Alargamento das funções da escola e redefinição dos conhecimentos escolares : implicações da educacionalização do social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180059 |
Resumo: | Este texto discute o papel da escola pública na contemporaneidade por meio da análise de documentos oficiais que legislam sobre políticas e programas variados e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e diretores de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre. Entre os achados, atualmente visualiza-se um movimento de alargamento das funções da instituição escolar, que tem produzido uma reconfiguração daquilo que até então era compreendido como conhecimento escolar. Compreende-se que esses dois processos – o alargamento das funções da escola e a redefinição contemporânea dos conhecimentos escolares – encontram-se imbricados em um movimento mais amplo denominado educacionalização do social. |
id |
UFRGS-2_78728eb073c5b08f32bbd1a49428f4c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180059 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lockmann, KamilaTraversini, Clarice Salete2018-07-04T02:26:59Z20170104-5962http://hdl.handle.net/10183/180059001068276Este texto discute o papel da escola pública na contemporaneidade por meio da análise de documentos oficiais que legislam sobre políticas e programas variados e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e diretores de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre. Entre os achados, atualmente visualiza-se um movimento de alargamento das funções da instituição escolar, que tem produzido uma reconfiguração daquilo que até então era compreendido como conhecimento escolar. Compreende-se que esses dois processos – o alargamento das funções da escola e a redefinição contemporânea dos conhecimentos escolares – encontram-se imbricados em um movimento mais amplo denominado educacionalização do social.This paper discusses the role of public schools in contemporary, analyzing official documents that legislate about different policies and programs; and semi-structured interviews with teachers and principals in public schools the metropolitan region of Porto Alegre. Among the results, declare that currently visualize a movement of extension of those functions assigned to schools. That moviment has produced a reconfiguration of what has been understood until now as school knowledge. Understand that these two processes – the extension of school functions and a contemporary redefinition of school knowledge - are interwoven into a larger movement that some authors have called the social educationalization.application/pdfporRevista de educação pública (Cuiabá). Vol. 26, n. 63 (set./dez. 2017), p. 817-835Inclusão escolarEducação socialExtending school functionsRedefining school knowledgeSocial educationalizationAlargamento das funções da escola e redefinição dos conhecimentos escolares : implicações da educacionalização do socialExtension of school functions and the redefinition of school knowledge : implications of the social educationalizationEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068276.pdf001068276.pdfTexto completoapplication/pdf183742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180059/1/001068276.pdff6aa404fbb4ca042751efa8df52f5fc2MD51TEXT001068276.pdf.txt001068276.pdf.txtExtracted Texttext/plain54011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180059/2/001068276.pdf.txt8169a186d5dec8bd7b935bb97a2c3fceMD5210183/1800592021-09-19 04:30:10.653827oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180059Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-09-19T07:30:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alargamento das funções da escola e redefinição dos conhecimentos escolares : implicações da educacionalização do social |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Extension of school functions and the redefinition of school knowledge : implications of the social educationalization |
title |
Alargamento das funções da escola e redefinição dos conhecimentos escolares : implicações da educacionalização do social |
spellingShingle |
Alargamento das funções da escola e redefinição dos conhecimentos escolares : implicações da educacionalização do social Lockmann, Kamila Inclusão escolar Educação social Extending school functions Redefining school knowledge Social educationalization |
title_short |
Alargamento das funções da escola e redefinição dos conhecimentos escolares : implicações da educacionalização do social |
title_full |
Alargamento das funções da escola e redefinição dos conhecimentos escolares : implicações da educacionalização do social |
title_fullStr |
Alargamento das funções da escola e redefinição dos conhecimentos escolares : implicações da educacionalização do social |
title_full_unstemmed |
Alargamento das funções da escola e redefinição dos conhecimentos escolares : implicações da educacionalização do social |
title_sort |
Alargamento das funções da escola e redefinição dos conhecimentos escolares : implicações da educacionalização do social |
author |
Lockmann, Kamila |
author_facet |
Lockmann, Kamila Traversini, Clarice Salete |
author_role |
author |
author2 |
Traversini, Clarice Salete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lockmann, Kamila Traversini, Clarice Salete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Educação social |
topic |
Inclusão escolar Educação social Extending school functions Redefining school knowledge Social educationalization |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Extending school functions Redefining school knowledge Social educationalization |
description |
Este texto discute o papel da escola pública na contemporaneidade por meio da análise de documentos oficiais que legislam sobre políticas e programas variados e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e diretores de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre. Entre os achados, atualmente visualiza-se um movimento de alargamento das funções da instituição escolar, que tem produzido uma reconfiguração daquilo que até então era compreendido como conhecimento escolar. Compreende-se que esses dois processos – o alargamento das funções da escola e a redefinição contemporânea dos conhecimentos escolares – encontram-se imbricados em um movimento mais amplo denominado educacionalização do social. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-04T02:26:59Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180059 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-5962 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001068276 |
identifier_str_mv |
0104-5962 001068276 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de educação pública (Cuiabá). Vol. 26, n. 63 (set./dez. 2017), p. 817-835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180059/1/001068276.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180059/2/001068276.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f6aa404fbb4ca042751efa8df52f5fc2 8169a186d5dec8bd7b935bb97a2c3fce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725026810462208 |