Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204120 |
Resumo: | Este trabalho acadêmico apresenta uma proposta didática para o 3º ano do ensino fundamental no contexto do Projeto Livro e Leitura (PLL), da EMEF General Neto, situada no município de Canoas/RS. A proposta tem por objetivo incentivar a prática da leitura e aperfeiçoamento da escrita dos alunos por meio do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs). O projeto foi dividido em seis aulas de duas horas cada, uma vez por semana. Nesse período, trabalharam-se as características e a estrutura do gênero através de apresentação de slides, texto explicativo, vídeos, atividades de produção textual e a produção de HQs no software Hagáquê. Esse trabalho objetivou contribuir com os docentes que atuam na etapa final do ciclo de alfabetização, buscando aperfeiçoar as habilidades de leitura e de escrita dos alunos com o auxílio das Tecnologias Digitais. Concluiu-se que a sequência didática proporcionou avanços significativos no desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos e que o gênero HQs e as Tecnologias Digitais foram fundamentais nesse processo. |
id |
UFRGS-2_790ea8dc35ac46415e09559271a600ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204120 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, Cristiane RicardoGomes, Raquel Salcedo2020-01-14T04:15:30Z2019http://hdl.handle.net/10183/204120001098962Este trabalho acadêmico apresenta uma proposta didática para o 3º ano do ensino fundamental no contexto do Projeto Livro e Leitura (PLL), da EMEF General Neto, situada no município de Canoas/RS. A proposta tem por objetivo incentivar a prática da leitura e aperfeiçoamento da escrita dos alunos por meio do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs). O projeto foi dividido em seis aulas de duas horas cada, uma vez por semana. Nesse período, trabalharam-se as características e a estrutura do gênero através de apresentação de slides, texto explicativo, vídeos, atividades de produção textual e a produção de HQs no software Hagáquê. Esse trabalho objetivou contribuir com os docentes que atuam na etapa final do ciclo de alfabetização, buscando aperfeiçoar as habilidades de leitura e de escrita dos alunos com o auxílio das Tecnologias Digitais. Concluiu-se que a sequência didática proporcionou avanços significativos no desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos e que o gênero HQs e as Tecnologias Digitais foram fundamentais nesse processo.This scholarly work presents a didactic proposal for the 3rd year of elementary school in the context of the Project Book and Reading (PLL), EMEF General Neto, in the municipality of Canoas/RS. The proposal aims to encourage the practice of reading and writing improvement of students through textual genre comics (Comics). The project was divided into six classes of 2 hours each, once a week. During this period, worked the characteristics and structure of the genre through the slideshow, explanatory text, videos, textual production activities and the production of Comics in the software Hagáquê. This work aimed to contribute to teachers who work in the final stage of the cycle, seeking to improve the literacy skills of reading and writing of students with the help of digital technologies. It was concluded that the didactic sequence has provided significant advances in the development of reading and writing skills of the students and that the genre Comics and digital technologies were instrumental in this process.application/pdfporHistórias em quadrinhosAlfabetizaçãoTecnologia digitalDidacticsComic booksLiteracyDigital technologiesProposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leituraDidactic proposal of learning with digital technologies in the project Book and Reading info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098962.pdf.txt001098962.pdf.txtExtracted Texttext/plain70725http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204120/2/001098962.pdf.txtcedb5b9644d523520716f9df83fd0d6cMD52ORIGINAL001098962.pdfTexto parcialapplication/pdf1327439http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204120/1/001098962.pdfa0a0962110da55fa871b96fae02027e6MD5110183/2041202024-02-09 06:06:39.256898oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204120Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-09T08:06:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Didactic proposal of learning with digital technologies in the project Book and Reading |
title |
Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura |
spellingShingle |
Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura Teixeira, Cristiane Ricardo Histórias em quadrinhos Alfabetização Tecnologia digital Didactics Comic books Literacy Digital technologies |
title_short |
Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura |
title_full |
Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura |
title_fullStr |
Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura |
title_full_unstemmed |
Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura |
title_sort |
Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura |
author |
Teixeira, Cristiane Ricardo |
author_facet |
Teixeira, Cristiane Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Cristiane Ricardo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Raquel Salcedo |
contributor_str_mv |
Gomes, Raquel Salcedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos Alfabetização Tecnologia digital |
topic |
Histórias em quadrinhos Alfabetização Tecnologia digital Didactics Comic books Literacy Digital technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Didactics Comic books Literacy Digital technologies |
description |
Este trabalho acadêmico apresenta uma proposta didática para o 3º ano do ensino fundamental no contexto do Projeto Livro e Leitura (PLL), da EMEF General Neto, situada no município de Canoas/RS. A proposta tem por objetivo incentivar a prática da leitura e aperfeiçoamento da escrita dos alunos por meio do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs). O projeto foi dividido em seis aulas de duas horas cada, uma vez por semana. Nesse período, trabalharam-se as características e a estrutura do gênero através de apresentação de slides, texto explicativo, vídeos, atividades de produção textual e a produção de HQs no software Hagáquê. Esse trabalho objetivou contribuir com os docentes que atuam na etapa final do ciclo de alfabetização, buscando aperfeiçoar as habilidades de leitura e de escrita dos alunos com o auxílio das Tecnologias Digitais. Concluiu-se que a sequência didática proporcionou avanços significativos no desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos e que o gênero HQs e as Tecnologias Digitais foram fundamentais nesse processo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-14T04:15:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204120 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001098962 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204120 |
identifier_str_mv |
001098962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204120/2/001098962.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204120/1/001098962.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cedb5b9644d523520716f9df83fd0d6c a0a0962110da55fa871b96fae02027e6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447258556006400 |