O estado brasileiro e os interesses de classe na reformulação do Mercosul (2003-2010)
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231632 |
Resumo: | Quais os interesses de grupos do Capital e do Trabalho nas disputas pela formulação da política estatal brasileira para o Mercosul durante o governo Lula (2003-2010)? A partir das leituras do Estado capitalista empreendidas por Nicos Poulantzas e utilizando um referencial de análise de formulação de política estatal estruturado em inputs, política e outputs, este trabalho investiga as demandas da Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do Partido dos Trabalhadores (PT), partido governista no período sob estudo, em relação a política brasileira para o Mercosul. Após avaliar algumas das principais políticas mercosulinas deste período, o argumento do artigo vai de encontro ao entendimento corrente de que o paradigma pós-hegemônico da integração regional possibilitou ao Mercosul perseguir fins autonomistas. Pela ótica das disputas entre frações de classe brasileiras, os ganhos econômicos do setor industrial são mais tangíveis do que o aprofundamento, de fato, da integração regional mercosulina em bases autonomistas. |
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Batista, Ian RebouçasGranato, Leonardo2021-11-10T04:37:42Z20212176-7025http://hdl.handle.net/10183/231632001132449Quais os interesses de grupos do Capital e do Trabalho nas disputas pela formulação da política estatal brasileira para o Mercosul durante o governo Lula (2003-2010)? A partir das leituras do Estado capitalista empreendidas por Nicos Poulantzas e utilizando um referencial de análise de formulação de política estatal estruturado em inputs, política e outputs, este trabalho investiga as demandas da Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do Partido dos Trabalhadores (PT), partido governista no período sob estudo, em relação a política brasileira para o Mercosul. Após avaliar algumas das principais políticas mercosulinas deste período, o argumento do artigo vai de encontro ao entendimento corrente de que o paradigma pós-hegemônico da integração regional possibilitou ao Mercosul perseguir fins autonomistas. Pela ótica das disputas entre frações de classe brasileiras, os ganhos econômicos do setor industrial são mais tangíveis do que o aprofundamento, de fato, da integração regional mercosulina em bases autonomistas.What were the interests of Capital and Labor’s representative groups in the disputes for the formulation of Brazilian state policy for Mercosur during Lula’s administration (2003-2010)? Deploying from Nicos Poulantzas’ reading of the capitalist state and working with a theoretical framework for a state policy formulation analysis structured in inputs, policy, and outputs, this paper investigates the demands from São Paulo State’s Industries Federation and from the Workers Party to the Brazilian policy towards Mercosur. After the evaluation of some Mercosur policies in the considered period, this paper’s argument does not make the case of the literature’s interpretation of a post-hegemony period for regional integration in Latin America that drove Mercosur to pursue autonomy goals. Through a Brazilian class struggles lens, the economic gains of the industrial sector are more tangible than the perceived enlargement of Mercosur’s regional integration in autonomy key.¿Cuáles son los intereses de los grupos del Capital y del Trabajo en las disputas por la formulación de la política estatal brasileña para el Mercosur durante el gobierno de Lula (2003-2010)? A partir de las lecturas sobre el Estado capitalista de Nicos Poulantzas y de una literatura que entiende la formulación de la política estatal estructurada en inputs, política y outputs, este trabajo investiga las demandas de la Federación de Industrias del Estado de San Pablo (Fiesp) y del Partido de los Trabajadores (PT), partido gobernista del período bajo estudio, con relación a la política brasileña para el Mercosur. Después de evaluar algunas de las principales políticas mercosureñas del período en cuestión, el argumento del artículo se estructura sobre la base de que el paradigma poshegemónico de la integración regional posibilitó al Mercosur perseguir fines autonómicos. A través de una mirada centrada en las disputas entre las fracciones de clase brasileñas, los réditos económicos del sector industrial aparecen como más tangibles que la propia integración implementada sobre bases autonómicas.application/pdfporRevista tempo do mundo. Brasília, DF. N. 26 (2021), p. 251-280MercosulMarxismoIntegração regional : BrasilPolíticas públicasStateBrazilMarxismMercosurRegional integrationO estado brasileiro e os interesses de classe na reformulação do Mercosul (2003-2010)The Brazilian state and class interests in Mercosur’s reformulation (2003-2010 El estado brasileño y los intereses de clase en la reformulación del Mercosur (2003-2010) info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132449.pdf.txt001132449.pdf.txtExtracted Texttext/plain86399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231632/2/001132449.pdf.txtb1a9bf8c822d15083d179dcf9e1a09f8MD52ORIGINAL001132449.pdfTexto completoapplication/pdf698095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231632/1/001132449.pdfeb9674fce3b33ed6ad7e536eb20e12d7MD5110183/2316322021-11-20 05:56:31.019326oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231632Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:56:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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