Entre redes, reinvenções e pandemia : a experiência de dois anos do GERCON em um centro de atenção psicossocial infantojuvenil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Antonella Cabrini de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234861
Resumo: Este estudo caracterizou o perfil dos usuários encaminhados para primeira consulta em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Porto Alegre durante os 2 anos do uso do sistema de regulação assistencial - GERCON. Também foi investigada a percepção dos profissionais de um CAPSi sobre esses 2 primeiros anos do GERCON. Estudo quali-quantitativo com delineamento exploratório e descritivo, em que os dados quantitativos foram resgatados dos prontuários. Os dados foram exportados e analisados no software SPSS versão 18. Os dados qualitativos foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada coletiva com quatro trabalhadores de um CAPSi e analisados através do método de Análise de Bardin. A maioria dos usuários encaminhados para triagem no CAPSi via GERCON era composta por meninos autodeclarados brancos, adolescentes e com hipótese diagnóstica inicial de Transtornos do Desenvolvimento. Em relação à primeira consulta psiquiátrica, houve 75% de comparecimento. Na percepção dos profissionais entrevistados, o GERCON é uma ferramenta útil para a regulação do acesso de novos usuários, mas a equipe salienta a necessidade de maiores discussões e reformulações do sistema, a partir das barreiras encontradas na prática assistencial. Os profissionais também referem que a pandemia exacerbou as adversidades já enfrentadas, demandando a reestruturação e fortalecimento do serviço. O GERCON é considerado uma ferramenta adequada para a regulação do acesso de novos usuários. Entretanto, destaca-se a necessidade de maiores discussões e reformulações do sistema a partir das barreiras encontradas na prática assistencial.
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