A formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Deisiane dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56376
Resumo: No Brasil, o índice de analfabetismo absoluto e a produção de analfabetos funcionais, que estão submetidos a uma escolarização, por vezes, precária, evidencia o distanciamento entre a formação profissional e a realidade encontrada, explicitando o modo neoliberal de gestão do Estado. Há problemas na formação de educadores, e uma presença ainda menos visível da formação de profissionais em EJA. Dada a relevância social da temática “formação de professores em EJA”, construí esta pesquisa. Cujo objetivo está em sistematizar (1) as concepções de formação e educação presentes nos TCCs sobre formação de professores em EJA e (2) o modo como esses TCCs referem à formação no curso de Pedagogia da FACED, investigando assim sua contribuição para a formação dentro da modalidade. Utilizando como estratégia metodológica a revisão da produção acadêmica, foi tomado como empírico os trabalhos de conclusão de curso da Pedagogia da FACED/ UFRGS, que abordam a Educação de Jovens e Adultos, a partir do ano de 2007/01, quando ocorreu uma reformulação do currículo no curso de Pedagogia. Após a seleção dos trabalhos dentro do Sistema de Automação de Bibliotecas – SABI, na sessão da Faculdade de Educação, foram selecionadas quarenta monografias, dessas, seis abordavam a Formação de Professores, que constitui o lócus de análise. Após a sistematização dos dados, é possível considerar que a formação básica dos professores que atuam na EJA é voltada para o ensino de crianças, além de algumas práticas não respeitarem as especificidades do público.
id UFRGS-2_78cd3edd06eea3b5c085a84e616b0c42
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56376
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lopes, Deisiane dos SantosFonseca, Laura Souza2012-10-12T01:35:24Z2012http://hdl.handle.net/10183/56376000859395No Brasil, o índice de analfabetismo absoluto e a produção de analfabetos funcionais, que estão submetidos a uma escolarização, por vezes, precária, evidencia o distanciamento entre a formação profissional e a realidade encontrada, explicitando o modo neoliberal de gestão do Estado. Há problemas na formação de educadores, e uma presença ainda menos visível da formação de profissionais em EJA. Dada a relevância social da temática “formação de professores em EJA”, construí esta pesquisa. Cujo objetivo está em sistematizar (1) as concepções de formação e educação presentes nos TCCs sobre formação de professores em EJA e (2) o modo como esses TCCs referem à formação no curso de Pedagogia da FACED, investigando assim sua contribuição para a formação dentro da modalidade. Utilizando como estratégia metodológica a revisão da produção acadêmica, foi tomado como empírico os trabalhos de conclusão de curso da Pedagogia da FACED/ UFRGS, que abordam a Educação de Jovens e Adultos, a partir do ano de 2007/01, quando ocorreu uma reformulação do currículo no curso de Pedagogia. Após a seleção dos trabalhos dentro do Sistema de Automação de Bibliotecas – SABI, na sessão da Faculdade de Educação, foram selecionadas quarenta monografias, dessas, seis abordavam a Formação de Professores, que constitui o lócus de análise. Após a sistematização dos dados, é possível considerar que a formação básica dos professores que atuam na EJA é voltada para o ensino de crianças, além de algumas práticas não respeitarem as especificidades do público.application/pdfporProfessorFormaçãoCurrículoEducação de jovens e adultosA formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859395.pdf000859395.pdfTexto completoapplication/pdf706272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56376/1/000859395.pdfb15e9083515ebe810c1bf2ba82cc2c39MD51TEXT000859395.pdf.txt000859395.pdf.txtExtracted Texttext/plain83466http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56376/2/000859395.pdf.txt32e10f29cefef5f8967b2c8ae6b300ecMD52THUMBNAIL000859395.pdf.jpg000859395.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56376/3/000859395.pdf.jpge7bd1869dab01ee34479fe3d3f02b3f5MD5310183/563762018-10-08 08:14:38.839oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56376Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:14:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogia
title A formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogia
spellingShingle A formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogia
Lopes, Deisiane dos Santos
Professor
Formação
Currículo
Educação de jovens e adultos
title_short A formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogia
title_full A formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogia
title_fullStr A formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogia
title_full_unstemmed A formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogia
title_sort A formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogia
author Lopes, Deisiane dos Santos
author_facet Lopes, Deisiane dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Deisiane dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Laura Souza
contributor_str_mv Fonseca, Laura Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Currículo
Educação de jovens e adultos
topic Professor
Formação
Currículo
Educação de jovens e adultos
description No Brasil, o índice de analfabetismo absoluto e a produção de analfabetos funcionais, que estão submetidos a uma escolarização, por vezes, precária, evidencia o distanciamento entre a formação profissional e a realidade encontrada, explicitando o modo neoliberal de gestão do Estado. Há problemas na formação de educadores, e uma presença ainda menos visível da formação de profissionais em EJA. Dada a relevância social da temática “formação de professores em EJA”, construí esta pesquisa. Cujo objetivo está em sistematizar (1) as concepções de formação e educação presentes nos TCCs sobre formação de professores em EJA e (2) o modo como esses TCCs referem à formação no curso de Pedagogia da FACED, investigando assim sua contribuição para a formação dentro da modalidade. Utilizando como estratégia metodológica a revisão da produção acadêmica, foi tomado como empírico os trabalhos de conclusão de curso da Pedagogia da FACED/ UFRGS, que abordam a Educação de Jovens e Adultos, a partir do ano de 2007/01, quando ocorreu uma reformulação do currículo no curso de Pedagogia. Após a seleção dos trabalhos dentro do Sistema de Automação de Bibliotecas – SABI, na sessão da Faculdade de Educação, foram selecionadas quarenta monografias, dessas, seis abordavam a Formação de Professores, que constitui o lócus de análise. Após a sistematização dos dados, é possível considerar que a formação básica dos professores que atuam na EJA é voltada para o ensino de crianças, além de algumas práticas não respeitarem as especificidades do público.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-12T01:35:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56376
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000859395
url http://hdl.handle.net/10183/56376
identifier_str_mv 000859395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56376/1/000859395.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56376/2/000859395.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56376/3/000859395.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b15e9083515ebe810c1bf2ba82cc2c39
32e10f29cefef5f8967b2c8ae6b300ec
e7bd1869dab01ee34479fe3d3f02b3f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224433933746176