Publicidade dirigida à criança no contexto de adesão ao protocolo EU-Pledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortunato, Tatiana Bouza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147538
Resumo: Este trabalho aborda as mudanças na comunicação de produtos voltados às crianças da marca Nestlé diante de restrições impostas ao segmento e seu comprometimento com o protocolo EU-Pledge em 2009. O objetivo é analisar a publicidade audiovisual televisiva da marca Nestlé entre 1995 e 2014 (antes e depois da adesão ao protocolo EU-Pledge), a fim de verificar a implementação desta norma e identificar mudanças ocasionadas pela sua adesão no Brasil. O referencial teórico contempla conceitos do marketing e da publicidade, o desenvolvimento e o consumo infantil, o marketing e a publicidade dirigida à criança e as estratégias do marketing e da publicidade de alimentos. A pesquisa envolve a análise documental de seis anúncios de publicidade audiovisual selecionados da Nestlé. Como resultado, verificou-se que a marca, na maioria de suas campanhas, cumpre as determinações que foram inseridas em sua política de comunicação e marketing. Entre as principais mudanças identificadas nos anúncios da marca, no período analisado, estão a inserção de temas que incentivam à vida e à alimentação saudável, a presença das mães e o direcionamento das mensagens para os pais.
id UFRGS-2_783d492b840c4f11cebd0ba6620d43a6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147538
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fortunato, Tatiana BouzaPiedras, Elisa Reinhardt2016-08-23T02:15:04Z2016http://hdl.handle.net/10183/147538000999183Este trabalho aborda as mudanças na comunicação de produtos voltados às crianças da marca Nestlé diante de restrições impostas ao segmento e seu comprometimento com o protocolo EU-Pledge em 2009. O objetivo é analisar a publicidade audiovisual televisiva da marca Nestlé entre 1995 e 2014 (antes e depois da adesão ao protocolo EU-Pledge), a fim de verificar a implementação desta norma e identificar mudanças ocasionadas pela sua adesão no Brasil. O referencial teórico contempla conceitos do marketing e da publicidade, o desenvolvimento e o consumo infantil, o marketing e a publicidade dirigida à criança e as estratégias do marketing e da publicidade de alimentos. A pesquisa envolve a análise documental de seis anúncios de publicidade audiovisual selecionados da Nestlé. Como resultado, verificou-se que a marca, na maioria de suas campanhas, cumpre as determinações que foram inseridas em sua política de comunicação e marketing. Entre as principais mudanças identificadas nos anúncios da marca, no período analisado, estão a inserção de temas que incentivam à vida e à alimentação saudável, a presença das mães e o direcionamento das mensagens para os pais.This study adresses the changes in communication of children aimed Nestlé products resulted from restrictions imposed on the sector and its commitment to the EU-Pledge protocol in 2009. It aims to analyze Nestlé's television audiovisual advertising between 1995 and 2014 (before and after the year the brand adopted the EU-Pledge protocol), in order to verify the implementation of this standard and identify changes caused by it. The theoretical framework of this study includes concepts of general marketing and advertising, children’s growth and consumption, marketing and advertising aimed at children and the strategies of food marketing and advertising. This research involves the documentary analysis of six selected Nestlé audiovisual advertising ads. As a result, it was found that the brand, in most of its campaigns, fulfills the requirements that were included in its communication and marketing policy. Among the main changes identified in the brand's ads, in the analyzed period, are the inclusion of themes that encourage life and healthy eating, the presence of mothers and messages targeted at parents.application/pdfporCriançaPublicidadeAdvertisingChildhoodChildrenRegulationEU-Pledge protocolPublicidade dirigida à criança no contexto de adesão ao protocolo EU-Pledgeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999183.pdf000999183.pdfTexto completoapplication/pdf1195634http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147538/1/000999183.pdf620db5e1f6744c64c77b967beb64c169MD51TEXT000999183.pdf.txt000999183.pdf.txtExtracted Texttext/plain195371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147538/2/000999183.pdf.txt36ef1b597ea35abe4ad591ff07e0e8c4MD52THUMBNAIL000999183.pdf.jpg000999183.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147538/3/000999183.pdf.jpge6e9be16d6028bd5c9483460424bb6adMD5310183/1475382018-10-29 08:38:08.198oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147538Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:38:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Publicidade dirigida à criança no contexto de adesão ao protocolo EU-Pledge
title Publicidade dirigida à criança no contexto de adesão ao protocolo EU-Pledge
spellingShingle Publicidade dirigida à criança no contexto de adesão ao protocolo EU-Pledge
Fortunato, Tatiana Bouza
Criança
Publicidade
Advertising
Childhood
Children
Regulation
EU-Pledge protocol
title_short Publicidade dirigida à criança no contexto de adesão ao protocolo EU-Pledge
title_full Publicidade dirigida à criança no contexto de adesão ao protocolo EU-Pledge
title_fullStr Publicidade dirigida à criança no contexto de adesão ao protocolo EU-Pledge
title_full_unstemmed Publicidade dirigida à criança no contexto de adesão ao protocolo EU-Pledge
title_sort Publicidade dirigida à criança no contexto de adesão ao protocolo EU-Pledge
author Fortunato, Tatiana Bouza
author_facet Fortunato, Tatiana Bouza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortunato, Tatiana Bouza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
contributor_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Publicidade
topic Criança
Publicidade
Advertising
Childhood
Children
Regulation
EU-Pledge protocol
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising
Childhood
Children
Regulation
EU-Pledge protocol
description Este trabalho aborda as mudanças na comunicação de produtos voltados às crianças da marca Nestlé diante de restrições impostas ao segmento e seu comprometimento com o protocolo EU-Pledge em 2009. O objetivo é analisar a publicidade audiovisual televisiva da marca Nestlé entre 1995 e 2014 (antes e depois da adesão ao protocolo EU-Pledge), a fim de verificar a implementação desta norma e identificar mudanças ocasionadas pela sua adesão no Brasil. O referencial teórico contempla conceitos do marketing e da publicidade, o desenvolvimento e o consumo infantil, o marketing e a publicidade dirigida à criança e as estratégias do marketing e da publicidade de alimentos. A pesquisa envolve a análise documental de seis anúncios de publicidade audiovisual selecionados da Nestlé. Como resultado, verificou-se que a marca, na maioria de suas campanhas, cumpre as determinações que foram inseridas em sua política de comunicação e marketing. Entre as principais mudanças identificadas nos anúncios da marca, no período analisado, estão a inserção de temas que incentivam à vida e à alimentação saudável, a presença das mães e o direcionamento das mensagens para os pais.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-23T02:15:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147538
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999183
url http://hdl.handle.net/10183/147538
identifier_str_mv 000999183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147538/1/000999183.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147538/2/000999183.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147538/3/000999183.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 620db5e1f6744c64c77b967beb64c169
36ef1b597ea35abe4ad591ff07e0e8c4
e6e9be16d6028bd5c9483460424bb6ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447180157124608