Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Cristiane Ricardo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204120
Resumo: Este trabalho acadêmico apresenta uma proposta didática para o 3º ano do ensino fundamental no contexto do Projeto Livro e Leitura (PLL), da EMEF General Neto, situada no município de Canoas/RS. A proposta tem por objetivo incentivar a prática da leitura e aperfeiçoamento da escrita dos alunos por meio do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs). O projeto foi dividido em seis aulas de duas horas cada, uma vez por semana. Nesse período, trabalharam-se as características e a estrutura do gênero através de apresentação de slides, texto explicativo, vídeos, atividades de produção textual e a produção de HQs no software Hagáquê. Esse trabalho objetivou contribuir com os docentes que atuam na etapa final do ciclo de alfabetização, buscando aperfeiçoar as habilidades de leitura e de escrita dos alunos com o auxílio das Tecnologias Digitais. Concluiu-se que a sequência didática proporcionou avanços significativos no desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos e que o gênero HQs e as Tecnologias Digitais foram fundamentais nesse processo.
id UFRGS-2_790ea8dc35ac46415e09559271a600ef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204120
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Teixeira, Cristiane RicardoGomes, Raquel Salcedo2020-01-14T04:15:30Z2019http://hdl.handle.net/10183/204120001098962Este trabalho acadêmico apresenta uma proposta didática para o 3º ano do ensino fundamental no contexto do Projeto Livro e Leitura (PLL), da EMEF General Neto, situada no município de Canoas/RS. A proposta tem por objetivo incentivar a prática da leitura e aperfeiçoamento da escrita dos alunos por meio do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs). O projeto foi dividido em seis aulas de duas horas cada, uma vez por semana. Nesse período, trabalharam-se as características e a estrutura do gênero através de apresentação de slides, texto explicativo, vídeos, atividades de produção textual e a produção de HQs no software Hagáquê. Esse trabalho objetivou contribuir com os docentes que atuam na etapa final do ciclo de alfabetização, buscando aperfeiçoar as habilidades de leitura e de escrita dos alunos com o auxílio das Tecnologias Digitais. Concluiu-se que a sequência didática proporcionou avanços significativos no desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos e que o gênero HQs e as Tecnologias Digitais foram fundamentais nesse processo.This scholarly work presents a didactic proposal for the 3rd year of elementary school in the context of the Project Book and Reading (PLL), EMEF General Neto, in the municipality of Canoas/RS. The proposal aims to encourage the practice of reading and writing improvement of students through textual genre comics (Comics). The project was divided into six classes of 2 hours each, once a week. During this period, worked the characteristics and structure of the genre through the slideshow, explanatory text, videos, textual production activities and the production of Comics in the software Hagáquê. This work aimed to contribute to teachers who work in the final stage of the cycle, seeking to improve the literacy skills of reading and writing of students with the help of digital technologies. It was concluded that the didactic sequence has provided significant advances in the development of reading and writing skills of the students and that the genre Comics and digital technologies were instrumental in this process.application/pdfporHistórias em quadrinhosAlfabetizaçãoTecnologia digitalDidacticsComic booksLiteracyDigital technologiesProposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leituraDidactic proposal of learning with digital technologies in the project Book and Reading info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098962.pdf.txt001098962.pdf.txtExtracted Texttext/plain70725http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204120/2/001098962.pdf.txtcedb5b9644d523520716f9df83fd0d6cMD52ORIGINAL001098962.pdfTexto parcialapplication/pdf1327439http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204120/1/001098962.pdfa0a0962110da55fa871b96fae02027e6MD5110183/2041202024-02-09 06:06:39.256898oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204120Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-09T08:06:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Didactic proposal of learning with digital technologies in the project Book and Reading
title Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura
spellingShingle Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura
Teixeira, Cristiane Ricardo
Histórias em quadrinhos
Alfabetização
Tecnologia digital
Didactics
Comic books
Literacy
Digital technologies
title_short Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura
title_full Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura
title_fullStr Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura
title_full_unstemmed Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura
title_sort Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura
author Teixeira, Cristiane Ricardo
author_facet Teixeira, Cristiane Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Cristiane Ricardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Raquel Salcedo
contributor_str_mv Gomes, Raquel Salcedo
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadrinhos
Alfabetização
Tecnologia digital
topic Histórias em quadrinhos
Alfabetização
Tecnologia digital
Didactics
Comic books
Literacy
Digital technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactics
Comic books
Literacy
Digital technologies
description Este trabalho acadêmico apresenta uma proposta didática para o 3º ano do ensino fundamental no contexto do Projeto Livro e Leitura (PLL), da EMEF General Neto, situada no município de Canoas/RS. A proposta tem por objetivo incentivar a prática da leitura e aperfeiçoamento da escrita dos alunos por meio do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs). O projeto foi dividido em seis aulas de duas horas cada, uma vez por semana. Nesse período, trabalharam-se as características e a estrutura do gênero através de apresentação de slides, texto explicativo, vídeos, atividades de produção textual e a produção de HQs no software Hagáquê. Esse trabalho objetivou contribuir com os docentes que atuam na etapa final do ciclo de alfabetização, buscando aperfeiçoar as habilidades de leitura e de escrita dos alunos com o auxílio das Tecnologias Digitais. Concluiu-se que a sequência didática proporcionou avanços significativos no desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos e que o gênero HQs e as Tecnologias Digitais foram fundamentais nesse processo.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-14T04:15:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204120
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098962
url http://hdl.handle.net/10183/204120
identifier_str_mv 001098962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204120/2/001098962.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204120/1/001098962.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cedb5b9644d523520716f9df83fd0d6c
a0a0962110da55fa871b96fae02027e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447258556006400