Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/21021 |
Resumo: | Este artigo é uma síntese do trabalho apresentado na 26ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, em 2003. A partir de duas grandes chaves de análise (Fundamentos das Políticas de Educação Especial e Normatização das Políticas Estaduais), procurou-se – através do conteúdo de documentos legais, promulgados pelos Conselhos e Secretarias Estaduais de Educação - mapear e analisar as semelhanças e diferenças regionais, sobre os seguintes aspectos: bases legais; princípios e diretrizes; conceituação de educação especial; conceituação do alunado; níveis de ensino abrangidos; estrutura organizacional de atendimento; organização curricular e pedagógica; serviços de apoio; tipos de formação e requisitos para a docência; e educação profissional. O mapeamento e análise aqui efetuados, com base nas diferenças e semelhanças regionais, tiveram por finalidade constituir material de referência para estudiosos e pesquisadores que se debruçam sobre as políticas de educação especial no Brasil. |
id |
UFRGS-2_794a41efabce1a9a7447e255e9311729 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21021 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bueno, José Geraldo SilveiraFerreira, Julio RomeroBaptista, Cláudio RobertoOliveira, Ivanilde Apoluceno deKassar, Monica de Carvalho MagalhaesFigueiredo, Rita Vieira de2010-04-20T04:15:22Z20051413-6538http://hdl.handle.net/10183/21021000564253Este artigo é uma síntese do trabalho apresentado na 26ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, em 2003. A partir de duas grandes chaves de análise (Fundamentos das Políticas de Educação Especial e Normatização das Políticas Estaduais), procurou-se – através do conteúdo de documentos legais, promulgados pelos Conselhos e Secretarias Estaduais de Educação - mapear e analisar as semelhanças e diferenças regionais, sobre os seguintes aspectos: bases legais; princípios e diretrizes; conceituação de educação especial; conceituação do alunado; níveis de ensino abrangidos; estrutura organizacional de atendimento; organização curricular e pedagógica; serviços de apoio; tipos de formação e requisitos para a docência; e educação profissional. O mapeamento e análise aqui efetuados, com base nas diferenças e semelhanças regionais, tiveram por finalidade constituir material de referência para estudiosos e pesquisadores que se debruçam sobre as políticas de educação especial no Brasil.This paper is a synthesis of the work presented at the 26th annual meetingof ANPED (Brazilian Association of Post-graduation and Research in Education) in 2003. Since two main issues of analysis: fundamentals of Special Education and normalization of public policies, we analysed regional differences and similarities through legal documents published by Public Councils and Educational Offices. It was based on: laws; principles and policies; concepts on Special Education and learners; teaching levels; organizational structure; curriculum and pedagogical organization; supporting services; requirements for teaching and professional education. The aim was to build reference material for educators and researchers who are concerned with special education policies in Brazil.application/pdfporRevista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 11, n. 1 (jan./abr. 2005), p. 97-117Política educacionalBrasilSpecial educationEducational policiesRegional policiesPolíticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000564253.pdf.txt000564253.pdf.txtExtracted Texttext/plain61660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21021/2/000564253.pdf.txt1ad078ff22fca831d5a21e44a01d1a94MD52ORIGINAL000564253.pdf000564253.pdfTexto completoapplication/pdf168628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21021/1/000564253.pdffdc3997f961ebb4c1eccb3462c1bb297MD51THUMBNAIL000564253.pdf.jpg000564253.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21021/3/000564253.pdf.jpgad039a6d448b40a5b443e9e7432ba20cMD5310183/210212020-10-15 04:04:55.498801oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21021Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-10-15T07:04:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação |
title |
Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação |
spellingShingle |
Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação Bueno, José Geraldo Silveira Política educacional Brasil Special education Educational policies Regional policies |
title_short |
Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação |
title_full |
Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação |
title_fullStr |
Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação |
title_full_unstemmed |
Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação |
title_sort |
Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação |
author |
Bueno, José Geraldo Silveira |
author_facet |
Bueno, José Geraldo Silveira Ferreira, Julio Romero Baptista, Cláudio Roberto Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Kassar, Monica de Carvalho Magalhaes Figueiredo, Rita Vieira de |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Julio Romero Baptista, Cláudio Roberto Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Kassar, Monica de Carvalho Magalhaes Figueiredo, Rita Vieira de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, José Geraldo Silveira Ferreira, Julio Romero Baptista, Cláudio Roberto Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Kassar, Monica de Carvalho Magalhaes Figueiredo, Rita Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educacional Brasil |
topic |
Política educacional Brasil Special education Educational policies Regional policies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Special education Educational policies Regional policies |
description |
Este artigo é uma síntese do trabalho apresentado na 26ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, em 2003. A partir de duas grandes chaves de análise (Fundamentos das Políticas de Educação Especial e Normatização das Políticas Estaduais), procurou-se – através do conteúdo de documentos legais, promulgados pelos Conselhos e Secretarias Estaduais de Educação - mapear e analisar as semelhanças e diferenças regionais, sobre os seguintes aspectos: bases legais; princípios e diretrizes; conceituação de educação especial; conceituação do alunado; níveis de ensino abrangidos; estrutura organizacional de atendimento; organização curricular e pedagógica; serviços de apoio; tipos de formação e requisitos para a docência; e educação profissional. O mapeamento e análise aqui efetuados, com base nas diferenças e semelhanças regionais, tiveram por finalidade constituir material de referência para estudiosos e pesquisadores que se debruçam sobre as políticas de educação especial no Brasil. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T04:15:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/21021 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-6538 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000564253 |
identifier_str_mv |
1413-6538 000564253 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/21021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 11, n. 1 (jan./abr. 2005), p. 97-117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21021/2/000564253.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21021/1/000564253.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21021/3/000564253.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ad078ff22fca831d5a21e44a01d1a94 fdc3997f961ebb4c1eccb3462c1bb297 ad039a6d448b40a5b443e9e7432ba20c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447406041366528 |