Inovação na universidade : a pesquisa em parceria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Cunha, Maria Isabel da, Lucarelli, Elisa, Veiga, Ilma Passos Alencastro, Fernandes, Cleoni, Braga, Ana Maria e Souza, Genro, Maria Elly Herz, Ferla, Alcindo Antônio, Campani, Adriana, Campos, Márcia, Alves, Evandro, Nolasco, Luciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129076
Resumo: Neste texto refletimos sobre a experiência de uma pesquisa sobre Inovação na universidade que se desenvolve em quatro instituições públicas de dois países - Brasil e Argentina. Nosso objetivo foi identificar experiências docentes inovadoras que estivessem acontecendo nos espaços micro e macro institucionais. Consideramos que a inovação deveria ser captada por dentro das práticas universitárias, na relação com as orientações paradigmáticas do conhecimento. Nesta perspectiva, compreendemos a inovação como um processo descontínuo, de rupturas com os paradigmas tradicionais vigentes no ensino e na pesquisa, ou como uma transição com reconfiguração de saberes e poderes que está acontecendo em diferentes universidades e em diferentes espaços. Ao olhar para esses espaços, descobrimos que a inovação mais importante reside em fazer a Pesquisa em Parceria. Este texto caracteriza essa “aproximação pela diferença” que tem como resultado a produção de conhecimento.
id UFRGS-2_77ef4fcba510e143561c179b38302518
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129076
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Leite, Denise Balarine CavalheiroCunha, Maria Isabel daLucarelli, ElisaVeiga, Ilma Passos AlencastroFernandes, CleoniBraga, Ana Maria e SouzaGenro, Maria Elly HerzFerla, Alcindo AntônioCampani, AdrianaCampos, MárciaAlves, EvandroNolasco, Luciane2015-11-09T16:19:55Z19991414-3283http://hdl.handle.net/10183/129076000301895Neste texto refletimos sobre a experiência de uma pesquisa sobre Inovação na universidade que se desenvolve em quatro instituições públicas de dois países - Brasil e Argentina. Nosso objetivo foi identificar experiências docentes inovadoras que estivessem acontecendo nos espaços micro e macro institucionais. Consideramos que a inovação deveria ser captada por dentro das práticas universitárias, na relação com as orientações paradigmáticas do conhecimento. Nesta perspectiva, compreendemos a inovação como um processo descontínuo, de rupturas com os paradigmas tradicionais vigentes no ensino e na pesquisa, ou como uma transição com reconfiguração de saberes e poderes que está acontecendo em diferentes universidades e em diferentes espaços. Ao olhar para esses espaços, descobrimos que a inovação mais importante reside em fazer a Pesquisa em Parceria. Este texto caracteriza essa “aproximação pela diferença” que tem como resultado a produção de conhecimento.In this text, we discuss the experience of the Innovation in universities research project, which is being conducted at four public institutions in two countries: Brazil and Argentina. Our objective was to identify innovative experiences that were occurring in both the micro and the macro arenas of these institutions. We considered that innovation should be identified from within university practices, in the relationship with the paradigmatic orientation of knowledge. This standpoint led us to view innovation as a discontinuous process, which breaks away from the traditional paradigms that are in force in teaching and research, or, alternatively, as a transition process with the reconfiguration of power and knowledge taking place at several universities and in different arenas. Looking into these arenas, we discovered that the most important type of innovation consists of conducting research in a situation of partnership. The present text characterizes this “coming together through differences”, which results in the generation of knowledge.application/pdfporInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 3, n. 4 (1999), p. 41-52EducaçãoPesquisaUniversidadeUniversityInnovationMethodological organizationInovação na universidade : a pesquisa em parceriaA pesquisa em parceria info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000301895.pdf000301895.pdfTexto completoapplication/pdf1529498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129076/1/000301895.pdf0fdf1eb077620c005d6db13d56b5feedMD51TEXT000301895.pdf.txt000301895.pdf.txtExtracted Texttext/plain36997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129076/2/000301895.pdf.txt47d480788b923475bdec1a4e6f24b93bMD52THUMBNAIL000301895.pdf.jpg000301895.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129076/3/000301895.pdf.jpg4613075557900e59770c3bfa043c60c4MD5310183/1290762018-10-24 09:13:45.035oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129076Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:13:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inovação na universidade : a pesquisa em parceria
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A pesquisa em parceria
title Inovação na universidade : a pesquisa em parceria
spellingShingle Inovação na universidade : a pesquisa em parceria
Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Educação
Pesquisa
Universidade
University
Innovation
Methodological organization
title_short Inovação na universidade : a pesquisa em parceria
title_full Inovação na universidade : a pesquisa em parceria
title_fullStr Inovação na universidade : a pesquisa em parceria
title_full_unstemmed Inovação na universidade : a pesquisa em parceria
title_sort Inovação na universidade : a pesquisa em parceria
author Leite, Denise Balarine Cavalheiro
author_facet Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Cunha, Maria Isabel da
Lucarelli, Elisa
Veiga, Ilma Passos Alencastro
Fernandes, Cleoni
Braga, Ana Maria e Souza
Genro, Maria Elly Herz
Ferla, Alcindo Antônio
Campani, Adriana
Campos, Márcia
Alves, Evandro
Nolasco, Luciane
author_role author
author2 Cunha, Maria Isabel da
Lucarelli, Elisa
Veiga, Ilma Passos Alencastro
Fernandes, Cleoni
Braga, Ana Maria e Souza
Genro, Maria Elly Herz
Ferla, Alcindo Antônio
Campani, Adriana
Campos, Márcia
Alves, Evandro
Nolasco, Luciane
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Cunha, Maria Isabel da
Lucarelli, Elisa
Veiga, Ilma Passos Alencastro
Fernandes, Cleoni
Braga, Ana Maria e Souza
Genro, Maria Elly Herz
Ferla, Alcindo Antônio
Campani, Adriana
Campos, Márcia
Alves, Evandro
Nolasco, Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pesquisa
Universidade
topic Educação
Pesquisa
Universidade
University
Innovation
Methodological organization
dc.subject.eng.fl_str_mv University
Innovation
Methodological organization
description Neste texto refletimos sobre a experiência de uma pesquisa sobre Inovação na universidade que se desenvolve em quatro instituições públicas de dois países - Brasil e Argentina. Nosso objetivo foi identificar experiências docentes inovadoras que estivessem acontecendo nos espaços micro e macro institucionais. Consideramos que a inovação deveria ser captada por dentro das práticas universitárias, na relação com as orientações paradigmáticas do conhecimento. Nesta perspectiva, compreendemos a inovação como um processo descontínuo, de rupturas com os paradigmas tradicionais vigentes no ensino e na pesquisa, ou como uma transição com reconfiguração de saberes e poderes que está acontecendo em diferentes universidades e em diferentes espaços. Ao olhar para esses espaços, descobrimos que a inovação mais importante reside em fazer a Pesquisa em Parceria. Este texto caracteriza essa “aproximação pela diferença” que tem como resultado a produção de conhecimento.
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:19:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129076
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3283
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000301895
identifier_str_mv 1414-3283
000301895
url http://hdl.handle.net/10183/129076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Interface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 3, n. 4 (1999), p. 41-52
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129076/1/000301895.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129076/2/000301895.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129076/3/000301895.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0fdf1eb077620c005d6db13d56b5feed
47d480788b923475bdec1a4e6f24b93b
4613075557900e59770c3bfa043c60c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447600328867840