Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, José Geraldo Silveira
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Ferreira, Julio Romero, Baptista, Cláudio Roberto, Oliveira, Ivanilde Apoluceno de, Kassar, Monica de Carvalho Magalhaes, Figueiredo, Rita Vieira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/21021
Resumo: Este artigo é uma síntese do trabalho apresentado na 26ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, em 2003. A partir de duas grandes chaves de análise (Fundamentos das Políticas de Educação Especial e Normatização das Políticas Estaduais), procurou-se – através do conteúdo de documentos legais, promulgados pelos Conselhos e Secretarias Estaduais de Educação - mapear e analisar as semelhanças e diferenças regionais, sobre os seguintes aspectos: bases legais; princípios e diretrizes; conceituação de educação especial; conceituação do alunado; níveis de ensino abrangidos; estrutura organizacional de atendimento; organização curricular e pedagógica; serviços de apoio; tipos de formação e requisitos para a docência; e educação profissional. O mapeamento e análise aqui efetuados, com base nas diferenças e semelhanças regionais, tiveram por finalidade constituir material de referência para estudiosos e pesquisadores que se debruçam sobre as políticas de educação especial no Brasil.
id UFRGS-2_794a41efabce1a9a7447e255e9311729
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21021
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bueno, José Geraldo SilveiraFerreira, Julio RomeroBaptista, Cláudio RobertoOliveira, Ivanilde Apoluceno deKassar, Monica de Carvalho MagalhaesFigueiredo, Rita Vieira de2010-04-20T04:15:22Z20051413-6538http://hdl.handle.net/10183/21021000564253Este artigo é uma síntese do trabalho apresentado na 26ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, em 2003. A partir de duas grandes chaves de análise (Fundamentos das Políticas de Educação Especial e Normatização das Políticas Estaduais), procurou-se – através do conteúdo de documentos legais, promulgados pelos Conselhos e Secretarias Estaduais de Educação - mapear e analisar as semelhanças e diferenças regionais, sobre os seguintes aspectos: bases legais; princípios e diretrizes; conceituação de educação especial; conceituação do alunado; níveis de ensino abrangidos; estrutura organizacional de atendimento; organização curricular e pedagógica; serviços de apoio; tipos de formação e requisitos para a docência; e educação profissional. O mapeamento e análise aqui efetuados, com base nas diferenças e semelhanças regionais, tiveram por finalidade constituir material de referência para estudiosos e pesquisadores que se debruçam sobre as políticas de educação especial no Brasil.This paper is a synthesis of the work presented at the 26th annual meetingof ANPED (Brazilian Association of Post-graduation and Research in Education) in 2003. Since two main issues of analysis: fundamentals of Special Education and normalization of public policies, we analysed regional differences and similarities through legal documents published by Public Councils and Educational Offices. It was based on: laws; principles and policies; concepts on Special Education and learners; teaching levels; organizational structure; curriculum and pedagogical organization; supporting services; requirements for teaching and professional education. The aim was to build reference material for educators and researchers who are concerned with special education policies in Brazil.application/pdfporRevista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 11, n. 1 (jan./abr. 2005), p. 97-117Política educacionalBrasilSpecial educationEducational policiesRegional policiesPolíticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000564253.pdf.txt000564253.pdf.txtExtracted Texttext/plain61660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21021/2/000564253.pdf.txt1ad078ff22fca831d5a21e44a01d1a94MD52ORIGINAL000564253.pdf000564253.pdfTexto completoapplication/pdf168628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21021/1/000564253.pdffdc3997f961ebb4c1eccb3462c1bb297MD51THUMBNAIL000564253.pdf.jpg000564253.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21021/3/000564253.pdf.jpgad039a6d448b40a5b443e9e7432ba20cMD5310183/210212020-10-15 04:04:55.498801oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21021Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-10-15T07:04:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação
title Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação
spellingShingle Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação
Bueno, José Geraldo Silveira
Política educacional
Brasil
Special education
Educational policies
Regional policies
title_short Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação
title_full Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação
title_fullStr Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação
title_full_unstemmed Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação
title_sort Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação
author Bueno, José Geraldo Silveira
author_facet Bueno, José Geraldo Silveira
Ferreira, Julio Romero
Baptista, Cláudio Roberto
Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
Kassar, Monica de Carvalho Magalhaes
Figueiredo, Rita Vieira de
author_role author
author2 Ferreira, Julio Romero
Baptista, Cláudio Roberto
Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
Kassar, Monica de Carvalho Magalhaes
Figueiredo, Rita Vieira de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, José Geraldo Silveira
Ferreira, Julio Romero
Baptista, Cláudio Roberto
Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
Kassar, Monica de Carvalho Magalhaes
Figueiredo, Rita Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Brasil
topic Política educacional
Brasil
Special education
Educational policies
Regional policies
dc.subject.eng.fl_str_mv Special education
Educational policies
Regional policies
description Este artigo é uma síntese do trabalho apresentado na 26ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, em 2003. A partir de duas grandes chaves de análise (Fundamentos das Políticas de Educação Especial e Normatização das Políticas Estaduais), procurou-se – através do conteúdo de documentos legais, promulgados pelos Conselhos e Secretarias Estaduais de Educação - mapear e analisar as semelhanças e diferenças regionais, sobre os seguintes aspectos: bases legais; princípios e diretrizes; conceituação de educação especial; conceituação do alunado; níveis de ensino abrangidos; estrutura organizacional de atendimento; organização curricular e pedagógica; serviços de apoio; tipos de formação e requisitos para a docência; e educação profissional. O mapeamento e análise aqui efetuados, com base nas diferenças e semelhanças regionais, tiveram por finalidade constituir material de referência para estudiosos e pesquisadores que se debruçam sobre as políticas de educação especial no Brasil.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T04:15:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/21021
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-6538
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000564253
identifier_str_mv 1413-6538
000564253
url http://hdl.handle.net/10183/21021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 11, n. 1 (jan./abr. 2005), p. 97-117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21021/2/000564253.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21021/1/000564253.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21021/3/000564253.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ad078ff22fca831d5a21e44a01d1a94
fdc3997f961ebb4c1eccb3462c1bb297
ad039a6d448b40a5b443e9e7432ba20c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447406041366528