Alargamento das funções da escola e redefinição dos conhecimentos escolares: implicações da educacionalização do social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOCKMANN, Kamila
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: TRAVERSINI, Clarice Salete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2926
Resumo: ResumoEste texto discute o papel da escola pública na contemporaneidade por meio da análise de documentos oficiais que legislam sobre políticas e programas variados e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e diretores de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre. Entre os achados, atualmente visualiza-se um movimento de alargamento das funções da instituição escolar, que tem produzido uma reconfiguração daquilo que até então era compreendido como conhecimento escolar. Compreende-se que esses dois processos – o alargamento das funções da escola e a redefinição contemporânea dos conhecimentos escolares – encontram-se imbricados em um movimento mais amplo denominado educacionalização do social.Palavras-chave: Alargamento das Funções da Escola. Reconfiguração do Conhecimento Escolar. Educacionalização do Social.
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spelling Alargamento das funções da escola e redefinição dos conhecimentos escolares: implicações da educacionalização do socialAlargamento das Funções da Escola. Reconfiguração do Conhecimento Escolar. Educacionalização do Social.Papel da EscolaResumoEste texto discute o papel da escola pública na contemporaneidade por meio da análise de documentos oficiais que legislam sobre políticas e programas variados e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e diretores de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre. Entre os achados, atualmente visualiza-se um movimento de alargamento das funções da instituição escolar, que tem produzido uma reconfiguração daquilo que até então era compreendido como conhecimento escolar. Compreende-se que esses dois processos – o alargamento das funções da escola e a redefinição contemporânea dos conhecimentos escolares – encontram-se imbricados em um movimento mais amplo denominado educacionalização do social.Palavras-chave: Alargamento das Funções da Escola. Reconfiguração do Conhecimento Escolar. Educacionalização do Social.Universidade Federal de Mato Grosso2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/292610.29286/rep.v26i63.2926Revista de Educação Pública; v. 26 n. 63 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, set./dez. 2017; 817-8352238-20970104-596210.29286/rep.v26i63reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2926/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLOCKMANN, KamilaTRAVERSINI, Clarice Salete2017-09-05T10:32:22Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2926Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-09-05T10:32:22Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
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