“Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longaray, Alessandra Rosalia Cesar
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147859
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da alfabetização, mais especificamente a leitura e escrita de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental durante o Estágio Curricular Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo principal analisar diferentes propostas de leitura e escrita elaboradas para a diversidade de níveis presentes em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo Estudo de Caso, com análise documental, tendo como fonte de consulta os registros do Diário de Classe de minha autoria realizado no período do Estágio Curricular. Com isso, trago à tona, propostas planejadas, analisando-as com o objetivo de compreender a pertinência das mesmas para o desenvolvimento dos alunos no processo de apropriação da leitura e da escrita. O referencial teórico deste trabalho é baseado nas obras sobre alfabetização de Emília Ferreira e, ainda, Juan Delval como base para entender a aprendizagem em si. A análise dos dados foi dividida em três categorias: “Organização da sala de aula”; “Proposição de atividades”; “Intervenções docentes”. Ao final desta pesquisa, as análises apontaram que os planejamentos, atividades diferenciadas e intervenções docentes resultaram em avanços na aprendizagem dos alunos que se encontravam em diferentes níveis de escrita.
id UFRGS-2_790a783bf89c79d534ae48540efa6d4f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147859
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Longaray, Alessandra Rosalia CesarCollares, Darli2016-08-31T02:18:31Z2016http://hdl.handle.net/10183/147859000999933Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da alfabetização, mais especificamente a leitura e escrita de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental durante o Estágio Curricular Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo principal analisar diferentes propostas de leitura e escrita elaboradas para a diversidade de níveis presentes em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo Estudo de Caso, com análise documental, tendo como fonte de consulta os registros do Diário de Classe de minha autoria realizado no período do Estágio Curricular. Com isso, trago à tona, propostas planejadas, analisando-as com o objetivo de compreender a pertinência das mesmas para o desenvolvimento dos alunos no processo de apropriação da leitura e da escrita. O referencial teórico deste trabalho é baseado nas obras sobre alfabetização de Emília Ferreira e, ainda, Juan Delval como base para entender a aprendizagem em si. A análise dos dados foi dividida em três categorias: “Organização da sala de aula”; “Proposição de atividades”; “Intervenções docentes”. Ao final desta pesquisa, as análises apontaram que os planejamentos, atividades diferenciadas e intervenções docentes resultaram em avanços na aprendizagem dos alunos que se encontravam em diferentes níveis de escrita.application/pdfporLeituraEscritaAlunoProfessorIntervenção“Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999933.pdf000999933.pdfTexto completoapplication/pdf1108593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147859/1/000999933.pdf0a2302e3f7e877566a9b782e1563178cMD51TEXT000999933.pdf.txt000999933.pdf.txtExtracted Texttext/plain59339http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147859/2/000999933.pdf.txte97d58182c7faf97b2d6214da69151b2MD52THUMBNAIL000999933.pdf.jpg000999933.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147859/3/000999933.pdf.jpg3cf43c747e2baa721e9e3130f096c2ccMD5310183/1478592018-10-29 08:45:37.499oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147859Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-29T11:45:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita
title “Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita
spellingShingle “Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita
Longaray, Alessandra Rosalia Cesar
Leitura
Escrita
Aluno
Professor
Intervenção
title_short “Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita
title_full “Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita
title_fullStr “Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita
title_full_unstemmed “Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita
title_sort “Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita
author Longaray, Alessandra Rosalia Cesar
author_facet Longaray, Alessandra Rosalia Cesar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Longaray, Alessandra Rosalia Cesar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collares, Darli
contributor_str_mv Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Aluno
Professor
Intervenção
topic Leitura
Escrita
Aluno
Professor
Intervenção
description Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da alfabetização, mais especificamente a leitura e escrita de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental durante o Estágio Curricular Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo principal analisar diferentes propostas de leitura e escrita elaboradas para a diversidade de níveis presentes em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo Estudo de Caso, com análise documental, tendo como fonte de consulta os registros do Diário de Classe de minha autoria realizado no período do Estágio Curricular. Com isso, trago à tona, propostas planejadas, analisando-as com o objetivo de compreender a pertinência das mesmas para o desenvolvimento dos alunos no processo de apropriação da leitura e da escrita. O referencial teórico deste trabalho é baseado nas obras sobre alfabetização de Emília Ferreira e, ainda, Juan Delval como base para entender a aprendizagem em si. A análise dos dados foi dividida em três categorias: “Organização da sala de aula”; “Proposição de atividades”; “Intervenções docentes”. Ao final desta pesquisa, as análises apontaram que os planejamentos, atividades diferenciadas e intervenções docentes resultaram em avanços na aprendizagem dos alunos que se encontravam em diferentes níveis de escrita.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-31T02:18:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147859
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999933
url http://hdl.handle.net/10183/147859
identifier_str_mv 000999933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147859/1/000999933.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147859/2/000999933.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147859/3/000999933.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a2302e3f7e877566a9b782e1563178c
e97d58182c7faf97b2d6214da69151b2
3cf43c747e2baa721e9e3130f096c2cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724610263646208