Análise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Cristiano da Cruz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Decarli, Cecilia, Boll, Cíntia Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220816
Resumo: O tutor é um dos principais agentes de mediação de ensino-aprendizagem na EaD pela proximidade que tem com o estudante. Analisar estudos re-ferentes ao tutor/tutoria nos permite verificar o que vem sendo abordado como temas relevantes para esta temática. Este trabalho tem por objetivo analisar textualmente 90 artigos (6,55% da produção total) publicados em anais do CIET/ENPED- Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância nas edições de 2012 a 2018. Por meio de análises qualitativas processadas no software IRAMU-TEQ, elaboramos diferentes análises gráficas a partir de um corpus textualgerado por estes artigos, que nos permitiram verificar o que abordam uma expressiva parcela dos trabalhos acadêmicos brasileiros e estrangeiros sobre tutor/tutoria nos anais do evento selecionado e sua relação com as Tecnologias. O estudo compila dados e torna-se um instrumento de busca interessante para construção de trabalhos acadêmicos, bem como de docu-mentos que norteiam o tema tutoria na EaD.
id UFRGS-2_78aa4311319fe14844b29d1668f883e3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220816
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fraga, Cristiano da CruzDecarli, CeciliaBoll, Cíntia Inês2021-05-13T04:26:15Z20212177-8310http://hdl.handle.net/10183/220816001125167O tutor é um dos principais agentes de mediação de ensino-aprendizagem na EaD pela proximidade que tem com o estudante. Analisar estudos re-ferentes ao tutor/tutoria nos permite verificar o que vem sendo abordado como temas relevantes para esta temática. Este trabalho tem por objetivo analisar textualmente 90 artigos (6,55% da produção total) publicados em anais do CIET/ENPED- Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância nas edições de 2012 a 2018. Por meio de análises qualitativas processadas no software IRAMU-TEQ, elaboramos diferentes análises gráficas a partir de um corpus textualgerado por estes artigos, que nos permitiram verificar o que abordam uma expressiva parcela dos trabalhos acadêmicos brasileiros e estrangeiros sobre tutor/tutoria nos anais do evento selecionado e sua relação com as Tecnologias. O estudo compila dados e torna-se um instrumento de busca interessante para construção de trabalhos acadêmicos, bem como de docu-mentos que norteiam o tema tutoria na EaD.The tutor is one of the main mediation agents for teaching and learning in distance education due to the proximity he has with the student. Analyzing studies related to tutor / tutoring allows us to verify what has been approached as relevant themes for this theme. The objective of this work is to analyze 90 articles (6.55% of the total production) published in annals of CIET/ENPED- International Congress of Education and Technologies / Meeting of Researchers in Distance Education in the editions from 2012 to 2018. Through qualitative analyzes processed in the IRAMUTEQ software, we developed different graphic analyzes based on a textual corpus generated by these articles, which allowed us to verify what an expressive portion of Brazilian and foreign academic works on tutor / tutoring address in the annals of the selected event and their relationship with Technologies. The study compiles data and becomes an interesting search tool for the construction of academic works, as well as documents that guide the tutoring theme in distance education.application/pdfporEAD em Foco. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 11, n. 1 (2021), e1239, p.1-11TutoriaEnsino a distânciaAnálise de textoTutorIRAMUTEQTextual analysisAnálise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaDTextual analysis of academic production on guardianship processes within the scope of distance education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125167.pdf.txt001125167.pdf.txtExtracted Texttext/plain35622http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220816/2/001125167.pdf.txta466c30df31234faf74eebd02f3e96c8MD52ORIGINAL001125167.pdfTexto completoapplication/pdf537830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220816/1/001125167.pdf20f1accb0b6c5889b3cc5b226ec72285MD5110183/2208162021-12-06 05:38:28.598892oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220816Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaD
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Textual analysis of academic production on guardianship processes within the scope of distance education
title Análise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaD
spellingShingle Análise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaD
Fraga, Cristiano da Cruz
Tutoria
Ensino a distância
Análise de texto
Tutor
IRAMUTEQ
Textual analysis
title_short Análise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaD
title_full Análise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaD
title_fullStr Análise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaD
title_full_unstemmed Análise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaD
title_sort Análise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaD
author Fraga, Cristiano da Cruz
author_facet Fraga, Cristiano da Cruz
Decarli, Cecilia
Boll, Cíntia Inês
author_role author
author2 Decarli, Cecilia
Boll, Cíntia Inês
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Cristiano da Cruz
Decarli, Cecilia
Boll, Cíntia Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Ensino a distância
Análise de texto
topic Tutoria
Ensino a distância
Análise de texto
Tutor
IRAMUTEQ
Textual analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Tutor
IRAMUTEQ
Textual analysis
description O tutor é um dos principais agentes de mediação de ensino-aprendizagem na EaD pela proximidade que tem com o estudante. Analisar estudos re-ferentes ao tutor/tutoria nos permite verificar o que vem sendo abordado como temas relevantes para esta temática. Este trabalho tem por objetivo analisar textualmente 90 artigos (6,55% da produção total) publicados em anais do CIET/ENPED- Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância nas edições de 2012 a 2018. Por meio de análises qualitativas processadas no software IRAMU-TEQ, elaboramos diferentes análises gráficas a partir de um corpus textualgerado por estes artigos, que nos permitiram verificar o que abordam uma expressiva parcela dos trabalhos acadêmicos brasileiros e estrangeiros sobre tutor/tutoria nos anais do evento selecionado e sua relação com as Tecnologias. O estudo compila dados e torna-se um instrumento de busca interessante para construção de trabalhos acadêmicos, bem como de docu-mentos que norteiam o tema tutoria na EaD.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-13T04:26:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220816
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-8310
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125167
identifier_str_mv 2177-8310
001125167
url http://hdl.handle.net/10183/220816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv EAD em Foco. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 11, n. 1 (2021), e1239, p.1-11
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220816/2/001125167.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220816/1/001125167.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a466c30df31234faf74eebd02f3e96c8
20f1accb0b6c5889b3cc5b226ec72285
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225016697683968