O uso de comunidades virtuais como esforço de marketing de nicho : uma análise da lomographic society international

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marco Antônio Krause
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67650
Resumo: A temática deste trabalho trata da relação das comunidades virtuais com os novos mercados de nicho surgidos a partir da economia do virtual. Em uma era onde o mundo se conecta cada vez mais através de redes telemáticas, a compreensão das dinâmicas de consumo da economia do virtual são de vital importância para empresas que desejam ter relevância neste novo meio. A partir da análise da atuação da empresa Lomographic Society International (LSI), compreende-se que a utilização de comunidades virtuais centradas no consumo de nicho é uma das possibilidades de manter esta relevância, e é o processo que o presente trabalho busca compreender e detalhar. Para se entender o máximo desta situação, foram analisados conceitos inerentes aos temas da economia do virtual – como a web 2.0, os prosumers e o crowdsourcing –, dos mercados de nicho – marketing de nicho, diferenciação e especialização, por exemplo – e das comunidades virtuais – como as ideias de aldeia global, comunidades de consumo e as gemeinschaft e gesellschaft. Como objeto de estudo, a LSI foi detalhadamente analisada através de pesquisas documentais e entrevistas focalizadas, dando evidência ao seu surgimento, seu modelo de negócio, sua base de consumidores e suas atuações para atingi-los. A utilização de comunidades virtuais para aproximar a empresa de seus clientes, se provou, a partir desta análise, um esforço válido dentro do universo do marketing de nicho.
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spelling Martins, Marco Antônio KrausePrimo, Alessandra Teixeira2013-03-14T01:39:49Z2012http://hdl.handle.net/10183/67650000871698A temática deste trabalho trata da relação das comunidades virtuais com os novos mercados de nicho surgidos a partir da economia do virtual. Em uma era onde o mundo se conecta cada vez mais através de redes telemáticas, a compreensão das dinâmicas de consumo da economia do virtual são de vital importância para empresas que desejam ter relevância neste novo meio. A partir da análise da atuação da empresa Lomographic Society International (LSI), compreende-se que a utilização de comunidades virtuais centradas no consumo de nicho é uma das possibilidades de manter esta relevância, e é o processo que o presente trabalho busca compreender e detalhar. Para se entender o máximo desta situação, foram analisados conceitos inerentes aos temas da economia do virtual – como a web 2.0, os prosumers e o crowdsourcing –, dos mercados de nicho – marketing de nicho, diferenciação e especialização, por exemplo – e das comunidades virtuais – como as ideias de aldeia global, comunidades de consumo e as gemeinschaft e gesellschaft. Como objeto de estudo, a LSI foi detalhadamente analisada através de pesquisas documentais e entrevistas focalizadas, dando evidência ao seu surgimento, seu modelo de negócio, sua base de consumidores e suas atuações para atingi-los. A utilização de comunidades virtuais para aproximar a empresa de seus clientes, se provou, a partir desta análise, um esforço válido dentro do universo do marketing de nicho.The subject of this work covers the relationship between virtual communities and the new niche markets that emerged from the virtual economy. In an era where the world is increasingly connected through telematic networks, the understanding of the consumption dynamics within the virtual economy are of vital importance to those companies that desire to stay relevant in this new medium. From the performance analysis of the company Lomographic Society International (LSI), it is possible to understand that the use of virtual communities centered on niche consumption is one the possibilities to maintain this relevance, and this is the process that the present work tries to understand and detail. To comprehend the maximum about this situation, some concepts relative to the themes of the virtual economy – like the web 2.0, prosumers and crowdsourcing –, the niche markets – niche marketing, differentiation and specialization, for example – and of the virtual communities – like the ideas of global village, gemeinschaft and gesellschaft – were analyzed. As an object of study, the LSI was exhaustively analyzed through documentary research and focused interviews, highlighting its origins, its business model, its consumer base and its tactics to reach them. The use of virtual communities to approach the company to its buyers, proved to be, from this analysis, a valuable struggle in the universe of niche marketing.application/pdfporComunidades virtuaisConsumoAnalog photographyConsumptionNiche marketingNiche marketsVirtual communitiesVirtual economyWeb 2.0O uso de comunidades virtuais como esforço de marketing de nicho : uma análise da lomographic society internationalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871698.pdf000871698.pdfTexto completoapplication/pdf1115310http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67650/1/000871698.pdf2baf20b112244912f22b1e4446f4ac69MD51TEXT000871698.pdf.txt000871698.pdf.txtExtracted Texttext/plain189079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67650/2/000871698.pdf.txt3a32217cb1064100c7a200cf43f376b6MD52THUMBNAIL000871698.pdf.jpg000871698.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67650/3/000871698.pdf.jpg293dedae572f53d7d677c811aa1915f6MD5310183/676502024-04-14 06:46:47.228497oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67650Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-14T09:46:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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