Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242574 |
Resumo: | As inovações que se desenvolvem nas universidades contemporâneas refletem exigências das agências de avaliação ou de fomento à pesquisa, ou ainda demandas do setor produtivo. De certa forma, tais inovações têm caráter de inovação tecnológica e se destinam a ampliar as alternativas de inserção nos mercados globais. A inovação tecnológica tem relevância para os países integrados ao mundo competitivo. O desafio da universidade, no entanto, está em colocar ao lado da inovação tecnológica, a inovação pedagógica. Neste artigo, discuto o tema com apoio em pesquisas recentes. Entendo que a inovação pedagógica responde ao compromisso social de formação do humano docente e do humano aluno. Ela se afirma em uma universidade socialmente empreendedora, uma universidade que forma para a cidadania democrática nos contextos contemporâneos, em suas contradições e paradoxos. |
id |
UFRGS-2_e52abdd0ec6e859883fb89a3a670d354 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242574 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Leite, Denise Balarine Cavalheiro2022-07-15T04:48:34Z20120104-7043http://hdl.handle.net/10183/242574000933047As inovações que se desenvolvem nas universidades contemporâneas refletem exigências das agências de avaliação ou de fomento à pesquisa, ou ainda demandas do setor produtivo. De certa forma, tais inovações têm caráter de inovação tecnológica e se destinam a ampliar as alternativas de inserção nos mercados globais. A inovação tecnológica tem relevância para os países integrados ao mundo competitivo. O desafio da universidade, no entanto, está em colocar ao lado da inovação tecnológica, a inovação pedagógica. Neste artigo, discuto o tema com apoio em pesquisas recentes. Entendo que a inovação pedagógica responde ao compromisso social de formação do humano docente e do humano aluno. Ela se afirma em uma universidade socialmente empreendedora, uma universidade que forma para a cidadania democrática nos contextos contemporâneos, em suas contradições e paradoxos.The innovations which have taken place in modern universities reflect exigencies of evaluation or research funding agencies, or even demands of the productive sector. In a certain manner, such innovations have the characteristics of technological innovation, aiming at increasing the alternatives of engagement in global markets. Technological innovation is relevant to countries integrating the competitive world. The university’s challenge, however, is associate technological innovation and pedagogical innovation. In this paper, I discuss this theme supported by recent researches. I understand that pedagogical innovation responds to the social commitment of development of both teacher and student . It asserts itself in a socially inclined university, a university which prepares for democratic citizenship in our actual context, with all its contradictions and paradoxes.application/pdfporRevista da FAEEBA. Salvador, BA. Vol. 21, n. 38 (jul./dez. 2012), p. 29-39InovaçãoAvaliaçãoComunicação21st Century UniversityPedagogical InnovationEvaluationDesafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21Challenges to pedagogical innovation in the 21th century university info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000933047.pdf.txt000933047.pdf.txtExtracted Texttext/plain44954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242574/2/000933047.pdf.txt086fcae3d8ae88cbdde3c8293bdf74f7MD52ORIGINAL000933047.pdfTexto completoapplication/pdf416312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242574/1/000933047.pdf36e6da6c0d767a15bbd40adc54969624MD5110183/2425742022-07-16 05:05:20.529715oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242574Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-16T08:05:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Challenges to pedagogical innovation in the 21th century university |
title |
Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21 |
spellingShingle |
Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21 Leite, Denise Balarine Cavalheiro Inovação Avaliação Comunicação 21st Century University Pedagogical Innovation Evaluation |
title_short |
Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21 |
title_full |
Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21 |
title_fullStr |
Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21 |
title_full_unstemmed |
Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21 |
title_sort |
Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21 |
author |
Leite, Denise Balarine Cavalheiro |
author_facet |
Leite, Denise Balarine Cavalheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Denise Balarine Cavalheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação Avaliação Comunicação |
topic |
Inovação Avaliação Comunicação 21st Century University Pedagogical Innovation Evaluation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
21st Century University Pedagogical Innovation Evaluation |
description |
As inovações que se desenvolvem nas universidades contemporâneas refletem exigências das agências de avaliação ou de fomento à pesquisa, ou ainda demandas do setor produtivo. De certa forma, tais inovações têm caráter de inovação tecnológica e se destinam a ampliar as alternativas de inserção nos mercados globais. A inovação tecnológica tem relevância para os países integrados ao mundo competitivo. O desafio da universidade, no entanto, está em colocar ao lado da inovação tecnológica, a inovação pedagógica. Neste artigo, discuto o tema com apoio em pesquisas recentes. Entendo que a inovação pedagógica responde ao compromisso social de formação do humano docente e do humano aluno. Ela se afirma em uma universidade socialmente empreendedora, uma universidade que forma para a cidadania democrática nos contextos contemporâneos, em suas contradições e paradoxos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-15T04:48:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/242574 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-7043 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000933047 |
identifier_str_mv |
0104-7043 000933047 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/242574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA. Salvador, BA. Vol. 21, n. 38 (jul./dez. 2012), p. 29-39 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242574/2/000933047.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242574/1/000933047.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
086fcae3d8ae88cbdde3c8293bdf74f7 36e6da6c0d767a15bbd40adc54969624 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447798048358400 |