A noção de competências para o desenvolvimento da negociação de servidores administrativos: um estudo de caso na SRTE/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vilmara Jane de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/61803
Resumo: Nos últimos anos, o tema competência, sua gestão e seu desenvolvimento, entrou em discussão nas universidades e empresas, associado a diferentes instâncias de compreensão: competência individual e coletiva das organizações. No meio acadêmico as pesquisas parecem convergir para a articulação com base no (C.H.A.) conhecimentos, habilidades e atitudes. Neste contexto, o presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi o de identificar as competências individuais dos servidores administrativos da SRTE/PR, em especial as competências relacionadas à negociação coletiva e sua relevância. Para diagnosticar a situação apontada, a pesquisa foi realizada de forma exploratória, com estratégia de estudo de caso e de natureza qualitativa. Os dados foram extraídos de documentos e entrevistas semi-estruturadas com quinze servidores da SRTE/PR, sendo dez servidores da área administrativa e cinco servidores ocupantes de cargo de chefia, atuantes em diferentes setores da Superintendência, possibilitando uma melhor análise e compreensão sobre a noção de competência, competência individual e competências necessárias para o processo de negociação. Os resultados da pesquisa demonstraram quais as principais competências individuais a serem mobilizadas em situação de negociação, sendo o conhecimento técnico, a capacidade de trabalhar em equipe, a comunicação e a capacidade de negociação.
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