“Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147859 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da alfabetização, mais especificamente a leitura e escrita de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental durante o Estágio Curricular Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo principal analisar diferentes propostas de leitura e escrita elaboradas para a diversidade de níveis presentes em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo Estudo de Caso, com análise documental, tendo como fonte de consulta os registros do Diário de Classe de minha autoria realizado no período do Estágio Curricular. Com isso, trago à tona, propostas planejadas, analisando-as com o objetivo de compreender a pertinência das mesmas para o desenvolvimento dos alunos no processo de apropriação da leitura e da escrita. O referencial teórico deste trabalho é baseado nas obras sobre alfabetização de Emília Ferreira e, ainda, Juan Delval como base para entender a aprendizagem em si. A análise dos dados foi dividida em três categorias: “Organização da sala de aula”; “Proposição de atividades”; “Intervenções docentes”. Ao final desta pesquisa, as análises apontaram que os planejamentos, atividades diferenciadas e intervenções docentes resultaram em avanços na aprendizagem dos alunos que se encontravam em diferentes níveis de escrita. |
id |
UFRGS-2_790a783bf89c79d534ae48540efa6d4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147859 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Longaray, Alessandra Rosalia CesarCollares, Darli2016-08-31T02:18:31Z2016http://hdl.handle.net/10183/147859000999933Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da alfabetização, mais especificamente a leitura e escrita de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental durante o Estágio Curricular Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo principal analisar diferentes propostas de leitura e escrita elaboradas para a diversidade de níveis presentes em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo Estudo de Caso, com análise documental, tendo como fonte de consulta os registros do Diário de Classe de minha autoria realizado no período do Estágio Curricular. Com isso, trago à tona, propostas planejadas, analisando-as com o objetivo de compreender a pertinência das mesmas para o desenvolvimento dos alunos no processo de apropriação da leitura e da escrita. O referencial teórico deste trabalho é baseado nas obras sobre alfabetização de Emília Ferreira e, ainda, Juan Delval como base para entender a aprendizagem em si. A análise dos dados foi dividida em três categorias: “Organização da sala de aula”; “Proposição de atividades”; “Intervenções docentes”. Ao final desta pesquisa, as análises apontaram que os planejamentos, atividades diferenciadas e intervenções docentes resultaram em avanços na aprendizagem dos alunos que se encontravam em diferentes níveis de escrita.application/pdfporLeituraEscritaAlunoProfessorIntervenção“Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999933.pdf000999933.pdfTexto completoapplication/pdf1108593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147859/1/000999933.pdf0a2302e3f7e877566a9b782e1563178cMD51TEXT000999933.pdf.txt000999933.pdf.txtExtracted Texttext/plain59339http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147859/2/000999933.pdf.txte97d58182c7faf97b2d6214da69151b2MD52THUMBNAIL000999933.pdf.jpg000999933.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147859/3/000999933.pdf.jpg3cf43c747e2baa721e9e3130f096c2ccMD5310183/1478592018-10-29 08:45:37.499oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147859Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-29T11:45:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita |
title |
“Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita |
spellingShingle |
“Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita Longaray, Alessandra Rosalia Cesar Leitura Escrita Aluno Professor Intervenção |
title_short |
“Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita |
title_full |
“Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita |
title_fullStr |
“Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita |
title_full_unstemmed |
“Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita |
title_sort |
“Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita |
author |
Longaray, Alessandra Rosalia Cesar |
author_facet |
Longaray, Alessandra Rosalia Cesar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Longaray, Alessandra Rosalia Cesar |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Collares, Darli |
contributor_str_mv |
Collares, Darli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Aluno Professor Intervenção |
topic |
Leitura Escrita Aluno Professor Intervenção |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da alfabetização, mais especificamente a leitura e escrita de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental durante o Estágio Curricular Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo principal analisar diferentes propostas de leitura e escrita elaboradas para a diversidade de níveis presentes em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo Estudo de Caso, com análise documental, tendo como fonte de consulta os registros do Diário de Classe de minha autoria realizado no período do Estágio Curricular. Com isso, trago à tona, propostas planejadas, analisando-as com o objetivo de compreender a pertinência das mesmas para o desenvolvimento dos alunos no processo de apropriação da leitura e da escrita. O referencial teórico deste trabalho é baseado nas obras sobre alfabetização de Emília Ferreira e, ainda, Juan Delval como base para entender a aprendizagem em si. A análise dos dados foi dividida em três categorias: “Organização da sala de aula”; “Proposição de atividades”; “Intervenções docentes”. Ao final desta pesquisa, as análises apontaram que os planejamentos, atividades diferenciadas e intervenções docentes resultaram em avanços na aprendizagem dos alunos que se encontravam em diferentes níveis de escrita. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-31T02:18:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147859 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000999933 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147859 |
identifier_str_mv |
000999933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147859/1/000999933.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147859/2/000999933.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147859/3/000999933.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0a2302e3f7e877566a9b782e1563178c e97d58182c7faf97b2d6214da69151b2 3cf43c747e2baa721e9e3130f096c2cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724610263646208 |