Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242574
Resumo: As inovações que se desenvolvem nas universidades contemporâneas refletem exigências das agências de avaliação ou de fomento à pesquisa, ou ainda demandas do setor produtivo. De certa forma, tais inovações têm caráter de inovação tecnológica e se destinam a ampliar as alternativas de inserção nos mercados globais. A inovação tecnológica tem relevância para os países integrados ao mundo competitivo. O desafio da universidade, no entanto, está em colocar ao lado da inovação tecnológica, a inovação pedagógica. Neste artigo, discuto o tema com apoio em pesquisas recentes. Entendo que a inovação pedagógica responde ao compromisso social de formação do humano docente e do humano aluno. Ela se afirma em uma universidade socialmente empreendedora, uma universidade que forma para a cidadania democrática nos contextos contemporâneos, em suas contradições e paradoxos.
id UFRGS-2_e52abdd0ec6e859883fb89a3a670d354
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242574
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Leite, Denise Balarine Cavalheiro2022-07-15T04:48:34Z20120104-7043http://hdl.handle.net/10183/242574000933047As inovações que se desenvolvem nas universidades contemporâneas refletem exigências das agências de avaliação ou de fomento à pesquisa, ou ainda demandas do setor produtivo. De certa forma, tais inovações têm caráter de inovação tecnológica e se destinam a ampliar as alternativas de inserção nos mercados globais. A inovação tecnológica tem relevância para os países integrados ao mundo competitivo. O desafio da universidade, no entanto, está em colocar ao lado da inovação tecnológica, a inovação pedagógica. Neste artigo, discuto o tema com apoio em pesquisas recentes. Entendo que a inovação pedagógica responde ao compromisso social de formação do humano docente e do humano aluno. Ela se afirma em uma universidade socialmente empreendedora, uma universidade que forma para a cidadania democrática nos contextos contemporâneos, em suas contradições e paradoxos.The innovations which have taken place in modern universities reflect exigencies of evaluation or research funding agencies, or even demands of the productive sector. In a certain manner, such innovations have the characteristics of technological innovation, aiming at increasing the alternatives of engagement in global markets. Technological innovation is relevant to countries integrating the competitive world. The university’s challenge, however, is associate technological innovation and pedagogical innovation. In this paper, I discuss this theme supported by recent researches. I understand that pedagogical innovation responds to the social commitment of development of both teacher and student . It asserts itself in a socially inclined university, a university which prepares for democratic citizenship in our actual context, with all its contradictions and paradoxes.application/pdfporRevista da FAEEBA. Salvador, BA. Vol. 21, n. 38 (jul./dez. 2012), p. 29-39InovaçãoAvaliaçãoComunicação21st Century UniversityPedagogical InnovationEvaluationDesafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21Challenges to pedagogical innovation in the 21th century university info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000933047.pdf.txt000933047.pdf.txtExtracted Texttext/plain44954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242574/2/000933047.pdf.txt086fcae3d8ae88cbdde3c8293bdf74f7MD52ORIGINAL000933047.pdfTexto completoapplication/pdf416312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242574/1/000933047.pdf36e6da6c0d767a15bbd40adc54969624MD5110183/2425742022-07-16 05:05:20.529715oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242574Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-16T08:05:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Challenges to pedagogical innovation in the 21th century university
title Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21
spellingShingle Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21
Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Inovação
Avaliação
Comunicação
21st Century University
Pedagogical Innovation
Evaluation
title_short Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21
title_full Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21
title_fullStr Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21
title_full_unstemmed Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21
title_sort Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21
author Leite, Denise Balarine Cavalheiro
author_facet Leite, Denise Balarine Cavalheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Denise Balarine Cavalheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Avaliação
Comunicação
topic Inovação
Avaliação
Comunicação
21st Century University
Pedagogical Innovation
Evaluation
dc.subject.eng.fl_str_mv 21st Century University
Pedagogical Innovation
Evaluation
description As inovações que se desenvolvem nas universidades contemporâneas refletem exigências das agências de avaliação ou de fomento à pesquisa, ou ainda demandas do setor produtivo. De certa forma, tais inovações têm caráter de inovação tecnológica e se destinam a ampliar as alternativas de inserção nos mercados globais. A inovação tecnológica tem relevância para os países integrados ao mundo competitivo. O desafio da universidade, no entanto, está em colocar ao lado da inovação tecnológica, a inovação pedagógica. Neste artigo, discuto o tema com apoio em pesquisas recentes. Entendo que a inovação pedagógica responde ao compromisso social de formação do humano docente e do humano aluno. Ela se afirma em uma universidade socialmente empreendedora, uma universidade que forma para a cidadania democrática nos contextos contemporâneos, em suas contradições e paradoxos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-15T04:48:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242574
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-7043
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000933047
identifier_str_mv 0104-7043
000933047
url http://hdl.handle.net/10183/242574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da FAEEBA. Salvador, BA. Vol. 21, n. 38 (jul./dez. 2012), p. 29-39
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242574/2/000933047.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242574/1/000933047.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 086fcae3d8ae88cbdde3c8293bdf74f7
36e6da6c0d767a15bbd40adc54969624
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447798048358400