Uma investigação sobre o pensamento crítico de crianças e adolescentes em ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Eduardo Bitencourt de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237377
Resumo: A capacidade da criança e do adolescente de pensar criticamente é um grande ponto de contenção no debate que envolve educadores, pais e estudantes, principalmente após o surgimento do Movimento Escola Sem Partido. Com o intuito de lançar luz sobre este tópico, este estudo busca investigar na literatura a presença e o desenvolvimento do pensamento crítico em crianças e adolescentes na escola. Para isso, foram consultados livros de importantes teóricos que abordam o assunto, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Paulo Freire, assim como artigos que elucidam a obra desses pensadores. Trabalhos empíricos, que envolvem entrevistas e medidas, feitas com crianças em idade escolar ou pré-escolar, assim como adolescentes e jovens, complementam o estudo dos teóricos com um acervo de dados mais recente. A conclusão, ao ler tanto teóricos como os estudos empíricos, foi de que a capacidade de pensar criticamente se desenvolve durante toda a infância e que, embora não se manifeste plenamente em todos os estágios do desenvolvimento, certos comportamentos mais específicos como contestar a validade de uma fonte podem ser identificados relativamente cedo. Mais do que isso, ficou aparente a influência e o benefício de instigar essas capacidades, desde crianças muito pequenas a jovens adultos.
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