A dupla jornada de jovens que trabalham e estudam : um estudo a partir da psicodinâmica do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Antonielle Braga da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266698
Resumo: O presente TCC teve como objetivo compreender a psicodinâmica de jovens com dupla jornada – de trabalhador em turno integral e estudante de Administração – no contexto contemporâneo do mercado de trabalho. Nesse sentido, foi investigado a partir da teoria da Psicodinâmica do Trabalho de Christophe Dejours, as vivências de prazer e sofrimento e as estratégias defensivas que aparecem nos relatos desse público-alvo. Metodologicamente foi adotada uma abordagem qualitativa interpretativa, realizando nove entrevistas com pessoas nesse perfil. Na análise de resultados, foram construídas três categorias: sofrimento no trabalho, prazer no trabalho e o jovem que estuda e trabalha; utilizando tanto falas, quanto pilares da teoria. Como conclusão, constatou-se que a jornada de trabalhar e estudar, é árdua e exige resiliência, acarreta uma série de emoções prejudiciais para o indivíduo, mas também, vivências de prazer que enriquecem sua vida profissional e pessoal.
id UFRGS-2_786389abfd4de3e499231910769282bc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266698
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cunha, Antonielle Braga daFlores-Pereira, Maria Tereza2023-11-07T03:22:30Z2023http://hdl.handle.net/10183/266698001177982O presente TCC teve como objetivo compreender a psicodinâmica de jovens com dupla jornada – de trabalhador em turno integral e estudante de Administração – no contexto contemporâneo do mercado de trabalho. Nesse sentido, foi investigado a partir da teoria da Psicodinâmica do Trabalho de Christophe Dejours, as vivências de prazer e sofrimento e as estratégias defensivas que aparecem nos relatos desse público-alvo. Metodologicamente foi adotada uma abordagem qualitativa interpretativa, realizando nove entrevistas com pessoas nesse perfil. Na análise de resultados, foram construídas três categorias: sofrimento no trabalho, prazer no trabalho e o jovem que estuda e trabalha; utilizando tanto falas, quanto pilares da teoria. Como conclusão, constatou-se que a jornada de trabalhar e estudar, é árdua e exige resiliência, acarreta uma série de emoções prejudiciais para o indivíduo, mas também, vivências de prazer que enriquecem sua vida profissional e pessoal.application/pdfporTrabalhoPsicodinâmica do trabalhoEstudantes universitáriosJornada de trabalhoA dupla jornada de jovens que trabalham e estudam : um estudo a partir da psicodinâmica do trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177982.pdf.txt001177982.pdf.txtExtracted Texttext/plain123185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266698/2/001177982.pdf.txt9be300c69b168cce73b0192ec32aa5eaMD52ORIGINAL001177982.pdfTexto completoapplication/pdf978877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266698/1/001177982.pdfc8ad90e51712d7aadfb98f3ad5ad51b6MD5110183/2666982023-11-08 04:24:58.102263oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266698Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-08T06:24:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dupla jornada de jovens que trabalham e estudam : um estudo a partir da psicodinâmica do trabalho
title A dupla jornada de jovens que trabalham e estudam : um estudo a partir da psicodinâmica do trabalho
spellingShingle A dupla jornada de jovens que trabalham e estudam : um estudo a partir da psicodinâmica do trabalho
Cunha, Antonielle Braga da
Trabalho
Psicodinâmica do trabalho
Estudantes universitários
Jornada de trabalho
title_short A dupla jornada de jovens que trabalham e estudam : um estudo a partir da psicodinâmica do trabalho
title_full A dupla jornada de jovens que trabalham e estudam : um estudo a partir da psicodinâmica do trabalho
title_fullStr A dupla jornada de jovens que trabalham e estudam : um estudo a partir da psicodinâmica do trabalho
title_full_unstemmed A dupla jornada de jovens que trabalham e estudam : um estudo a partir da psicodinâmica do trabalho
title_sort A dupla jornada de jovens que trabalham e estudam : um estudo a partir da psicodinâmica do trabalho
author Cunha, Antonielle Braga da
author_facet Cunha, Antonielle Braga da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Antonielle Braga da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores-Pereira, Maria Tereza
contributor_str_mv Flores-Pereira, Maria Tereza
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Psicodinâmica do trabalho
Estudantes universitários
Jornada de trabalho
topic Trabalho
Psicodinâmica do trabalho
Estudantes universitários
Jornada de trabalho
description O presente TCC teve como objetivo compreender a psicodinâmica de jovens com dupla jornada – de trabalhador em turno integral e estudante de Administração – no contexto contemporâneo do mercado de trabalho. Nesse sentido, foi investigado a partir da teoria da Psicodinâmica do Trabalho de Christophe Dejours, as vivências de prazer e sofrimento e as estratégias defensivas que aparecem nos relatos desse público-alvo. Metodologicamente foi adotada uma abordagem qualitativa interpretativa, realizando nove entrevistas com pessoas nesse perfil. Na análise de resultados, foram construídas três categorias: sofrimento no trabalho, prazer no trabalho e o jovem que estuda e trabalha; utilizando tanto falas, quanto pilares da teoria. Como conclusão, constatou-se que a jornada de trabalhar e estudar, é árdua e exige resiliência, acarreta uma série de emoções prejudiciais para o indivíduo, mas também, vivências de prazer que enriquecem sua vida profissional e pessoal.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-07T03:22:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/266698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001177982
url http://hdl.handle.net/10183/266698
identifier_str_mv 001177982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266698/2/001177982.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266698/1/001177982.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9be300c69b168cce73b0192ec32aa5ea
c8ad90e51712d7aadfb98f3ad5ad51b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224669605396480