Serviço de referência e informação aos idosos: um estudo de caso sobre os usuários idosos na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Grasiane Hüllen
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134834
Resumo: Este estudo aborda o Serviço de Referência e Informação Presencial como também os oito passos no processo de referência. O Serviço de Referência Presencial é entendido como um lugar, ou espaço, onde os usuários são recepcionados geralmente pelo Bibliotecário, este lhes presta as devidas informações sobre determinado problema ou assunto. Apresenta o que é a biblioteca pública, os usuários idosos e exemplos de ações nas bibliotecas voltadas para este público. Discorre também como este serviço é entendido pelos usuários idosos da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. A pesquisa se caracteriza como exploratória, de abordagem qualitativa. A técnica de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, foram efetuadas entrevistas semi-estruturadas, realizadas na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, com a participação de seis idosos. Apresenta os resultados obtidos através das entrevistas aplicadas aos sujeitos do estudo. O resultado possibilitou responder à pergunta de investigação ao se constatar como é o uso do Serviço de Referência e Informação Presencial na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães pelos usuários idosos para o atendimento a suas necessidades de informação.
id UFRGS-2_799accb9aea967dbad3c648c8f999d38
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134834
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bueno, Grasiane HüllenMoro, Eliane Lourdes da Silva2016-04-02T02:06:28Z2015http://hdl.handle.net/10183/134834000987362Este estudo aborda o Serviço de Referência e Informação Presencial como também os oito passos no processo de referência. O Serviço de Referência Presencial é entendido como um lugar, ou espaço, onde os usuários são recepcionados geralmente pelo Bibliotecário, este lhes presta as devidas informações sobre determinado problema ou assunto. Apresenta o que é a biblioteca pública, os usuários idosos e exemplos de ações nas bibliotecas voltadas para este público. Discorre também como este serviço é entendido pelos usuários idosos da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. A pesquisa se caracteriza como exploratória, de abordagem qualitativa. A técnica de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, foram efetuadas entrevistas semi-estruturadas, realizadas na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, com a participação de seis idosos. Apresenta os resultados obtidos através das entrevistas aplicadas aos sujeitos do estudo. O resultado possibilitou responder à pergunta de investigação ao se constatar como é o uso do Serviço de Referência e Informação Presencial na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães pelos usuários idosos para o atendimento a suas necessidades de informação.This study addresses the Reference Service and Presential Information as well as the eight steps in the referral process. The Face Reference Service is understood as a place or space where the Librarian generally welcomes users, this provides them the necessary information about a particular problem or issue. It presents what is the public library, the elderly users and its growth over the years. Also discusses how the elderly members of the Municipal Public Library Josué Guimarães understand this service. The research is characterized as exploratory, qualitative approach. The technique used was the case study. As a tool for data collection, semi-structured interviews were made in, the Municipal Public Library Josué Guimarães, with the participation of six elderly. It presents the results obtained through interviews applied to the study subjects. The result made it possible to answer the question of research to be seen how the use of Classroom Reference and Information Services in the Municipal Public Library Joshua Guimarães by elderly users to meet their information needs.application/pdfporBiblioteca públicaIdosoReference service and presential informationElderly usersPublic libraryServiço de referência e informação aos idosos: um estudo de caso sobre os usuários idosos na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987362.pdf000987362.pdfTexto completoapplication/pdf1867381http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134834/1/000987362.pdf39cfa5544a5595cc602ff0c8e7109a14MD51TEXT000987362.pdf.txt000987362.pdf.txtExtracted Texttext/plain96908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134834/2/000987362.pdf.txt737f1b5d6ea2454c7f92ba974471b37dMD52THUMBNAIL000987362.pdf.jpg000987362.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1775http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134834/3/000987362.pdf.jpgb48c4a1d398dd7738a78003e2465b891MD5310183/1348342023-04-02 03:24:32.94541oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134834Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-02T06:24:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Serviço de referência e informação aos idosos: um estudo de caso sobre os usuários idosos na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
title Serviço de referência e informação aos idosos: um estudo de caso sobre os usuários idosos na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
spellingShingle Serviço de referência e informação aos idosos: um estudo de caso sobre os usuários idosos na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
Bueno, Grasiane Hüllen
Biblioteca pública
Idoso
Reference service and presential information
Elderly users
Public library
title_short Serviço de referência e informação aos idosos: um estudo de caso sobre os usuários idosos na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
title_full Serviço de referência e informação aos idosos: um estudo de caso sobre os usuários idosos na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
title_fullStr Serviço de referência e informação aos idosos: um estudo de caso sobre os usuários idosos na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
title_full_unstemmed Serviço de referência e informação aos idosos: um estudo de caso sobre os usuários idosos na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
title_sort Serviço de referência e informação aos idosos: um estudo de caso sobre os usuários idosos na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
author Bueno, Grasiane Hüllen
author_facet Bueno, Grasiane Hüllen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Grasiane Hüllen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca pública
Idoso
topic Biblioteca pública
Idoso
Reference service and presential information
Elderly users
Public library
dc.subject.eng.fl_str_mv Reference service and presential information
Elderly users
Public library
description Este estudo aborda o Serviço de Referência e Informação Presencial como também os oito passos no processo de referência. O Serviço de Referência Presencial é entendido como um lugar, ou espaço, onde os usuários são recepcionados geralmente pelo Bibliotecário, este lhes presta as devidas informações sobre determinado problema ou assunto. Apresenta o que é a biblioteca pública, os usuários idosos e exemplos de ações nas bibliotecas voltadas para este público. Discorre também como este serviço é entendido pelos usuários idosos da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. A pesquisa se caracteriza como exploratória, de abordagem qualitativa. A técnica de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, foram efetuadas entrevistas semi-estruturadas, realizadas na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, com a participação de seis idosos. Apresenta os resultados obtidos através das entrevistas aplicadas aos sujeitos do estudo. O resultado possibilitou responder à pergunta de investigação ao se constatar como é o uso do Serviço de Referência e Informação Presencial na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães pelos usuários idosos para o atendimento a suas necessidades de informação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-02T02:06:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134834
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000987362
url http://hdl.handle.net/10183/134834
identifier_str_mv 000987362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134834/1/000987362.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134834/2/000987362.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134834/3/000987362.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 39cfa5544a5595cc602ff0c8e7109a14
737f1b5d6ea2454c7f92ba974471b37d
b48c4a1d398dd7738a78003e2465b891
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447166257201152