A formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56376 |
Resumo: | No Brasil, o índice de analfabetismo absoluto e a produção de analfabetos funcionais, que estão submetidos a uma escolarização, por vezes, precária, evidencia o distanciamento entre a formação profissional e a realidade encontrada, explicitando o modo neoliberal de gestão do Estado. Há problemas na formação de educadores, e uma presença ainda menos visível da formação de profissionais em EJA. Dada a relevância social da temática “formação de professores em EJA”, construí esta pesquisa. Cujo objetivo está em sistematizar (1) as concepções de formação e educação presentes nos TCCs sobre formação de professores em EJA e (2) o modo como esses TCCs referem à formação no curso de Pedagogia da FACED, investigando assim sua contribuição para a formação dentro da modalidade. Utilizando como estratégia metodológica a revisão da produção acadêmica, foi tomado como empírico os trabalhos de conclusão de curso da Pedagogia da FACED/ UFRGS, que abordam a Educação de Jovens e Adultos, a partir do ano de 2007/01, quando ocorreu uma reformulação do currículo no curso de Pedagogia. Após a seleção dos trabalhos dentro do Sistema de Automação de Bibliotecas – SABI, na sessão da Faculdade de Educação, foram selecionadas quarenta monografias, dessas, seis abordavam a Formação de Professores, que constitui o lócus de análise. Após a sistematização dos dados, é possível considerar que a formação básica dos professores que atuam na EJA é voltada para o ensino de crianças, além de algumas práticas não respeitarem as especificidades do público. |
id |
UFRGS-2_78cd3edd06eea3b5c085a84e616b0c42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56376 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Deisiane dos SantosFonseca, Laura Souza2012-10-12T01:35:24Z2012http://hdl.handle.net/10183/56376000859395No Brasil, o índice de analfabetismo absoluto e a produção de analfabetos funcionais, que estão submetidos a uma escolarização, por vezes, precária, evidencia o distanciamento entre a formação profissional e a realidade encontrada, explicitando o modo neoliberal de gestão do Estado. Há problemas na formação de educadores, e uma presença ainda menos visível da formação de profissionais em EJA. Dada a relevância social da temática “formação de professores em EJA”, construí esta pesquisa. Cujo objetivo está em sistematizar (1) as concepções de formação e educação presentes nos TCCs sobre formação de professores em EJA e (2) o modo como esses TCCs referem à formação no curso de Pedagogia da FACED, investigando assim sua contribuição para a formação dentro da modalidade. Utilizando como estratégia metodológica a revisão da produção acadêmica, foi tomado como empírico os trabalhos de conclusão de curso da Pedagogia da FACED/ UFRGS, que abordam a Educação de Jovens e Adultos, a partir do ano de 2007/01, quando ocorreu uma reformulação do currículo no curso de Pedagogia. Após a seleção dos trabalhos dentro do Sistema de Automação de Bibliotecas – SABI, na sessão da Faculdade de Educação, foram selecionadas quarenta monografias, dessas, seis abordavam a Formação de Professores, que constitui o lócus de análise. Após a sistematização dos dados, é possível considerar que a formação básica dos professores que atuam na EJA é voltada para o ensino de crianças, além de algumas práticas não respeitarem as especificidades do público.application/pdfporProfessorFormaçãoCurrículoEducação de jovens e adultosA formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859395.pdf000859395.pdfTexto completoapplication/pdf706272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56376/1/000859395.pdfb15e9083515ebe810c1bf2ba82cc2c39MD51TEXT000859395.pdf.txt000859395.pdf.txtExtracted Texttext/plain83466http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56376/2/000859395.pdf.txt32e10f29cefef5f8967b2c8ae6b300ecMD52THUMBNAIL000859395.pdf.jpg000859395.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56376/3/000859395.pdf.jpge7bd1869dab01ee34479fe3d3f02b3f5MD5310183/563762018-10-08 08:14:38.839oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56376Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:14:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogia |
title |
A formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogia |
spellingShingle |
A formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogia Lopes, Deisiane dos Santos Professor Formação Currículo Educação de jovens e adultos |
title_short |
A formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogia |
title_full |
A formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogia |
title_fullStr |
A formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogia |
title_full_unstemmed |
A formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogia |
title_sort |
A formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogia |
author |
Lopes, Deisiane dos Santos |
author_facet |
Lopes, Deisiane dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Deisiane dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Laura Souza |
contributor_str_mv |
Fonseca, Laura Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Currículo Educação de jovens e adultos |
topic |
Professor Formação Currículo Educação de jovens e adultos |
description |
No Brasil, o índice de analfabetismo absoluto e a produção de analfabetos funcionais, que estão submetidos a uma escolarização, por vezes, precária, evidencia o distanciamento entre a formação profissional e a realidade encontrada, explicitando o modo neoliberal de gestão do Estado. Há problemas na formação de educadores, e uma presença ainda menos visível da formação de profissionais em EJA. Dada a relevância social da temática “formação de professores em EJA”, construí esta pesquisa. Cujo objetivo está em sistematizar (1) as concepções de formação e educação presentes nos TCCs sobre formação de professores em EJA e (2) o modo como esses TCCs referem à formação no curso de Pedagogia da FACED, investigando assim sua contribuição para a formação dentro da modalidade. Utilizando como estratégia metodológica a revisão da produção acadêmica, foi tomado como empírico os trabalhos de conclusão de curso da Pedagogia da FACED/ UFRGS, que abordam a Educação de Jovens e Adultos, a partir do ano de 2007/01, quando ocorreu uma reformulação do currículo no curso de Pedagogia. Após a seleção dos trabalhos dentro do Sistema de Automação de Bibliotecas – SABI, na sessão da Faculdade de Educação, foram selecionadas quarenta monografias, dessas, seis abordavam a Formação de Professores, que constitui o lócus de análise. Após a sistematização dos dados, é possível considerar que a formação básica dos professores que atuam na EJA é voltada para o ensino de crianças, além de algumas práticas não respeitarem as especificidades do público. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-12T01:35:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56376 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000859395 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56376 |
identifier_str_mv |
000859395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56376/1/000859395.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56376/2/000859395.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56376/3/000859395.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b15e9083515ebe810c1bf2ba82cc2c39 32e10f29cefef5f8967b2c8ae6b300ec e7bd1869dab01ee34479fe3d3f02b3f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224433933746176 |