Escuta sensível como ação pedagógica na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Pedro Madruga
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195604
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o aprendizado do autor na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA), durante o estágio docente obrigatório do Curso de Pedagogia na área de Educação de Adultos (EJA), através da experiência de escutar o aluno, e rever como este gesto contribuiu para a sua formação como professor. Também é mostrado aqui o começo de sua trajetória como docente, as experiências que teve em estágios anteriores e como foi aprendendo a “ser professor” durante este trajeto; experiências estas que foram bastante diversificadas e que lhe proporcionaram um grande aprendizado. A pesquisa apresentada se caracteriza como qualitativa, de caráter teórico e documental, já que, além dos estudos teóricos, também é realizada a análise de fragmentos do Diário de Classe do autor. A escuta sensível, fundamentada em René Barbier, foi a principal ferramenta/gesto que contribuiu para a transformação da visão de sala de aula, de escola, e principalmente, de aluno. Mesmo que se ancore em conhecimentos teóricos, esse é um saber que se constitui pela experiência, pela prática, e foi desse modo que se constituiu a possibilidade de entender, aos poucos, como “ser docente” e a importância que tem o ato de escutar o aluno. A escuta sensível não diz respeito apenas ao sentido físico, de escutar falas, mas também tem um sentindo emocional, de escutar o aluno com “o coração”, entendendo seu ponto de vista e considerando sua realidade. Assim, este trabalho procura considerar o ato da escuta sensível como ferramenta imprescindível para atuarmos em sala de aula.
id UFRGS-2_188ac3b3cd39ea259a4fd709676af1da
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195604
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Melo, Pedro MadrugaComerlato, Denise Maria2019-06-07T02:34:59Z2018http://hdl.handle.net/10183/195604001092264Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o aprendizado do autor na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA), durante o estágio docente obrigatório do Curso de Pedagogia na área de Educação de Adultos (EJA), através da experiência de escutar o aluno, e rever como este gesto contribuiu para a sua formação como professor. Também é mostrado aqui o começo de sua trajetória como docente, as experiências que teve em estágios anteriores e como foi aprendendo a “ser professor” durante este trajeto; experiências estas que foram bastante diversificadas e que lhe proporcionaram um grande aprendizado. A pesquisa apresentada se caracteriza como qualitativa, de caráter teórico e documental, já que, além dos estudos teóricos, também é realizada a análise de fragmentos do Diário de Classe do autor. A escuta sensível, fundamentada em René Barbier, foi a principal ferramenta/gesto que contribuiu para a transformação da visão de sala de aula, de escola, e principalmente, de aluno. Mesmo que se ancore em conhecimentos teóricos, esse é um saber que se constitui pela experiência, pela prática, e foi desse modo que se constituiu a possibilidade de entender, aos poucos, como “ser docente” e a importância que tem o ato de escutar o aluno. A escuta sensível não diz respeito apenas ao sentido físico, de escutar falas, mas também tem um sentindo emocional, de escutar o aluno com “o coração”, entendendo seu ponto de vista e considerando sua realidade. Assim, este trabalho procura considerar o ato da escuta sensível como ferramenta imprescindível para atuarmos em sala de aula.application/pdfporEducação de jovens e adultosFormação de professoresEscuta sensível como ação pedagógica na EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092264.pdf.txt001092264.pdf.txtExtracted Texttext/plain76921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195604/2/001092264.pdf.txtc7a67b748523ac7bbf43b6301743db9eMD52ORIGINAL001092264.pdfTexto completoapplication/pdf1507995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195604/1/001092264.pdf8bb7de034cccd5822da64eb3cd5ae4d1MD5110183/1956042023-09-24 03:36:54.590741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195604Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-24T06:36:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escuta sensível como ação pedagógica na EJA
title Escuta sensível como ação pedagógica na EJA
spellingShingle Escuta sensível como ação pedagógica na EJA
Melo, Pedro Madruga
Educação de jovens e adultos
Formação de professores
title_short Escuta sensível como ação pedagógica na EJA
title_full Escuta sensível como ação pedagógica na EJA
title_fullStr Escuta sensível como ação pedagógica na EJA
title_full_unstemmed Escuta sensível como ação pedagógica na EJA
title_sort Escuta sensível como ação pedagógica na EJA
author Melo, Pedro Madruga
author_facet Melo, Pedro Madruga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Pedro Madruga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Comerlato, Denise Maria
contributor_str_mv Comerlato, Denise Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Formação de professores
topic Educação de jovens e adultos
Formação de professores
description Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o aprendizado do autor na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA), durante o estágio docente obrigatório do Curso de Pedagogia na área de Educação de Adultos (EJA), através da experiência de escutar o aluno, e rever como este gesto contribuiu para a sua formação como professor. Também é mostrado aqui o começo de sua trajetória como docente, as experiências que teve em estágios anteriores e como foi aprendendo a “ser professor” durante este trajeto; experiências estas que foram bastante diversificadas e que lhe proporcionaram um grande aprendizado. A pesquisa apresentada se caracteriza como qualitativa, de caráter teórico e documental, já que, além dos estudos teóricos, também é realizada a análise de fragmentos do Diário de Classe do autor. A escuta sensível, fundamentada em René Barbier, foi a principal ferramenta/gesto que contribuiu para a transformação da visão de sala de aula, de escola, e principalmente, de aluno. Mesmo que se ancore em conhecimentos teóricos, esse é um saber que se constitui pela experiência, pela prática, e foi desse modo que se constituiu a possibilidade de entender, aos poucos, como “ser docente” e a importância que tem o ato de escutar o aluno. A escuta sensível não diz respeito apenas ao sentido físico, de escutar falas, mas também tem um sentindo emocional, de escutar o aluno com “o coração”, entendendo seu ponto de vista e considerando sua realidade. Assim, este trabalho procura considerar o ato da escuta sensível como ferramenta imprescindível para atuarmos em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-07T02:34:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/195604
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092264
url http://hdl.handle.net/10183/195604
identifier_str_mv 001092264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195604/2/001092264.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195604/1/001092264.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c7a67b748523ac7bbf43b6301743db9e
8bb7de034cccd5822da64eb3cd5ae4d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447242953195520