Caracterização de um programa de intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ribeiro, Iolanda da Silva
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/17787
Resumo: As dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita são uma das principais razões da retenção no 1.º ciclo do ensino básico. Neste sentido, revela-se importante sinalizar e intervir precocemente junto dos alunos que apresentam dificuldades nestas áreas. A precocidade da intervenção é apontada como um dos factores associados à sua eficácia, uma vez que os estudos indicam que quanto mais tarde se inicia a intervenção mais difícil se revela a superação dos problemas de aprendizagem (Baroja, Paret, & Riesgo, 2000; Outón, 2004; Thomson, 1992). Nesta comunicação apresenta-se um programa de intervenção que visa o treino sistemático das competências de leitura (descodificação e compreensão) e escrita, tendo como destinatários os alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, sinalizados no início da escolaridade. O programa encontra-se organizado em sessões diárias de treino, com a duração aproximada de 45 minutos, em que são utilizados diferentes procedimentos reconhecidos na literatura pela sua eficácia na intervenção neste domínio, nomeadamente o método multissensorial e o método das leituras repetidas. Cada sessão é dedicada ao treino das regras de correspondências grafema-fonema e fonema-grafema (RCGF/FG), em associação com a compreensão leitora. Esta associação é efectuada através da leitura e exploração de histórias infantis. As actividades previstas são de cariz lúdico e distintas das realizadas em sala de aula, de forma a aumentar a motivação e envolvimento dos alunos.
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