Escuta sensível como ação pedagógica na EJA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/195604 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o aprendizado do autor na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA), durante o estágio docente obrigatório do Curso de Pedagogia na área de Educação de Adultos (EJA), através da experiência de escutar o aluno, e rever como este gesto contribuiu para a sua formação como professor. Também é mostrado aqui o começo de sua trajetória como docente, as experiências que teve em estágios anteriores e como foi aprendendo a “ser professor” durante este trajeto; experiências estas que foram bastante diversificadas e que lhe proporcionaram um grande aprendizado. A pesquisa apresentada se caracteriza como qualitativa, de caráter teórico e documental, já que, além dos estudos teóricos, também é realizada a análise de fragmentos do Diário de Classe do autor. A escuta sensível, fundamentada em René Barbier, foi a principal ferramenta/gesto que contribuiu para a transformação da visão de sala de aula, de escola, e principalmente, de aluno. Mesmo que se ancore em conhecimentos teóricos, esse é um saber que se constitui pela experiência, pela prática, e foi desse modo que se constituiu a possibilidade de entender, aos poucos, como “ser docente” e a importância que tem o ato de escutar o aluno. A escuta sensível não diz respeito apenas ao sentido físico, de escutar falas, mas também tem um sentindo emocional, de escutar o aluno com “o coração”, entendendo seu ponto de vista e considerando sua realidade. Assim, este trabalho procura considerar o ato da escuta sensível como ferramenta imprescindível para atuarmos em sala de aula. |
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