Mudanças organizacionais como fator de estresse em uma empresa em fusão e/ou aquisição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bosa, Luciano André
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/40437
Resumo: Na década do ano 2000, houve uma consolidação da abertura total da economia e também uma superação das crises econômicas que tanto afetaram o Brasil nas décadas anteriores. Com isso, as fusões e/ou aquisições de empresas nacionais por estrangeiras, chamadas transnacionais, transformara-se em algo habitual em todos os setores de nossa economia, atingindo sobretudo a indústria e, posteriormente, se estendendo rapidamente para o setor de serviços. Este estudo visa mostrar as relações existentes entre os fatores de estresse apresentados pelos colaboradores de uma determinada empresa de serviços no ramo de transportes e logística, o seu processo de fusão e/ou aquisição por uma transnacional e o papel da gestão de pessoas considerando-os como fundamentais para a transição e para a condução adequada do processo de mudança. Este trabalho examina a mudança organizacional, a administração da mudança, as resistências e a superação, o conceito de estresse, a caracterização dos eventos estressantes, as reações psicofisiológicas do estresse, o estresse ocupacional, a fusão e/ou aquisição, o papel da gestão de pessoas e a gestão de pessoas em fusões/aquisições. Utilizando uma metodologia qualitativa, com estudo de caso, foi pesquisada uma amostra não probabilística entre os funcionários e ex-funcionários da Expresso Mercúrio e/ou TNT Mercúrio. A pesquisa teve seus resultados trabalhados através do método de análise de conteúdo (entrevistas gravadas e transcritas) que deram origem a 18 (dezoito) categorias iniciais, 6 (seis) categorias intermediárias e 3 (três) categorias finais, sendo que essa última resume os resultados da pesquisa à luz do referencial teórico. Conclusivamente, ao confrontar teoria e prática, os dados analisados indicam colaboradores com quadros de estresse e sofrimento psíquico atingindo a vida pessoal e a qualidade de vida. Constatou-se que a organização em estudo não teve um planejamento suficientemente alicerçado e com viés para as pessoas perdendo muitos talentos e gerando instabilidades, preocupações e medos nos remanescentes, sendo esse um dos motivos para o desenvolvimento de quadro de estresse nos colaboradores.
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Este trabalho examina a mudança organizacional, a administração da mudança, as resistências e a superação, o conceito de estresse, a caracterização dos eventos estressantes, as reações psicofisiológicas do estresse, o estresse ocupacional, a fusão e/ou aquisição, o papel da gestão de pessoas e a gestão de pessoas em fusões/aquisições. Utilizando uma metodologia qualitativa, com estudo de caso, foi pesquisada uma amostra não probabilística entre os funcionários e ex-funcionários da Expresso Mercúrio e/ou TNT Mercúrio. A pesquisa teve seus resultados trabalhados através do método de análise de conteúdo (entrevistas gravadas e transcritas) que deram origem a 18 (dezoito) categorias iniciais, 6 (seis) categorias intermediárias e 3 (três) categorias finais, sendo que essa última resume os resultados da pesquisa à luz do referencial teórico. Conclusivamente, ao confrontar teoria e prática, os dados analisados indicam colaboradores com quadros de estresse e sofrimento psíquico atingindo a vida pessoal e a qualidade de vida. Constatou-se que a organização em estudo não teve um planejamento suficientemente alicerçado e com viés para as pessoas perdendo muitos talentos e gerando instabilidades, preocupações e medos nos remanescentes, sendo esse um dos motivos para o desenvolvimento de quadro de estresse nos colaboradores.In the decade of 2000 there was a consolidation of the full opening of the economy and also overcome the economic crises that affected Brazil much earlier decades. With this consolidation of openness of the economy, mergers and/or acquisitions of domestic companies by foreign transnational, had become something common in all sectors of our economy, affecting mainly the industry and, subsequently, rapidly extending to the service sector. This study aims to show the relationship between the stress factors presented by the employees of a particular service company in the field of transport and logistics, the process of merger and/or acquisition by a transnational and the role of people management considering them as fundamental to the transition and for the proper conduct of the changing process. Examines the organizational changing, changing management, overcoming and resistance, the concept of stress, the characterization of stressful events, psychophysiological reactions to stress, occupational stress, merger and/or acquisition, the role of people management and people management in mergers/acquisitions. Using a qualitative methodology with case study we investigate a non-probabilistic sample of employees and ex- employees of the Expresso Mercúrio and/or TNT Mercurio. The survey results had worked through the content analysis method (recorded and transcribed interviews) that gave rise to 18 (eighteen) initial categories, 06 (six) intermediate categories and 03 (three) final categories, and this last category sums up the results of survey the light of the theoretical. In conclusion, comparing theory and practice, the analyzed data indicate employees with a framework of stress and psychological distress affecting your personal life and your quality of life. It was found that the organization in studying had not sufficiently based planning and concern with people losing a lot of talents and generating instabilities, concern and fear in people who remained in company, being one of the reasons for developing the framework of stress in employees.application/pdfporSetor de serviçosFusão de empresasMudança organizacionalChangingStressMerger and / or acquisitionPainSufferingInstabilityMudanças organizacionais como fator de estresse em uma empresa em fusão e/ou aquisiçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000828710.pdf.txt000828710.pdf.txtExtracted Texttext/plain277527http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40437/2/000828710.pdf.txt95c2c6fc97e0b1a553d270f255ad2afeMD52ORIGINAL000828710.pdf000828710.pdfTexto completoapplication/pdf7936087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40437/1/000828710.pdf3faed9f9c89b4cbb0d64f41416660201MD51THUMBNAIL000828710.pdf.jpg000828710.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40437/3/000828710.pdf.jpgafb4e6d14326991fa2dfe66cbdd9405cMD5310183/404372018-10-10 08:24:40.203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/40437Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:24:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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