino e na pesquisa, ou como uma transição com reconfiguração de saberes e poderes que está acontecendo em diferentes universidades e em diferentes espaços. Ao olhar para esses espaços, descobrimos que a inovação mais importante reside em fazer a Pesquisa em Parceria. Este texto caracteriza essa “aproximação pela diferença” que tem como resultado a produção de conhecimento.In this text, we discuss the experience of the Innovation in universities research project, which is being conducted at four public institutions in two countries: Brazil and Argentina. Our objective was to identify innovative experiences that were occurring in both the micro and the macro arenas of these institutions. We considered that innovation should be identified from within university practices, in the relationship with the paradigmatic orientation of knowledge. This standpoint led us to view innovation as a discontinuous process, which breaks away from the traditional paradigms that are in force in teaching and research, or, alternatively, as a transition process with the reconfiguration of power and knowledge taking place at several universities and in different arenas. Looking into these arenas, we discovered that the most important type of innovation consists of conducting research in a situation of partnership. The present text characterizes this “coming together through differences”, which results in the generation of knowledge.application/pdfporInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 3, n. 4 (1999), p. 41-52EducaçãoPesquisaUniversidadeUniversityInnovationMethodological organizationInovação na universidade : a pesquisa em parceriaA pesquisa em parceria info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000301895.pdf000301895.pdfTexto completoapplication/pdf1529498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129076/1/000301895.pdf0fdf1eb077620c005d6db13d56b5feedMD51TEXT000301895.pdf.txt000301895.pdf.txtExtracted Texttext/plain36997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129076/2/000301895.pdf.txt47d480788b923475bdec1a4e6f24b93bMD52THUMBNAIL000301895.pdf.jpg000301895.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129076/3/000301895.pdf.jpg4613075557900e59770c3bfa043c60c4MD5310183/1290762018-10-24 09:13:45.035oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129076Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:13:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inovação na universidade : a pesquisa em parceria |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
A pesquisa em parceria |
title |
Inovação na universidade : a pesquisa em parceria |
spellingShingle |
Inovação na universidade : a pesquisa em parceria Leite, Denise Balarine Cavalheiro Educação Pesquisa Universidade University Innovation Methodological organization |
title_short |
Inovação na universidade : a pesquisa em parceria |
title_full |
Inovação na universidade : a pesquisa em parceria |
title_fullStr |
Inovação na universidade : a pesquisa em parceria |
title_full_unstemmed |
Inovação na universidade : a pesquisa em parceria |
title_sort |
Inovação na universidade : a pesquisa em parceria |
author |
Leite, Denise Balarine Cavalheiro |
author_facet |
Leite, Denise Balarine Cavalheiro Cunha, Maria Isabel da Lucarelli, Elisa Veiga, Ilma Passos Alencastro Fernandes, Cleoni Braga, Ana Maria e Souza Genro, Maria Elly Herz Ferla, Alcindo Antônio Campani, Adriana Campos, Márcia Alves, Evandro Nolasco, Luciane |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Maria Isabel da Lucarelli, Elisa Veiga, Ilma Passos Alencastro Fernandes, Cleoni Braga, Ana Maria e Souza Genro, Maria Elly Herz Ferla, Alcindo Antônio Campani, Adriana Campos, Márcia Alves, Evandro Nolasco, Luciane |
author2_role |
author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Denise Balarine Cavalheiro Cunha, Maria Isabel da Lucarelli, Elisa Veiga, Ilma Passos Alencastro Fernandes, Cleoni Braga, Ana Maria e Souza Genro, Maria Elly Herz Ferla, Alcindo Antônio Campani, Adriana Campos, Márcia Alves, Evandro Nolasco, Luciane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pesquisa Universidade |
topic |
Educação Pesquisa Universidade University Innovation Methodological organization |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
University Innovation Methodological organization |
description |
Neste texto refletimos sobre a experiência de uma pesquisa sobre Inovação na universidade que se desenvolve em quatro instituições públicas de dois países - Brasil e Argentina. Nosso objetivo foi identificar experiências docentes inovadoras que estivessem acontecendo nos espaços micro e macro institucionais. Consideramos que a inovação deveria ser captada por dentro das práticas universitárias, na relação com as orientações paradigmáticas do conhecimento. Nesta perspectiva, compreendemos a inovação como um processo descontínuo, de rupturas com os paradigmas tradicionais vigentes no ensino e na pesquisa, ou como uma transição com reconfiguração de saberes e poderes que está acontecendo em diferentes universidades e em diferentes espaços. Ao olhar para esses espaços, descobrimos que a inovação mais importante reside em fazer a Pesquisa em Parceria. Este texto caracteriza essa “aproximação pela diferença” que tem como resultado a produção de conhecimento. |
publishDate |
1999 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1999 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-09T16:19:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129076 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3283 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000301895 |
identifier_str_mv |
1414-3283 000301895 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Interface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 3, n. 4 (1999), p. 41-52 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129076/1/000301895.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129076/2/000301895.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129076/3/000301895.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0fdf1eb077620c005d6db13d56b5feed 47d480788b923475bdec1a4e6f24b93b 4613075557900e59770c3bfa043c60c4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447600328867840 |