Desenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roseane Santos da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Regio Pierre da, Batista, Vilson Joao
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148925
Resumo: A utilização dos brinquedos no período da infância caracteriza-se como fonte de estímulo para desenvolvimento dos domínios cognitivo, físico e psicossocial. Quando a criança possui deficiência visual, as dificuldades funcionais na visão podem alterar a maneira como elas conseguem interagir com o ambiente ao redor. Nesse sentido, o presente artigo expõe o desenvolvimento do projeto de brinquedos para criança com deficiência visual em um estudo de caso. Procurou-se explorar conhecimentos pertinentes ao design de produtos aliado com entrevistas e observação de usuários. Por fim, obtiveram-se informações para melhorias de características na configuração de brinquedos a serem utilizados por tal público.
id UFRGS-2_78daf289ee194523f581ce39affd4c32
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148925
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Roseane Santos daSilva, Regio Pierre daBatista, Vilson Joao2016-10-08T02:15:16Z20141414-3895http://hdl.handle.net/10183/148925000954015A utilização dos brinquedos no período da infância caracteriza-se como fonte de estímulo para desenvolvimento dos domínios cognitivo, físico e psicossocial. Quando a criança possui deficiência visual, as dificuldades funcionais na visão podem alterar a maneira como elas conseguem interagir com o ambiente ao redor. Nesse sentido, o presente artigo expõe o desenvolvimento do projeto de brinquedos para criança com deficiência visual em um estudo de caso. Procurou-se explorar conhecimentos pertinentes ao design de produtos aliado com entrevistas e observação de usuários. Por fim, obtiveram-se informações para melhorias de características na configuração de brinquedos a serem utilizados por tal público.The use of toys in the childhood is characterized as a source of encouragement for the development of cognitive, physical and psychosocial domains. When the child has visual impairment, functional vision difficulties may change the way that they might interact with the environment around them. In this sense, the present research describes the toys design development for children with visual impairment in a case study. We sought to explore the relevant product design with interviews and observing the knowledge of users. Finally, we obtained information for characteristics improvement in the toys configuration being used by such public..application/pdfporEducação gráfica. Vol. 18, n. 2(2014), p. 123-141Design de produtoDeficiente visualBrinquedoToysProduct designVisual impairmentDesenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954015.pdf000954015.pdfTexto completoapplication/pdf1168225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148925/1/000954015.pdf683041084389a2541ed1c8fcfe24966bMD51TEXT000954015.pdf.txt000954015.pdf.txtExtracted Texttext/plain51433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148925/2/000954015.pdf.txt71dc568483fdee44cd0df91595cec023MD52THUMBNAIL000954015.pdf.jpg000954015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148925/3/000954015.pdf.jpg008a341ffda24c9cbf5e7886a57e8aa9MD5310183/1489252018-10-29 09:09:43.756oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148925Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:09:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de caso
title Desenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de caso
spellingShingle Desenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de caso
Silva, Roseane Santos da
Design de produto
Deficiente visual
Brinquedo
Toys
Product design
Visual impairment
title_short Desenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de caso
title_full Desenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de caso
title_fullStr Desenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de caso
title_full_unstemmed Desenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de caso
title_sort Desenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de caso
author Silva, Roseane Santos da
author_facet Silva, Roseane Santos da
Silva, Regio Pierre da
Batista, Vilson Joao
author_role author
author2 Silva, Regio Pierre da
Batista, Vilson Joao
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roseane Santos da
Silva, Regio Pierre da
Batista, Vilson Joao
dc.subject.por.fl_str_mv Design de produto
Deficiente visual
Brinquedo
topic Design de produto
Deficiente visual
Brinquedo
Toys
Product design
Visual impairment
dc.subject.eng.fl_str_mv Toys
Product design
Visual impairment
description A utilização dos brinquedos no período da infância caracteriza-se como fonte de estímulo para desenvolvimento dos domínios cognitivo, físico e psicossocial. Quando a criança possui deficiência visual, as dificuldades funcionais na visão podem alterar a maneira como elas conseguem interagir com o ambiente ao redor. Nesse sentido, o presente artigo expõe o desenvolvimento do projeto de brinquedos para criança com deficiência visual em um estudo de caso. Procurou-se explorar conhecimentos pertinentes ao design de produtos aliado com entrevistas e observação de usuários. Por fim, obtiveram-se informações para melhorias de características na configuração de brinquedos a serem utilizados por tal público.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-08T02:15:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148925
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3895
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000954015
identifier_str_mv 1414-3895
000954015
url http://hdl.handle.net/10183/148925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação gráfica. Vol. 18, n. 2(2014), p. 123-141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148925/1/000954015.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148925/2/000954015.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148925/3/000954015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 683041084389a2541ed1c8fcfe24966b
71dc568483fdee44cd0df91595cec023
008a341ffda24c9cbf5e7886a57e8aa9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224908952305664