#ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifood

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalsoto, Carina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229839
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise da campanha #ViverÉUmaEntrega do Ifood, com o objetivo de identificar como os jogos de linguagem se apresentam no texto publicitário, a fim de afirmar a identidade empresarial da marca. A revisão teórica trouxe concepções sobre os jogos de linguagem, desde seus aspectos iniciais até suas ligações no contexto da comunicação, sobre a publicidade, no âmbito de linguagem e técnicas utilizadas, e sobre discurso identitário. Por meio da revisão bibliográfica e da análise documental, foi possível, respectivamente, construir o instrumento de pesquisa e fazer o recorte necessário no corpus de estudo. Assim, identificou-se que para se aproximar de seus públicos, o Ifood, na campanha #ViverÉUmaentrega, cria um discurso de identidade alinhado com o contexto, premissa básica para os jogos de linguagem, a qual é aplicada na construção da linguagem publicitária da campanha.
id UFRGS-2_78f2d40976f522f1f96a96d76d391f3e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229839
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dalsoto, CarinaKowarick, Adriana Coelho Borges2021-09-16T04:21:41Z2021http://hdl.handle.net/10183/229839001131424Este trabalho apresenta uma análise da campanha #ViverÉUmaEntrega do Ifood, com o objetivo de identificar como os jogos de linguagem se apresentam no texto publicitário, a fim de afirmar a identidade empresarial da marca. A revisão teórica trouxe concepções sobre os jogos de linguagem, desde seus aspectos iniciais até suas ligações no contexto da comunicação, sobre a publicidade, no âmbito de linguagem e técnicas utilizadas, e sobre discurso identitário. Por meio da revisão bibliográfica e da análise documental, foi possível, respectivamente, construir o instrumento de pesquisa e fazer o recorte necessário no corpus de estudo. Assim, identificou-se que para se aproximar de seus públicos, o Ifood, na campanha #ViverÉUmaentrega, cria um discurso de identidade alinhado com o contexto, premissa básica para os jogos de linguagem, a qual é aplicada na construção da linguagem publicitária da campanha.This work presents an analysis of Ifood's campaign, #ViverÉUmaEntrega, with the objective of identifying how language games are presented in the advertising text, in order to affirm the brand's corporate identity. The theoretical review brought conceptions about language games, from their initial aspects to their connections in the context of communication, about advertising, in the scope of language and techniques used, and about identity discourse. Through bibliographic review and documentary analysis, it was possible, respectively, to build the research instrument and make the necessary cut in the study object. Thus, it was identified that in order to get closer to its audiences, Ifood, in the campaign # ViverÉUmaEntrega, create an identity discourse aligned with the context, a basic premise for language games, which is applied in the construction of language campaign advertising.application/pdfporLinguagem publicitáriaCampanha publicitáriaLanguage gamesAdvertising languageIdentity speechCorporate identityIfood#ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifoodinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131424.pdf.txt001131424.pdf.txtExtracted Texttext/plain163322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229839/2/001131424.pdf.txtb6c632907635197383334c7acab93e57MD52ORIGINAL001131424.pdfTexto completoapplication/pdf804819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229839/1/001131424.pdf45918f1ce88e3018e3d2a7c4986b1967MD5110183/2298392021-09-19 04:27:55.388284oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229839Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:27:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv #ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifood
title #ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifood
spellingShingle #ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifood
Dalsoto, Carina
Linguagem publicitária
Campanha publicitária
Language games
Advertising language
Identity speech
Corporate identity
Ifood
title_short #ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifood
title_full #ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifood
title_fullStr #ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifood
title_full_unstemmed #ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifood
title_sort #ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifood
author Dalsoto, Carina
author_facet Dalsoto, Carina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalsoto, Carina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
contributor_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem publicitária
Campanha publicitária
topic Linguagem publicitária
Campanha publicitária
Language games
Advertising language
Identity speech
Corporate identity
Ifood
dc.subject.eng.fl_str_mv Language games
Advertising language
Identity speech
Corporate identity
Ifood
description Este trabalho apresenta uma análise da campanha #ViverÉUmaEntrega do Ifood, com o objetivo de identificar como os jogos de linguagem se apresentam no texto publicitário, a fim de afirmar a identidade empresarial da marca. A revisão teórica trouxe concepções sobre os jogos de linguagem, desde seus aspectos iniciais até suas ligações no contexto da comunicação, sobre a publicidade, no âmbito de linguagem e técnicas utilizadas, e sobre discurso identitário. Por meio da revisão bibliográfica e da análise documental, foi possível, respectivamente, construir o instrumento de pesquisa e fazer o recorte necessário no corpus de estudo. Assim, identificou-se que para se aproximar de seus públicos, o Ifood, na campanha #ViverÉUmaentrega, cria um discurso de identidade alinhado com o contexto, premissa básica para os jogos de linguagem, a qual é aplicada na construção da linguagem publicitária da campanha.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-16T04:21:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229839
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001131424
url http://hdl.handle.net/10183/229839
identifier_str_mv 001131424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229839/2/001131424.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229839/1/001131424.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b6c632907635197383334c7acab93e57
45918f1ce88e3018e3d2a7c4986b1967
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224613047304192