Contribuições do design de produto e usabilidade no projeto de brinquedos : um estudo focado na criança com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roseane Santos da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96637
Resumo: O brinquedo é um importante artefato na infância. Através dele a criança tem oportunidade de desenvolver suas competências e habilidades. Para criança com deficiência visual, além disso, a utilização do brinquedo pode servir como um potencial estimulador de seus resquícios visuais e sentidos remanescentes. O objetivo principal dessa pesquisa é o de propor orientações para designers no projeto de brinquedos a fim de facilitar o processo de desenvolvimento desses produtos enfocando as necessidades das crianças com deficiência visual. O trabalho escrito está organizado na disposição de cinco capítulos, a saber: Introdução, Revisão de Literatura, Metodologia, Desenvolvimento e Finalização. A metodologia, por sua vez, está exposta em etapas consecutivas: a Etapa 1 diz respeito a revisão de literatura, essa foi uma importante etapa da qual foi extraída uma análise qualitativa de dados a respeito dos temas abordados que foram: processo de desenvolvimento de produtos, usabilidade, o brinquedo e a criança com deficiência visual. A Etapa 2 é o desenvolvimento que apresenta-se dividido em dois itens principais: o estudo de direcionado e a delimitação das orientações. No estudo direcionado utilizaram-se informações levantadas a partir da revisão de literatura para realização do desenvolvimento do projeto de brinquedos através de fases metodológicas previstas para geração de produtos em Löbach (2001) com a participação de usuários (crianças com deficiência visual, familiares e profissionais envolvidos no atendimento dessas crianças). Posteriormente, na Etapa 3 com a organização dessas orientações prévias modelou-se um questionário aplicado com designers e profissionais de áreas afins para observar a opinião sobre o compendio de orientações previamente delimitadas. Assim, os resultados apontaram que a maioria das pessoas questionadas possuía pouco conhecimento sobre o tópico deficiência visual. Os entrevistados consideraram as informações delimitadas pertinentes e apontaram que um aprofundamento em alguns tópicos melhoraria o entendimento dos mesmos.
id URGS_0a0b28b5800cac04bdde931482b9e793
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96637
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Roseane Santos daSilva, Regio Pierre daBatista, Vilson Joao2014-06-14T02:08:28Z2013http://hdl.handle.net/10183/96637000917288O brinquedo é um importante artefato na infância. Através dele a criança tem oportunidade de desenvolver suas competências e habilidades. Para criança com deficiência visual, além disso, a utilização do brinquedo pode servir como um potencial estimulador de seus resquícios visuais e sentidos remanescentes. O objetivo principal dessa pesquisa é o de propor orientações para designers no projeto de brinquedos a fim de facilitar o processo de desenvolvimento desses produtos enfocando as necessidades das crianças com deficiência visual. O trabalho escrito está organizado na disposição de cinco capítulos, a saber: Introdução, Revisão de Literatura, Metodologia, Desenvolvimento e Finalização. A metodologia, por sua vez, está exposta em etapas consecutivas: a Etapa 1 diz respeito a revisão de literatura, essa foi uma importante etapa da qual foi extraída uma análise qualitativa de dados a respeito dos temas abordados que foram: processo de desenvolvimento de produtos, usabilidade, o brinquedo e a criança com deficiência visual. A Etapa 2 é o desenvolvimento que apresenta-se dividido em dois itens principais: o estudo de direcionado e a delimitação das orientações. No estudo direcionado utilizaram-se informações levantadas a partir da revisão de literatura para realização do desenvolvimento do projeto de brinquedos através de fases metodológicas previstas para geração de produtos em Löbach (2001) com a participação de usuários (crianças com deficiência visual, familiares e profissionais envolvidos no atendimento dessas crianças). Posteriormente, na Etapa 3 com a organização dessas orientações prévias modelou-se um questionário aplicado com designers e profissionais de áreas afins para observar a opinião sobre o compendio de orientações previamente delimitadas. Assim, os resultados apontaram que a maioria das pessoas questionadas possuía pouco conhecimento sobre o tópico deficiência visual. Os entrevistados consideraram as informações delimitadas pertinentes e apontaram que um aprofundamento em alguns tópicos melhoraria o entendimento dos mesmos.The toy is an important artifact in childhood. Through it the child has the opportunity to develop their skills and abilities. Children with visual impairments, besides the use of the toy can serve as a potential enhancer of its remaining traces and visual senses. The main objective of this research is to propose guidelines for designers in the design of toys to facilitate the process of developing these products focusing on the needs of children with visual impairment. The written work is organized in five chapters available, namely: Introduction, Literature Review, Methodology, Development and Completion. The methodology, in turn, is exposed in consecutive steps: Step 1 concerns the literature review, this was an important step which was extracted from a qualitative analysis of data regarding the topics discussed were: the process of product development, usability , toy and children with visual impairments. Step 2 is the development that has been divided into two main items: the study of directed and delineation guidelines. In the study we used directed information gathered from the literature review to completion of project development toys through methodological phases planned for generation of products Lobach (2001 ) with the participation of users ( visually impaired children , families and professionals involved in the care of these children ). Subsequently, in Step 3 with the organization of these guidelines prior modeled whether a questionnaire with designers and professionals in related fields to observe the review of compendium of guidelines previously delimited. Thus, the results indicated that the majority of those questioned had little knowledge about the topic visually impaired. Respondents considered the relevant information delimited and pointed to a deepening in some topics would improve understanding of the same.application/pdfporPessoas com deficiência visualDesign de produtoBrinquedoUsabilidadeProduct designToysChildren with visual impairmentContribuições do design de produto e usabilidade no projeto de brinquedos : um estudo focado na criança com deficiência visualContributions of product design and usability toys in the project: a study focused on child with visual impairment info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917288.pdf000917288.pdfTexto completoapplication/pdf7619969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96637/1/000917288.pdf56e3bea5797665146fdf4b0eaaa582fbMD51TEXT000917288.pdf.txt000917288.pdf.txtExtracted Texttext/plain274165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96637/2/000917288.pdf.txtc16efc4bb001675275d5a4543c699564MD52THUMBNAIL000917288.pdf.jpg000917288.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg842http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96637/3/000917288.pdf.jpgd32f5f73738e48999f632dd169d2e55fMD5310183/966372021-11-20 06:14:53.662126oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96637Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T08:14:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições do design de produto e usabilidade no projeto de brinquedos : um estudo focado na criança com deficiência visual
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Contributions of product design and usability toys in the project: a study focused on child with visual impairment
title Contribuições do design de produto e usabilidade no projeto de brinquedos : um estudo focado na criança com deficiência visual
spellingShingle Contribuições do design de produto e usabilidade no projeto de brinquedos : um estudo focado na criança com deficiência visual
Silva, Roseane Santos da
Pessoas com deficiência visual
Design de produto
Brinquedo
Usabilidade
Product design
Toys
Children with visual impairment
title_short Contribuições do design de produto e usabilidade no projeto de brinquedos : um estudo focado na criança com deficiência visual
title_full Contribuições do design de produto e usabilidade no projeto de brinquedos : um estudo focado na criança com deficiência visual
title_fullStr Contribuições do design de produto e usabilidade no projeto de brinquedos : um estudo focado na criança com deficiência visual
title_full_unstemmed Contribuições do design de produto e usabilidade no projeto de brinquedos : um estudo focado na criança com deficiência visual
title_sort Contribuições do design de produto e usabilidade no projeto de brinquedos : um estudo focado na criança com deficiência visual
author Silva, Roseane Santos da
author_facet Silva, Roseane Santos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roseane Santos da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Regio Pierre da
Batista, Vilson Joao
contributor_str_mv Silva, Regio Pierre da
Batista, Vilson Joao
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoas com deficiência visual
Design de produto
Brinquedo
Usabilidade
topic Pessoas com deficiência visual
Design de produto
Brinquedo
Usabilidade
Product design
Toys
Children with visual impairment
dc.subject.eng.fl_str_mv Product design
Toys
Children with visual impairment
description O brinquedo é um importante artefato na infância. Através dele a criança tem oportunidade de desenvolver suas competências e habilidades. Para criança com deficiência visual, além disso, a utilização do brinquedo pode servir como um potencial estimulador de seus resquícios visuais e sentidos remanescentes. O objetivo principal dessa pesquisa é o de propor orientações para designers no projeto de brinquedos a fim de facilitar o processo de desenvolvimento desses produtos enfocando as necessidades das crianças com deficiência visual. O trabalho escrito está organizado na disposição de cinco capítulos, a saber: Introdução, Revisão de Literatura, Metodologia, Desenvolvimento e Finalização. A metodologia, por sua vez, está exposta em etapas consecutivas: a Etapa 1 diz respeito a revisão de literatura, essa foi uma importante etapa da qual foi extraída uma análise qualitativa de dados a respeito dos temas abordados que foram: processo de desenvolvimento de produtos, usabilidade, o brinquedo e a criança com deficiência visual. A Etapa 2 é o desenvolvimento que apresenta-se dividido em dois itens principais: o estudo de direcionado e a delimitação das orientações. No estudo direcionado utilizaram-se informações levantadas a partir da revisão de literatura para realização do desenvolvimento do projeto de brinquedos através de fases metodológicas previstas para geração de produtos em Löbach (2001) com a participação de usuários (crianças com deficiência visual, familiares e profissionais envolvidos no atendimento dessas crianças). Posteriormente, na Etapa 3 com a organização dessas orientações prévias modelou-se um questionário aplicado com designers e profissionais de áreas afins para observar a opinião sobre o compendio de orientações previamente delimitadas. Assim, os resultados apontaram que a maioria das pessoas questionadas possuía pouco conhecimento sobre o tópico deficiência visual. Os entrevistados consideraram as informações delimitadas pertinentes e apontaram que um aprofundamento em alguns tópicos melhoraria o entendimento dos mesmos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-14T02:08:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/96637
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917288
url http://hdl.handle.net/10183/96637
identifier_str_mv 000917288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96637/1/000917288.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96637/2/000917288.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96637/3/000917288.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 56e3bea5797665146fdf4b0eaaa582fb
c16efc4bb001675275d5a4543c699564
d32f5f73738e48999f632dd169d2e55f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309048320458752