Análise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220816 |
Resumo: | O tutor é um dos principais agentes de mediação de ensino-aprendizagem na EaD pela proximidade que tem com o estudante. Analisar estudos re-ferentes ao tutor/tutoria nos permite verificar o que vem sendo abordado como temas relevantes para esta temática. Este trabalho tem por objetivo analisar textualmente 90 artigos (6,55% da produção total) publicados em anais do CIET/ENPED- Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância nas edições de 2012 a 2018. Por meio de análises qualitativas processadas no software IRAMU-TEQ, elaboramos diferentes análises gráficas a partir de um corpus textualgerado por estes artigos, que nos permitiram verificar o que abordam uma expressiva parcela dos trabalhos acadêmicos brasileiros e estrangeiros sobre tutor/tutoria nos anais do evento selecionado e sua relação com as Tecnologias. O estudo compila dados e torna-se um instrumento de busca interessante para construção de trabalhos acadêmicos, bem como de docu-mentos que norteiam o tema tutoria na EaD. |
id |
UFRGS-2_78aa4311319fe14844b29d1668f883e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220816 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fraga, Cristiano da CruzDecarli, CeciliaBoll, Cíntia Inês2021-05-13T04:26:15Z20212177-8310http://hdl.handle.net/10183/220816001125167O tutor é um dos principais agentes de mediação de ensino-aprendizagem na EaD pela proximidade que tem com o estudante. Analisar estudos re-ferentes ao tutor/tutoria nos permite verificar o que vem sendo abordado como temas relevantes para esta temática. Este trabalho tem por objetivo analisar textualmente 90 artigos (6,55% da produção total) publicados em anais do CIET/ENPED- Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância nas edições de 2012 a 2018. Por meio de análises qualitativas processadas no software IRAMU-TEQ, elaboramos diferentes análises gráficas a partir de um corpus textualgerado por estes artigos, que nos permitiram verificar o que abordam uma expressiva parcela dos trabalhos acadêmicos brasileiros e estrangeiros sobre tutor/tutoria nos anais do evento selecionado e sua relação com as Tecnologias. O estudo compila dados e torna-se um instrumento de busca interessante para construção de trabalhos acadêmicos, bem como de docu-mentos que norteiam o tema tutoria na EaD.The tutor is one of the main mediation agents for teaching and learning in distance education due to the proximity he has with the student. Analyzing studies related to tutor / tutoring allows us to verify what has been approached as relevant themes for this theme. The objective of this work is to analyze 90 articles (6.55% of the total production) published in annals of CIET/ENPED- International Congress of Education and Technologies / Meeting of Researchers in Distance Education in the editions from 2012 to 2018. Through qualitative analyzes processed in the IRAMUTEQ software, we developed different graphic analyzes based on a textual corpus generated by these articles, which allowed us to verify what an expressive portion of Brazilian and foreign academic works on tutor / tutoring address in the annals of the selected event and their relationship with Technologies. The study compiles data and becomes an interesting search tool for the construction of academic works, as well as documents that guide the tutoring theme in distance education.application/pdfporEAD em Foco. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 11, n. 1 (2021), e1239, p.1-11TutoriaEnsino a distânciaAnálise de textoTutorIRAMUTEQTextual analysisAnálise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaDTextual analysis of academic production on guardianship processes within the scope of distance education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125167.pdf.txt001125167.pdf.txtExtracted Texttext/plain35622http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220816/2/001125167.pdf.txta466c30df31234faf74eebd02f3e96c8MD52ORIGINAL001125167.pdfTexto completoapplication/pdf537830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220816/1/001125167.pdf20f1accb0b6c5889b3cc5b226ec72285MD5110183/2208162021-12-06 05:38:28.598892oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220816Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaD |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Textual analysis of academic production on guardianship processes within the scope of distance education |
title |
Análise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaD |
spellingShingle |
Análise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaD Fraga, Cristiano da Cruz Tutoria Ensino a distância Análise de texto Tutor IRAMUTEQ Textual analysis |
title_short |
Análise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaD |
title_full |
Análise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaD |
title_fullStr |
Análise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaD |
title_full_unstemmed |
Análise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaD |
title_sort |
Análise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaD |
author |
Fraga, Cristiano da Cruz |
author_facet |
Fraga, Cristiano da Cruz Decarli, Cecilia Boll, Cíntia Inês |
author_role |
author |
author2 |
Decarli, Cecilia Boll, Cíntia Inês |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraga, Cristiano da Cruz Decarli, Cecilia Boll, Cíntia Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria Ensino a distância Análise de texto |
topic |
Tutoria Ensino a distância Análise de texto Tutor IRAMUTEQ Textual analysis |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Tutor IRAMUTEQ Textual analysis |
description |
O tutor é um dos principais agentes de mediação de ensino-aprendizagem na EaD pela proximidade que tem com o estudante. Analisar estudos re-ferentes ao tutor/tutoria nos permite verificar o que vem sendo abordado como temas relevantes para esta temática. Este trabalho tem por objetivo analisar textualmente 90 artigos (6,55% da produção total) publicados em anais do CIET/ENPED- Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância nas edições de 2012 a 2018. Por meio de análises qualitativas processadas no software IRAMU-TEQ, elaboramos diferentes análises gráficas a partir de um corpus textualgerado por estes artigos, que nos permitiram verificar o que abordam uma expressiva parcela dos trabalhos acadêmicos brasileiros e estrangeiros sobre tutor/tutoria nos anais do evento selecionado e sua relação com as Tecnologias. O estudo compila dados e torna-se um instrumento de busca interessante para construção de trabalhos acadêmicos, bem como de docu-mentos que norteiam o tema tutoria na EaD. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-13T04:26:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220816 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2177-8310 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001125167 |
identifier_str_mv |
2177-8310 001125167 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
EAD em Foco. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 11, n. 1 (2021), e1239, p.1-11 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220816/2/001125167.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220816/1/001125167.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a466c30df31234faf74eebd02f3e96c8 20f1accb0b6c5889b3cc5b226ec72285 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447741068738560 |