#ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifood
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229839 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise da campanha #ViverÉUmaEntrega do Ifood, com o objetivo de identificar como os jogos de linguagem se apresentam no texto publicitário, a fim de afirmar a identidade empresarial da marca. A revisão teórica trouxe concepções sobre os jogos de linguagem, desde seus aspectos iniciais até suas ligações no contexto da comunicação, sobre a publicidade, no âmbito de linguagem e técnicas utilizadas, e sobre discurso identitário. Por meio da revisão bibliográfica e da análise documental, foi possível, respectivamente, construir o instrumento de pesquisa e fazer o recorte necessário no corpus de estudo. Assim, identificou-se que para se aproximar de seus públicos, o Ifood, na campanha #ViverÉUmaentrega, cria um discurso de identidade alinhado com o contexto, premissa básica para os jogos de linguagem, a qual é aplicada na construção da linguagem publicitária da campanha. |
id |
UFRGS-2_78f2d40976f522f1f96a96d76d391f3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229839 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dalsoto, CarinaKowarick, Adriana Coelho Borges2021-09-16T04:21:41Z2021http://hdl.handle.net/10183/229839001131424Este trabalho apresenta uma análise da campanha #ViverÉUmaEntrega do Ifood, com o objetivo de identificar como os jogos de linguagem se apresentam no texto publicitário, a fim de afirmar a identidade empresarial da marca. A revisão teórica trouxe concepções sobre os jogos de linguagem, desde seus aspectos iniciais até suas ligações no contexto da comunicação, sobre a publicidade, no âmbito de linguagem e técnicas utilizadas, e sobre discurso identitário. Por meio da revisão bibliográfica e da análise documental, foi possível, respectivamente, construir o instrumento de pesquisa e fazer o recorte necessário no corpus de estudo. Assim, identificou-se que para se aproximar de seus públicos, o Ifood, na campanha #ViverÉUmaentrega, cria um discurso de identidade alinhado com o contexto, premissa básica para os jogos de linguagem, a qual é aplicada na construção da linguagem publicitária da campanha.This work presents an analysis of Ifood's campaign, #ViverÉUmaEntrega, with the objective of identifying how language games are presented in the advertising text, in order to affirm the brand's corporate identity. The theoretical review brought conceptions about language games, from their initial aspects to their connections in the context of communication, about advertising, in the scope of language and techniques used, and about identity discourse. Through bibliographic review and documentary analysis, it was possible, respectively, to build the research instrument and make the necessary cut in the study object. Thus, it was identified that in order to get closer to its audiences, Ifood, in the campaign # ViverÉUmaEntrega, create an identity discourse aligned with the context, a basic premise for language games, which is applied in the construction of language campaign advertising.application/pdfporLinguagem publicitáriaCampanha publicitáriaLanguage gamesAdvertising languageIdentity speechCorporate identityIfood#ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifoodinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131424.pdf.txt001131424.pdf.txtExtracted Texttext/plain163322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229839/2/001131424.pdf.txtb6c632907635197383334c7acab93e57MD52ORIGINAL001131424.pdfTexto completoapplication/pdf804819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229839/1/001131424.pdf45918f1ce88e3018e3d2a7c4986b1967MD5110183/2298392021-09-19 04:27:55.388284oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229839Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:27:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
#ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifood |
title |
#ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifood |
spellingShingle |
#ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifood Dalsoto, Carina Linguagem publicitária Campanha publicitária Language games Advertising language Identity speech Corporate identity Ifood |
title_short |
#ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifood |
title_full |
#ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifood |
title_fullStr |
#ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifood |
title_full_unstemmed |
#ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifood |
title_sort |
#ViverÉUmaEntrega: os jogos de linguagem no discurso identitário do Ifood |
author |
Dalsoto, Carina |
author_facet |
Dalsoto, Carina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalsoto, Carina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kowarick, Adriana Coelho Borges |
contributor_str_mv |
Kowarick, Adriana Coelho Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem publicitária Campanha publicitária |
topic |
Linguagem publicitária Campanha publicitária Language games Advertising language Identity speech Corporate identity Ifood |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Language games Advertising language Identity speech Corporate identity Ifood |
description |
Este trabalho apresenta uma análise da campanha #ViverÉUmaEntrega do Ifood, com o objetivo de identificar como os jogos de linguagem se apresentam no texto publicitário, a fim de afirmar a identidade empresarial da marca. A revisão teórica trouxe concepções sobre os jogos de linguagem, desde seus aspectos iniciais até suas ligações no contexto da comunicação, sobre a publicidade, no âmbito de linguagem e técnicas utilizadas, e sobre discurso identitário. Por meio da revisão bibliográfica e da análise documental, foi possível, respectivamente, construir o instrumento de pesquisa e fazer o recorte necessário no corpus de estudo. Assim, identificou-se que para se aproximar de seus públicos, o Ifood, na campanha #ViverÉUmaentrega, cria um discurso de identidade alinhado com o contexto, premissa básica para os jogos de linguagem, a qual é aplicada na construção da linguagem publicitária da campanha. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-16T04:21:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/229839 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001131424 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/229839 |
identifier_str_mv |
001131424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229839/2/001131424.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229839/1/001131424.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6c632907635197383334c7acab93e57 45918f1ce88e3018e3d2a7c4986b1967 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224613047304192 |