Reposicionamento de marca: uma análise da campanha Verão Skol. Redondo é sair do seu quadrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andriotti, Adriana Amorim
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177732
Resumo: O tema desta pesquisa versa sobre as representações da publicidade no contexto da sustentabilidade e do reposicionamento de marca. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar as alterações nas representações veiculadas das minorias no reposicionamento da marca Skol através da campanha “Verão Skol, redondo é sair do seu quadrado”. Para isso, relacionam-se as teorias levantadas na revisão bibliográfica, que abordam os conceitos de marca, gênero e sexualidade em uma perspectiva desconstrucionista, com a análise do objeto empírico. A Análise de Conteúdo é utilizada como procedimento metodológico. Dessa forma, os comerciais são observados de forma aprofundada. O resultado dessa análise demonstra que a marca Skol, a partir de mudanças da sociedade, busca se reposicionar no mercado, utilizando as minorias em sua comunicação. A análise dos filmes da nova campanha demonstra os tensionamentos que transparecem na estratégia da marca ao apresentar as minorias e a diversidade.
id UFRGS-2_790c9bab78b305e1960e49290a469ab8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177732
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Andriotti, Adriana AmorimRodrigues, André Iribure2018-05-10T02:31:06Z2017http://hdl.handle.net/10183/177732001062510O tema desta pesquisa versa sobre as representações da publicidade no contexto da sustentabilidade e do reposicionamento de marca. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar as alterações nas representações veiculadas das minorias no reposicionamento da marca Skol através da campanha “Verão Skol, redondo é sair do seu quadrado”. Para isso, relacionam-se as teorias levantadas na revisão bibliográfica, que abordam os conceitos de marca, gênero e sexualidade em uma perspectiva desconstrucionista, com a análise do objeto empírico. A Análise de Conteúdo é utilizada como procedimento metodológico. Dessa forma, os comerciais são observados de forma aprofundada. O resultado dessa análise demonstra que a marca Skol, a partir de mudanças da sociedade, busca se reposicionar no mercado, utilizando as minorias em sua comunicação. A análise dos filmes da nova campanha demonstra os tensionamentos que transparecem na estratégia da marca ao apresentar as minorias e a diversidade.The theme of this research approaches about the representations of advertising in the context of sustainability and brand repositioning. Therefore, the objective of this work is to analyze the changes in minority representations published in the repositioning of the brand Skol, through the campaign "summer Skol, round is to get out of your square". For this, were related theories observed in bibliographic review that discuss concepts of gender and sexuality in a deconstructionist perspective, with the analysis of the empirical object. The content analysis is used as methodological procedure. In this way, the commercials are observed thoroughly. The result of this analysis shows that the brand Skol, from changes of society, seeks to reposition on the market, using the minorities in your communication. The analysis of the new campaign films proves that the stresses that reflected in the brand's strategy to introduce minorities and diversity.application/pdfporGestão de marcasSustentabilidadeAdvertisingBrandRepositioningSustainabilityDiversitySocial movementsReposicionamento de marca: uma análise da campanha Verão Skol. Redondo é sair do seu quadradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062510.pdf001062510.pdfTexto completoapplication/pdf2225114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177732/1/001062510.pdfadc745c44efcbc368f44e8a1fe3ec35bMD51TEXT001062510.pdf.txt001062510.pdf.txtExtracted Texttext/plain173419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177732/2/001062510.pdf.txtc890fcbf2af772f85bd4d9159b256025MD5210183/1777322018-05-11 02:33:56.264041oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177732Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-11T05:33:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reposicionamento de marca: uma análise da campanha Verão Skol. Redondo é sair do seu quadrado
title Reposicionamento de marca: uma análise da campanha Verão Skol. Redondo é sair do seu quadrado
spellingShingle Reposicionamento de marca: uma análise da campanha Verão Skol. Redondo é sair do seu quadrado
Andriotti, Adriana Amorim
Gestão de marcas
Sustentabilidade
Advertising
Brand
Repositioning
Sustainability
Diversity
Social movements
title_short Reposicionamento de marca: uma análise da campanha Verão Skol. Redondo é sair do seu quadrado
title_full Reposicionamento de marca: uma análise da campanha Verão Skol. Redondo é sair do seu quadrado
title_fullStr Reposicionamento de marca: uma análise da campanha Verão Skol. Redondo é sair do seu quadrado
title_full_unstemmed Reposicionamento de marca: uma análise da campanha Verão Skol. Redondo é sair do seu quadrado
title_sort Reposicionamento de marca: uma análise da campanha Verão Skol. Redondo é sair do seu quadrado
author Andriotti, Adriana Amorim
author_facet Andriotti, Adriana Amorim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andriotti, Adriana Amorim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, André Iribure
contributor_str_mv Rodrigues, André Iribure
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de marcas
Sustentabilidade
topic Gestão de marcas
Sustentabilidade
Advertising
Brand
Repositioning
Sustainability
Diversity
Social movements
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising
Brand
Repositioning
Sustainability
Diversity
Social movements
description O tema desta pesquisa versa sobre as representações da publicidade no contexto da sustentabilidade e do reposicionamento de marca. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar as alterações nas representações veiculadas das minorias no reposicionamento da marca Skol através da campanha “Verão Skol, redondo é sair do seu quadrado”. Para isso, relacionam-se as teorias levantadas na revisão bibliográfica, que abordam os conceitos de marca, gênero e sexualidade em uma perspectiva desconstrucionista, com a análise do objeto empírico. A Análise de Conteúdo é utilizada como procedimento metodológico. Dessa forma, os comerciais são observados de forma aprofundada. O resultado dessa análise demonstra que a marca Skol, a partir de mudanças da sociedade, busca se reposicionar no mercado, utilizando as minorias em sua comunicação. A análise dos filmes da nova campanha demonstra os tensionamentos que transparecem na estratégia da marca ao apresentar as minorias e a diversidade.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-10T02:31:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/177732
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062510
url http://hdl.handle.net/10183/177732
identifier_str_mv 001062510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177732/1/001062510.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177732/2/001062510.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv adc745c44efcbc368f44e8a1fe3ec35b
c890fcbf2af772f85bd4d9159b256025
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224549499404288