Desenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148925 |
Resumo: | A utilização dos brinquedos no período da infância caracteriza-se como fonte de estímulo para desenvolvimento dos domínios cognitivo, físico e psicossocial. Quando a criança possui deficiência visual, as dificuldades funcionais na visão podem alterar a maneira como elas conseguem interagir com o ambiente ao redor. Nesse sentido, o presente artigo expõe o desenvolvimento do projeto de brinquedos para criança com deficiência visual em um estudo de caso. Procurou-se explorar conhecimentos pertinentes ao design de produtos aliado com entrevistas e observação de usuários. Por fim, obtiveram-se informações para melhorias de características na configuração de brinquedos a serem utilizados por tal público. |
id |
UFRGS-2_78daf289ee194523f581ce39affd4c32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148925 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Roseane Santos daSilva, Regio Pierre daBatista, Vilson Joao2016-10-08T02:15:16Z20141414-3895http://hdl.handle.net/10183/148925000954015A utilização dos brinquedos no período da infância caracteriza-se como fonte de estímulo para desenvolvimento dos domínios cognitivo, físico e psicossocial. Quando a criança possui deficiência visual, as dificuldades funcionais na visão podem alterar a maneira como elas conseguem interagir com o ambiente ao redor. Nesse sentido, o presente artigo expõe o desenvolvimento do projeto de brinquedos para criança com deficiência visual em um estudo de caso. Procurou-se explorar conhecimentos pertinentes ao design de produtos aliado com entrevistas e observação de usuários. Por fim, obtiveram-se informações para melhorias de características na configuração de brinquedos a serem utilizados por tal público.The use of toys in the childhood is characterized as a source of encouragement for the development of cognitive, physical and psychosocial domains. When the child has visual impairment, functional vision difficulties may change the way that they might interact with the environment around them. In this sense, the present research describes the toys design development for children with visual impairment in a case study. We sought to explore the relevant product design with interviews and observing the knowledge of users. Finally, we obtained information for characteristics improvement in the toys configuration being used by such public..application/pdfporEducação gráfica. Vol. 18, n. 2(2014), p. 123-141Design de produtoDeficiente visualBrinquedoToysProduct designVisual impairmentDesenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954015.pdf000954015.pdfTexto completoapplication/pdf1168225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148925/1/000954015.pdf683041084389a2541ed1c8fcfe24966bMD51TEXT000954015.pdf.txt000954015.pdf.txtExtracted Texttext/plain51433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148925/2/000954015.pdf.txt71dc568483fdee44cd0df91595cec023MD52THUMBNAIL000954015.pdf.jpg000954015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148925/3/000954015.pdf.jpg008a341ffda24c9cbf5e7886a57e8aa9MD5310183/1489252018-10-29 09:09:43.756oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148925Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:09:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de caso |
title |
Desenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de caso |
spellingShingle |
Desenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de caso Silva, Roseane Santos da Design de produto Deficiente visual Brinquedo Toys Product design Visual impairment |
title_short |
Desenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de caso |
title_full |
Desenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de caso |
title_fullStr |
Desenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de caso |
title_sort |
Desenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de caso |
author |
Silva, Roseane Santos da |
author_facet |
Silva, Roseane Santos da Silva, Regio Pierre da Batista, Vilson Joao |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Regio Pierre da Batista, Vilson Joao |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Roseane Santos da Silva, Regio Pierre da Batista, Vilson Joao |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de produto Deficiente visual Brinquedo |
topic |
Design de produto Deficiente visual Brinquedo Toys Product design Visual impairment |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Toys Product design Visual impairment |
description |
A utilização dos brinquedos no período da infância caracteriza-se como fonte de estímulo para desenvolvimento dos domínios cognitivo, físico e psicossocial. Quando a criança possui deficiência visual, as dificuldades funcionais na visão podem alterar a maneira como elas conseguem interagir com o ambiente ao redor. Nesse sentido, o presente artigo expõe o desenvolvimento do projeto de brinquedos para criança com deficiência visual em um estudo de caso. Procurou-se explorar conhecimentos pertinentes ao design de produtos aliado com entrevistas e observação de usuários. Por fim, obtiveram-se informações para melhorias de características na configuração de brinquedos a serem utilizados por tal público. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-08T02:15:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148925 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3895 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000954015 |
identifier_str_mv |
1414-3895 000954015 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação gráfica. Vol. 18, n. 2(2014), p. 123-141 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148925/1/000954015.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148925/2/000954015.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148925/3/000954015.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
683041084389a2541ed1c8fcfe24966b 71dc568483fdee44cd0df91595cec023 008a341ffda24c9cbf5e7886a57e8aa9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224908952305664 |